Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

6 de abr. de 2012

Retiro Espiritual de Quaresma (XL)



RUMO À PÁSCOA DO SENHOR
6 DE ABRIL - QUADRAGÉSIMO DIA

Oração Inicial: Divino Espírito Santo dai-me um coração grande aberto à Vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas; alheio a qualquer desprezível competição humana; compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande e desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo o tédio, todo o cansaço, toda a desilusão, toda a ofensa! Um coração grande, forte e constante até o sacrifício, quando for necessário! Um coração, cuja felicidade é palpitar com o Coração de Cristo e cumprir humilde, fiel e virilmente a Vontade Divina.Amém! (Papa Paulo VI)



OFERECIMENTO Oferecemos, ó Bom Jesus, este momento de oração em honra de seu precioso sangue derramado na cruz. Conceda-nos a graça de nunca nos afastarmos de vós. Pedimos que este retiro sirva para nossa conversão pessoal e a de muitos outros irmãos e irmãs, especialmente aqueles que estão afastados de vossa presença. Oferecemos também pelos pastores da nossa Igreja. Que eles tenham forças para superar todas as dificuldades e que se mantenham firmes na sublime vocação que receberam. Mantenha Senhor, em nós o desejo ardente de sempre estar na tua presença e que nós sejamos fiéis a ti, para proclamarmos o vosso nome em todos os lugares e situações. Amém. (Pe Elenivaldo)



Leitura bíblica: Jo 18,16-18.30-35
16 Mas Pedro ficou fora, perto da porta. Então o outro discípulo, que era conhecido do sumo sacerdote, saiu, conversou com a porteira e levou Pedro para dentro. 17 A empregada, que tomava conta da porta, perguntou a Pedro: «Você não é também um dos discípulos desse homem?» Pedro disse: «Eu não.» 18 Os empregados e os guardas estavam fazendo uma fogueira para se esquentar, porque fazia frio. Pedro ficou se esquentando junto com eles. 30 Eles responderam: «Se ele não fosse malfeitor, não o teríamos trazido até aqui.» 31 Pilatos disse: «Encarreguem-se vocês mesmos de julgá-lo, conforme a lei de vocês.» Os judeus responderam: «Não temos permissão de condenar ninguém à morte.» 32 Era para se cumprir o que Jesus tinha dito, significando o tipo de morte com que ele deveria morrer. 33 Então Pilatos entrou de novo no palácio. Chamou Jesus e perguntou: «Tu és o rei dos judeus?» 34 Jesus respondeu: «Você diz isso por si mesmo, ou foram outros que lhe disseram isso a meu respeito?» 35 Pilatos falou: «Por acaso eu sou judeu? O teu povo e os chefes dos sacerdotes te entregaram a mim. O que fizeste?»

Meditação: Pedro, o amigo, o companheiro, o corajoso discípulo... em Pedro nós nos vemos. Somos também assim. Tão dispostos a tudo, mas, ao mesmo tempo, tão medrosos! O Senhor sofre ainda hoje. Sua dor e sofrimento podem ser contemplados nos sofredores do nosso tempo. A fogueira dos acusadores, dos que apontam o dedo, dos que perseguem continua acesa. A sexta-feira da Paixão ainda é vivida por muitos. O Cristo sofredor é facilmente visto por nós. O que faremos? Negaremos o Senhor na noite fria em que o mundo mergulhou? Certamente a resposta depende de que lado estamos. “Senhor, faze-nos teus seguidores e perdoa nossa fraqueza e nossos medos e ajude-nos a não vos trair.”

Preces:
1. Cristo, nosso Mestre e Senhor, obediente até à morte por nosso amor, ensinai-nos a obedecer sempre a vontade do Pai.
2. Cristo, nossa salvação, que destes a vida por amor dos seres humanos, vossos irmãos e irmãs, fazei que nos amemos uns aos outros com a mesma caridade.
3. Senhor Jesus, dai-nos a força de contemplá-lo no rosto de nossos irmãos, que também sofrem o peso da cruz, que o mundo lhes entrega.

Pai nosso
Ave Maria

Oração do dia: Ó Deus, pela paixão de nosso Senhor Jesus Cristo destruístes a morte que o primeiro pecado transmitiu a todos. Concedei que nos tornemos semelhantes ao vosso Filho e, assim como trouxemos pela natureza a imagem do homem terreno, possamos trazer pela graça a imagem do homem novo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário