Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

31 de jan. de 2012

Um céu que começa em cada um de nós ( o céu em você - banda dom)

Recortes

“Minha Rainha, seguindo o vosso exemplo, também eu quereria oferecer hoje a Deus o meu pobre coração [...]. Oferecei-me como coisa vossa ao Pai Eterno, em união com Jesus, e pedi-lhe que, pelos méritos do seu Filho, e em vossa graça, me aceite e me tome por seu” (Santo Afonso Maria de Ligório, Glórias de Maria Santíssima, II)

Boa leitura, especialmente do ponto de vista da formação cristã

ZENIT - Os novos hereges

Voluntária católica de 99 anos visita doentes, doa mantimentos e arrecada roupa para os necessitados

VALÊNCIA - (ACI) Clotilde Veniel tem 99 anos de idade e é considerada a "decana" dos voluntários da Cáritas na arquidiocese espanhola de Valência. Mesmo com idade avançada ela ainda visita doentes, os consola e os anima, doa mantimentos e se encarrega de recolher roupa para reciclá-la.

O semanário diocesano Paraula da arquidiocese de Valência conta algo da
vida desta viúva e mãe de dois filhos, que cumprirá 100 anos em maio. Com 5 netos e 5 bisnetos, é uma das fundadoras da Cáritas em sua paróquia na localidade de Bicorp.

"Ontem mesmo fui ver uma deficiente e outra mulher que caiu", assinala Clotilde ao Paraula em um artigo recolhido pela agência AVAN. O Artigo comenta que ela possui um caráter alegre além de ser companheira e até recita poesia para divertir os idosos carentes que visita.

Também relata que "falamos de coisas alegres do passado, como quando íamos passeio com os namorados, que é melhor do que falar dos dores".

Clotilde iniciou sua colaboração com o Cáritas em 1989, quando o então pároco da localidade, Padre Pascal Ripoll, "animou-nos a formar a Cáritas. Não tínhamos nada, e junto de outra garota íamos pedindo pelo povoado".

Na atualidade, Clotilde colabora recolhendo roupa usada, na "campanha do quilo", e inclusive "fazendo bolos e outros doces para arrecadar recursos na Feira Medieval que todos os anos se celebra no povo", assinala o Padre Juan Vila, atual pároco do Bicorp.

Na localidade é "uma mulher muito querida, vai a todas as reuniões do Cáritas e tem muita iniciativa", acrescenta o sacerdote.

Criada em uma
família de sete irmãos, Clotilde assegura que sua longevidade é fruto do trabalho duro. "Trabalhei muitíssimo, quase desde que aprendi a andar", afirma

Jogador de futebol deixa liga inglesa pelo seminário católico irlandês em Roma

LONDRES -  (ACI/EWTN Noticias)
O Pontifício Colégio Irlandês de Roma (Itália), é agora o lar de Phil Mulryne, de 34 anos, ex-jogador do Manchester United e do Norwich, que descobriu no trabalho social sua vocação ao sacerdócio.

Conforme informou o site espanhol Religión en Libertad, "Mulryne tinha fama de ser divertido, amigável e um pouco indisciplinado". Formou-se nas divisões juvenis do Manchester United junto de David Beckham até que foi transferido ao Norwich em 1999. Ele chegou a integrar a seleção da Irlanda do Norte, de cuja concentração foi retirado em 2005 por falta disciplinar.

Devido às constantes lesões, ele deixou definitivamente o futebol em 2008. Religión en Libertad assinalou que sua participação em atividades solidárias e caritativas teria chamado a atenção do Bispo de Down and Connor (Irlanda), Dom Noel Treanor, quem lhe expôs sua possível vocação sacerdotal.

Seu ex-companheiro no Norwich, Paul McVeigh, disse à imprensa inglesa que mantinha contato com o Mulryne "e sabia que tinha dado uma reviravolta em sua
vida, que fazia muito trabalho social e ajudava os sem teto semanalmente. Ainda assim, impactou-me que ele sentisse este chamado".

30 de jan. de 2012

Recortes

"Nas horas de luta e contradição, quando talvez 'os bons' encham de obstáculos o teu caminho, levanta o teu coração de apóstolo; ouve Jesus que fala do grão de mostarda e do fermento. - E diz-Lhe: - explica-me a parábola!

E sentirás a alegria de contemplar a vitória futura: aves do céu à sombra do teu apostolado, agora incipiente"
(S. J. Maria Escrivá. Caminho 695)

Apresento para que rezem comigo...

“Ó glorioso São José, modelo de todos os que se consagram ao trabalho! Alcançai-me a graça de trabalhar com espírito de penitência, em expiação dos meus pecados; de trabalhar com consciência, pondo o cumprimento do meu dever acima das minhas naturais inclinações; de trabalhar com agradecimento e alegria, olhando como uma honra o poder de desenvolver por meio do trabalho os dons recebidos de Deus. Alcançai-me a graça de trabalhar com ordem, constância, intensidade e presença de Deus, sem jamais retroceder ante as dificuldades; de trabalhar, acima de tudo, com pureza de intenção e desapego de mim mesmo, tendo sempre diante dos olhos todas as almas e as contas que prestarei a Deus do tempo perdido, das habilidades inutilizadas, do bem omitido e das estéreis vaidades em meus trabalhos, tão contrárias à obra de Deus. Tudo por Jesus, tudo por Maria, tudo à vossa imitação, ó Patriarca São José! Esse será o meu lema na vida e na morte. Amém” (Oração a São José; cfr. Orações do cristão, 2ª ed., Quadrante)

Recortes

“Se o afastas de ti e o perdes, aonde irás, a quem buscarás por amigo? Não podes viver sem um amigo; e se Jesus não for o teu grande amigo, estarás muito triste e desconsolado” (T. Kempis, Imitação de Cristo, II, 8, 3)

28 de jan. de 2012

Abraço de Pai

Recortes

"...é mais elevado o número daqueles que vêem os seus amigos no erro ou no pecado, ou prestes a cair num ou noutro, e permanecem mudos, e não mexem um dedo para lhes evitar esses males. Poderíamos considerar amigo a quem se comportasse conosco desse modo? Certamente que não. E, no entanto, as pessoas à nossa volta adotam freqüentemente essa atitude para não nos magoarem”(S. Canals, Reflexões espirituais)

26 de jan. de 2012

Recortes

"as oportunidades de Deus não esperam. Chegam e passam. A palavra de vida não aguarda; se não nos apossamos dela, será levada pelo demônio, que não é preguiçoso, que tem os olhos sempre abertos e está sempre preparado para saltar e levar o dom não utilizado” (Cardeal Newman, Sermão para o domingo da Sexagésima. Chamadas da graça

Magnificat


25 de jan. de 2012

Recortes

O verdadeiro evangelizador é aquele que,
“mesmo à custa de renúncias e sacrifícios, sempre procura a verdade que deve transmitir aos outros. Não vende nem dissimula a verdade pelo desejo de agradar aos homens, de causar assombro, nem por originalidade ou pelo desejo de brilhar” (Papa Paulo VI, Exort. Apost. Evangelii nuntiandi, 8-XII-1975, 78

Recortes

Cuida de ti mesmo e da doutrina –, persevera nessa disposição. Se o fizeres, salvar-te-ás a ti mesmo e aos que te escutam (S. Paulo Apóstolo. ITm 4, 16)

23 de jan. de 2012

Apenas um raio de sol é suficiente para afastar
várias sombras. (S. Francisco de Assis)

Recortes

“É muito frequente que nos enganemos quando dizemos: «Errei na educação dos meus filhos», ou «não soube fazer o bem à minha volta». O que acontece é que ainda não conseguimos o resultado que pretendíamos, ainda não vemos o fruto que desejaríamos, porque a messe não está madura.
O que importa é que tenhamos semeado, que tenhamos dado Deus às almas. Quando Deus quiser, essas almas voltarão para Ele. Pode ser que não estejamos ali para vê-lo, mas haverá outros para recolher o que foi semeado” (Georges Chevrot, El pozo de Sicar)
FAZ QUE TUA VIDA E VOCÊ REFLITAM A CRISTO NO FACEBOOK

22 de jan. de 2012

Decididamente

Recortes

«Sancta Maria, Sedes Sapientiae» – Santa Maria, Sede da Sabedoria. – Invoca com freqüência, deste modo, a Nossa Mãe, para que Ela cumule os seus filhos – no seu estudo, no seu trabalho, na sua convivência – da Verdade que Cristo nos trouxe" (S. Josemaría Escrivá, Sulco, n. 607)

21 de jan. de 2012

Recortes

Os que usam deste mundo não se detenham nele, porque os atrativos deste mundo passam (cfr. 1 Cor 7, 31)”

Segui-me

Recortes

O ouro bom e os diamantes estão nas entranhas da terra, não na palma da mão.
O teu trabalho de santidade - própria e com os outros - depende desse fervor, dessa alegria, desse teu trabalho, obscuro e quotidiano, normal e corrente.
(S. Josemaría Escrivá. Forja)

19 de jan. de 2012

Recortes

Recorre todos os dias, em confidência e com segurança, à Santíssima Virgem. A tua alma e a tua vida sairão reconfortadas. Ela te fará participar dos tesouros que guarda no seu coração, pois "nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenha recorrido à sua proteção fosse por Ela desamparado". (S. Josemaría Escrivá. Sulco, 768)

Oração a São Sebastião

Glorioso mártir São Sebastião,
soldado de Cristo
e exemplo de cristão,
hoje vimos pedir
a vossa intercessão
junto ao trono do Senhor Jesus,
nosso Salvador,
por Quem destes a vida.
Vós que vivestes a fé
e perseverastes até o fim,
pedi a Jesus por nós
para que sejamos
testemunhas do amor de Deus.
Vós que esperastes com firmeza
nas palavras de Jesus,
pedi-Lhe por nós,
para que aumente
a nossa esperança na ressurreição.
Vós que vivestes a caridade
para com os irmãos,
pedi a Jesus para que aumente
o nosso amor para com todos.
Enfim, glorioso mártir São Sebastião,
protegei-nos contra a peste,
a fome e a guerra;
defendei as nossas plantações
e os nossos rebanhos,
que são dons de Deus para o nosso bem
e para o bem de todos.
E defendei-nos do pecado,
que é o maior
de todos os males.
Assim seja.

18 de jan. de 2012

Recortes

Sem a vida interior, sem formação, não há verdadeiro apostolado nem obras fecundas: o trabalho é precário e, inclusivamente, fictício.

Que responsabilidade, portanto, a dos filhos de Deus! Temos de ter fome e sede dele e da sua doutrina.(S. Josemaría Escrivá. Forja, 892)

17 de jan. de 2012

Recortes

A primeira coisa que nos chama a atenção ao estudarmos a fisionomia humana de Cristo é a sua clarividência viril na ação, a sua impressionante lealdade, a sua áspera sinceridade, ou seja, o caráter heróico da sua personalidade. Era isso o que antes de mais nada atraía os seus discípulos (Karl Adam, Jesus Cristo)

15 de jan. de 2012

O magnum mysterium

Recortes

“Não pode ter a Deus por Pai quem não tiver a Igreja por Mãe” (São Cipriano, Sobre a unidade da Igreja Católica, 6)

Casais do ECC - Encontros Semanais 2012

PARÓQUIA SANTA LUZIA – NOVO HORIZONTE
ANO DO ANÚNCIO
PROCLAMA A PALAVRA! (2Tm 4,2)

Caros amigos do ECC:
Iniciamos mais um ano de atividades pastorais na Paróquia. 2012 foi escolhido pelo papa como o “Ano da Fé”. Estamos vivendo até setembro deste ano, aqui na paróquia Santa Luzia, o “Ano do Anúncio”.
Queremos anunciar Jesus ao mundo, mas precisamos nos preparar para que isso seja feito com qualidade e destemor. A conversão e a formação andam juntas pois ambas começam em nós mesmos.
Este convite destina-se aos casais que querem aprofundar sua fé, conviver e partilhar suas experiências, e deixarem-se conduzir por Deus. Convido-vos para a ESCOLA DA FAMÍLIA.
Trata-se de um projeto que nasce na Paróquia e que pretende agregar os casais que participam do Encontro de Casais com Cristo.

Mais algumas informações importantes:
- Missa de Abertura: 26 de janeiro, 19h15. Matriz Santa Luzia
- Entregaremos um calendário com os temas de cada dia, com suas respectivas datas
- Encontros da Escola da Família: Toda quinta-feira às 19h15. Matriz
- Estrutura dos encontros:
a) 19h15 - Missa
b) 20h – Momento de interiorização
c) 20h10 – Palestra sobre o tema do dia
d) 21h - Encerramento

Atenciosamente,
Pe Elenivaldo e Equipe dirigente do ECC

“EU E MINHA FAMÍLIA SERVIREMOS AO SENHOR” (Josué 24, 15)

AVISO IMPORTANTE

Retornamos, nesta segunda-feira, 16, as missas diárias às 7h da manhã na Matriz Santa Luzia.

14 de jan. de 2012

Recortes



JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE MADRI, 2011
 
Não vos dá vontade de gritar à juventude buliçosa que vos rodeia: Loucos!, deixai essas coisas mundanas que amesquinham o coração... e muitas vezes o aviltam..., deixai isso e vinde conosco atrás do Amor? (S. Josemaría Escrivá. Caminho, 790)

Jóia Rara

Paróquia vai promover curso de Teologia Pastoral

Para formar lideranças cristãs a paróquia Santa Luzia está com inscrições abertas para o curso de Teologia Pastoral.
Nesta primeira etapa (fevereiro a abril) serão estudadas as disciplinas de "Introdução Geral à Bíblia e Pentateuco" e também "Sacramentos".
As aulas acontecerão sempre sexta-feira às 19h15, a partir do dia 10 de fevereiro.
Abaixo, a lista das disciplinas que serão estudadas e também os horários.
As inscrições podem ser feitas na Secretaria Paroquial ou nas comunidades, com os coordenadores.


        Introdução a Bíblia e Pentateuco;
      . Mariologia
      . Introdução à Literatura Paulina
      . Revelação e Fé
      . Evangelhos
      . Sacramentos
      . Metodologia e Planejamento Pastoral

SEXTA-FEIRA
19h15 – Início primeira aula
20h – Término primeira aula
20h – intervalo (5 minutos)
20h05 – Início da segunda aula
21h – Término/despedida

Mães terão que ver seus bebês antes de fazer um aborto no Texas

HOUSTON,  (ACI/EWTN Noticias)
Uma corte federal de apelações no estado do Texas (Estados Unidos) sentenciou que as mães deverão ver seus bebês em uma ultrassonografia se quiserem submeter-se a um
aborto.

O republicano, governador do Texas e candidato à presidência dos EUA, Rick Perry, assinalou que a sentença é "uma vitória para todos aqueles que defendem a
vida".

13 de jan. de 2012

Recortes

Vós, mulheres, pensai que talvez vos descuideis um pouco no arranjo pessoal; recordai o provérbio que a "mulher composta tira o homem de outra porta":
é sempre atual o dever de aparecerdes amáveis como quando éreis noivas, dever de justiça porque pertenceis ao vosso marido; e ele também não se deve esquecer de que é vosso e de que tem a obrigação de ser, durante toda a vida, afetuoso como um noivo. Mau sinal, se sorrirdes com ironia ao lerdes este parágrafo; seria uma demonstração evidente de que o afeto familiar se tinha convertido em gélida indiferença.(S. Josemaría Escrivá. Cristo que Passa, n. 26)

12 de jan. de 2012

Recortes

“Aproximo-me de Vós como um doente do médico da vida, como um imundo da fonte de misericórdia, como um cego da luz da claridade eterna, como um pobre e necessitado do Senhor do céu e da terra." (Missal Romano, Praeparatio ad Missam)

Adoro te Devote (tradução)

"Não vejo as chagas, como as viu Tomé, mas confesso que sois o meu Deus. Fazei que eu creia mais e mais em Vós, que em Vós espere, que Vos ame"( S. Tomás de Aquino. Hino Adoro te devote)

1.Adoro te devote, latens Deitas,
Quae sub his figúris vere látitas
Tíbi se cor méum tótum súbjicit
Quia te contémplans tótum déficit.
2.Vísus, táctus, gústus in te fállitur,
Sed audítu sólo tuto creditur
Credo quídquid díxit Dei Fílius
Nil hoc verbo veritátis vérius.


2.A vista, o tato, o gosto falham com relação a Vós
Mas, somente em vos ouvir em tudo creio.
Creio em tudo aquilo que disse o Filho de Deus,
Nada mais verdadeiro que esta Palavra de Verdade.
3.In crúce latébat sola Deitas,
At hic látet simul et humánitas
Ambo tamen crédens atque cónfitens,
Péto quod petívit látro paénitens.


3.Na cruz, estava oculta somente a vossa Divindade,
Mas aqui, oculta-se também a vossa Humanidade.
Eu, contudo, crendo e professando ambas,
Peço aquilo que pediu o ladrão arrependido.

9 de jan. de 2012

Recortes

“O cristão é um semeador de alegria, e por isso realiza grandes coisas. A alegria é um dos poderes mais irresistíveis que há no mundo: acalma, desarma, conquista, arrasta. Uma alma alegre é um apóstolo: atrai os homens para Deus, manifestando-lhes o que o amor de Deus nela produz. Por isso o Espírito Santo nos dá este conselho:Não vos aflijais nunca, porque a alegria em Deus é a vossa força (Ne 8, 10)” (M. V. Bernadot, Da Eucaristia à Trindade.)

7 de jan. de 2012

Recortes

“A Bíblia não louva a mulher fraca, mas a mulher forte, quando diz no livro dos Provérbios: A lei da doçura está na sua língua (31, 6). Porque a doçura é o ponto mais alto da fortaleza. A mulher maternal tem por privilégio esta função discreta e basilar: saber atender, saber calar-se, ser capaz de fechar os olhos às injustiças ou fraquezas, desculpando-as e cobrindo-as com o manto da compreensão – obra de misericórdia não menos benfazeja do que cobrir a nudez do corpo” (Gertrud von le Fort, A mulher eterna, pág. 128)

5 de jan. de 2012

Recortes

“Muitas vezes na vida, fazemos as nossas opções não segundo a vontade de Deus, mas segundo o nosso gosto e o nosso capricho, segundo o nosso comodismo e a nossa covardia. Não estamos acostumados a olhar para o alto, para a estrela, e, pelo contrário, temos o costume de iluminar-nos com o nosso próprio candeeiro, que é uma luz pequena, que é uma luz escura, que é uma luz que [...] nos reduz aos limites do nosso egoísmo” (A. M. G. Dorronsoro, Tiempo para creer)