Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

27 de set de 2014

Casal de refugiados iraquianos num encontro com o papa, neste domingo


Cidade do Vaticano (RV) – No próximo domingo, o esperado encontro do Papa Francisco com os idosos e avós na Praça São Pedro, intitulado “A bênção da longa vida”. Entre os presentes que darão seu testemunho no encontro promovido pelo Pontifício Conselho para a Família, um casal de idosos, refugiados iraquianos. A Rádio Vaticano vai transmitir o encontro, com comentários em português, a partir das 3h20min, horário de Brasília.

Sinos da Igreja de Alqosh, 40 km ao norte de Mosul, na Planície do Nínive, acompanharão o testemunho do casal de refugiados iraquianos Mubarak e Aneesa Hano. Casados há 51 anos, o casal proveniente de Qaraqosh, próximo a Mosul, tem 10 filhos e 12 netos. No encontro na Praça, antes da Missa a ser celebrada na Basílica de São Pedro, eles serão a voz do sofrimento das famílias cristãs de sua terra, obrigados a fugir.

O Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia, explicou a presença do casal de iraquianos, dizendo que “o testemunho destes idosos iraquianos recorda a todos que a guerra é realmente uma loucura; esperamos que o mundo – como alertou o Papa Francisco – aprenda esta lição”.

Um vídeo com imagens do Iraque e o som dos sinos da Igreja de Alqosh vai acompanhar as palavras de Mubarack e Aneesa Hano. “É o mesmo som que há 2 mil anos, na Planície do Nínive, junto aos sinos de todas as outras igrejas cristãs, chama à oração, mas que desde 6 de agosto passado foi calado junto ao som de todos os outros sinos”, observa o Pontifício Conselho. No local da cruz, no alto da torre, foi hasteada uma bandeira preta. 

No dia 15 de agosto, Festa da Assunção, desafiando o medo e o terror, junto a seus paroquianos, o sacerdote Ghazwan Baho, da Paróquia de Alqosh, e que acompanhará o casal na Praça São Pedro, conseguiu tocar novamente os sinos da sua igreja. (JE)


Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário