Paróquia Santa Luzia
31 de jul. de 2011
Recortes
“Por que as súplicas de Maria têm tanta eficácia diante de Deus?”. E responde: “As orações dos santos são orações de servos, mas as de Maria são orações de Mãe, e daí procedem a sua eficácia e o seu caráter de autoridade; e como Jesus ama imensamente a sua Mãe, Ela não pode pedir sem ser atendida”. (Santo Afonso M. de Ligório)
Dai-lhes vós mesmos de comer...
SENHOR, NA VOSSA PALAVRA ENCONTRAMOS O ALIMENTO ETERNO QUE SACIA NOSSSA FOME E SEDE DE JUSTIÇA.
OBRIGADO PELA GRAÇA QUE RECEBEMOS DE VÓS, MESMO SEM MERECER, E QUE NOS APROXIMA DESTE GRANDE BANQUETE DA VIDA.
NOSSOS DIAS SÃO ANUVIADOS PELAS MISÉRIAS DA HUMANIDADE: FOME, GUERRAS, INFÂMIAS, PERSEGUIÇÕES, DROGAS, VIOLÊNCIAS... MAS VENCECEREMOS TUDO POIS O SENHOR NOS ENSINA QUE NADA PODE NOS SEPARAR DO SEU AMOR. SEU AMOR NOS UNE!
MANIFESTA ENTÃO, EM NÓS, ESTA GRAÇA: QUE SAIBAMOS NOS APROXIMAR DO SENHOR E OFERECER-VOS NOSSOS CINCO PÃES E NOSSOS DOIS PEIXES. QUE PASSANDO POR VOSSAS MÃOS, SEJAM ABENÇOADOS E MULTIPLICADOS PARA NÓS E PARA AQUELES QUE O SENHOR COLOCAR EM NOSSO CAMINHO. AMÉM.
Pe Elenivaldo.
30 de jul. de 2011
Recortes
Aos que alimentastes com este Pão do céu, Senhor, protegei‑os com o vosso auxílio e concedei‑lhes que alcancem a redenção eterna... (Oração pós-comunhão do décimo oitavo domingo comum)
29 de jul. de 2011
Recortes
Não te escandalizes por haver maus cristãos, que falam e não praticam.
Se tu e eu nos decidirmos a portar-nos bem, já haverá menos dois desavergonhados no mundo. (São Josemaria Escrivá. Sulco, 534)
Se tu e eu nos decidirmos a portar-nos bem, já haverá menos dois desavergonhados no mundo. (São Josemaria Escrivá. Sulco, 534)
Êxtase de Santa Teresa
Santa Teresa conta que um dia, enquando procura umas chaves que havia perdido, acaba encontrando seu Divino Esposo...
27 de jul. de 2011
Recortes
“Eu te adoro com devoção, Deus escondido, verdadeiramente oculto sob estas aparências. A ti se submete meu coração por completo, e se rende totalmente ao contemplar‑te”(S. Tomás de Aquino)
26 de jul. de 2011
25 de jul. de 2011
Recortes
“Ó formosíssima criança, sumamente amável!
Ó filha de Adão e Mãe de Deus! Felizes as entranhas e o ventre de que saíste! Felizes os braços que te carregaram e os lábios que tiveram o privilégio de beijar-te!...” (São João Damasceno, Dissertação 6, sobre a Natividade da Virgem Maria, 6)
SERÁ QUE DEUS PODERÁ CONTAR COM VOCÊ?
Estamos iniciando nesta semana as inscrições para o Ministério da Intercessão na Paróquia Santa Luzia. Nas missas deste domingo Deus nos falou muito forte sobre nossas prioridades. Como gesto concreto pedi que se formassem grupos de intercessores. As inscrições já podem ser feitas na Secretaria da Paróquia, inclusive por telefone.
Sabemos que nada se faz sem oração e temos muito por fazer...
Cada um pode formar seu grupo e iniciar a experiência de oração/adoração. Sugiro que os grupos se organizem nestes horários:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA – 9h e 15h.
e...
SEGUNDA, QUARTA, SEXTA-FEIRA, 19H
Conforme Deus vá suscitando pessoas, vamos fazendo a escala para cada dia da semana. Mensalmente haverá uma formação com todos os grupos e o padre.
24 de jul. de 2011
Recortes
Determinados comentários só podem magoar os que se sentem atingidos. Por isso, quando se caminha, com a cabeça e com o coração, atrás do Senhor, as críticas recebem-se como purificação, e servem de acicate* para acelerar o passo.(São Josemaria Escrivá, Sulco 925)
*acicate é um tipo de espora muito antiga, que tem uma única ponta.
23 de jul. de 2011
Recortes
“São precisos arautos do Evangelho, peritos em humanidade, que conheçam a fundo o coração do homem de hoje, participem das suas alegrias e esperanças, das suas angústias e tristezas, e ao mesmo tempo sejam contemplativos, enamorados de Deus. Para isto, são precisos novos santos. Os grandes evangelizadores da Europa foram os santos. Devemos suplicar ao Senhor que aumente o espírito de santidade na Igreja e nos envie novos santos para evangelizar o mundo de hoje” (João Paulo II, Discurso ao Simpósio de Bispos Europeus, 11‑X‑1985).
Recortes
Oxalá não caias, nunca, no erro de identificar o Corpo Místico de Cristo (Igreja) com determinada atitude, pessoal ou pública, de qualquer um dos seus membros. (São Josemaria Escrivá. Sulco, n. 356).
22 de jul. de 2011
Recortes
“Dulcíssimo Jesus Cristo, nós te suplicamos que a tua Paixão seja a virtude que me fortaleça, proteja e defenda; as tuas chagas sejam para mim manjar e bebida com as quais me alimente, embriague e deleite; a aspersão do teu sangue purifique‑me de todos os meus delitos; a tua morte seja para mim vida permanente; a tua Cruz seja a minha eterna glória...” (De uma antiga oração de ação de graças após a comunhão)
21 de jul. de 2011
Recortes
Ó DEUS, Vós sois o meu Deus! Busco-Vos com solicitude; de Vós está sedenta a minha alma, deseja-Vos a minha carne, como a terra árida e sedenta, sem água. (Salmo 62, 2)
Recortes
O pedante interpreta como ignorância a simplicidade e a humildade do sábio. (S. Josemaria Escrivá, Sulco, 434).
Cenáculo de cura interior e libertação
CONFIRMADO
NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA, DIA 28 DE JULHO REALIZAREMOS O CENÁCULO DE CURA INTERIOR E LIBERTAÇÃO. INÍCIO, 17H. IGREJA MATRIZ SANTA LUZIA, NOVO HORIZONTE.
NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA, DIA 28 DE JULHO REALIZAREMOS O CENÁCULO DE CURA INTERIOR E LIBERTAÇÃO. INÍCIO, 17H. IGREJA MATRIZ SANTA LUZIA, NOVO HORIZONTE.
20 de jul. de 2011
Recortes
E rendem-lhe preito de vassalagem os Anjos..., e os patriarcas e os profetas e os Apóstolos..., e os mártires e os confessores e as virgens e todos os santos..., e todos os pecadores e tu e eu.
(São Josemaria, Santo Rosário, 15)
19 de jul. de 2011
Recortes
Não o esqueças: convencemos tanto melhor quanto mais convencidos estivermos.(São Josemaría Escrivá - Sulco)
17 de jul. de 2011
Recortes
Creio, Senhor, mas ajuda‑me a crer com mais firmeza; espero, mas faz que espere com mais confiança; amo‑te, mas que eu te ame com mais ardor (Missal Romano, Ação de graças para depois da Missa, oração do Papa Clemente XI).
16 de jul. de 2011
Recortes
As modas passam, e, quanto àqueles aspectos contrários à doutrina de Jesus Cristo que possam perdurar, nós os mudaremos com empenho, com alegria, com santa persistência humana e sobrenatural. (Francisco Fernández C.. Falar com Deus.)
15 de jul. de 2011
Lançamento do Projeto "MYSTERIUM FIDEI" será neste final de semana
PROJETO DE APOSTOLADO "MYSTERIUM FIDEI" PRETENDE CONGREGAR PESSOS QUE DESEJAM A PROPAGAÇÃO DA ADORAÇÃO EUCARÍSTICA.
NESTE final de semana, em todas as missas e celebrações, será lançado o Projeto Mysterium Fidei.
O roteiro com as orientações para as equipes de liturgia está na secretaria da Paróquia Santa Luzia. Os folders para a assembleia serão entregues em cada comunidade.
Flor do Carmelo
Rosa do Carmelo, ó florida Maria! No vosso claustro levai-nos e, depois de nossa morte, ao Céu conduzi- nos, ó Maria! Raiz de Jessé da qual surgiu uma pequena flor, aqui estou para tornar-me vosso escravo. Entre os espinhos desabrochais como um lírio. Conservai pura a mente dos mais frágeis, ó Protetora! Nas incertezas sois conselho prudente, nas adversidades a perene e inesgotável consolação. Forte armadura dos guerreiros! Aos que partem para a luta protegei com o escapulário. Ó doce Mãe e Virgem puríssima, aos cristãos ajudai, ó Estrela do mar! Chave e porta do Paraíso, alcançai para nós a coroa da glória. |
Recortes
“Lembrai-vos, ó Virgem Mãe de Deus, quando estiverdes na presença de Deus, de dizer-lhe coisas boas de nós” (Gradual Romano)
Recortes
"Eu te amo, Senhor Jesus, minha alegria e descanso, com todo o meu coração, com toda a minha mente, com toda a minha alma e com todas as minhas forças; e se vês que não te amo como deveria, ao menos desejo amar‑te, e, se não o desejo suficientemente, pelo menos quero desejá‑lo desse modo [...]. Ó Corpo sacratíssimo aberto pelas cinco chagas, coloca‑te como selo sobre o meu coração e imprime nele a tua caridade! Sela os meus pés, para que saiba seguir os teus passos; sela as minhas mãos, para que realizem sempre boas obras; sela o meu peito, para que arda para sempre em vibrantes atos de amor por Ti. Ó Sangue preciosíssimo, que lavas e purificas todos os homens! Lava a minha alma e põe um sinal no meu rosto, para que não ame a ninguém senão a Ti”.
(Card. J. Bona, El sacrificio de la Misa, Rialp, Madrid, 1963, págs. 164‑165)
14 de jul. de 2011
Site da Paróquia
Apesar de ainda não ter sido lançado, estamos com o nosso site na internet. É só acessar www.psantaluzia.org . Recomendo salvar sempre nos "favoritos" para evitar ter que digitar o endereço sempre que quiser acessar. Melhor ainda se você deixar como página inicial para cada vez que você acessar a internet.
Assim que organizarmos tudo, vamos fazer o lançamento na Paróquia.
Obrigado a todos que postam seus comentários.
Paciência...
Estamos com dificuldades para atualizar devido a falta de conexão na internet. Agradeço a compreensão
11 de jul. de 2011
9 de jul. de 2011
Recortes
"No serviço de Deus, não há trabalhos de pouca categoria: todos são de muita importância."
"Não te preocupes se o teu trabalho de agora parece estéril. Quando a sementeira é de santidade, não se perde; outros recolherão o fruto." (Frases de S. Josemaria Escrivá. Forja)
8 de jul. de 2011
Recortes
(...) a Eucaristia é um Mistério altíssimo, é, propriamente, o Mistério da fé, como se exprime a Sagrada Liturgia: "Nele só, estão concentradas, com singular riqueza e variedade de milagres, todas as realidades sobrenaturais"(...) - (Mysterium Fidei, Paulo VI)
7 de jul. de 2011
Recortes
Prudência:
“Não é prudente – como se julga amiúde – quem sabe ajeitar as coisas na vida e tirar delas o máximo proveito, mas quem consegue edificar a vida inteira de acordo com a voz da consciência reta e com as exigências da moral justa. Deste modo, a prudência torna‑se o ponto chave para que cada um realize a tarefa fundamental que recebeu de Deus. Esta tarefa consiste na perfeição do próprio homem”.
(Papa João Paulo II, Alocução, 25‑X‑1978)
6 de jul. de 2011
5 de jul. de 2011
Recortes
“O mundo em que vivemos precisa de que a verdade resplandeça e não seja ofuscada pela mentira nem pela banalidade; (...)
fazei resplandecer a verdade nas vossas obras e fazei-o de maneira que sua beleza desperte, no olhar e no coração de quem as admira, o desejo de tornar bela e verdadeira a existência, toda existência, enriquecendo-a com esse tesouro que não diminui nunca, que faz da vida uma obra de arte e de cada homem um artista extraordinário: a caridade, o amor”.
(Bento XVI, sobre a arte, nesta segunda-feira 5 de julho)
4 de jul. de 2011
3 de jul. de 2011
Recortes
Que boa coisa é ser criança! - Quando um homem solicita um favor, é preciso que ao requerimento junte a folha dos méritos.
Quando quem pede é um miúdo - como as crianças não têm méritos - basta-lhe dizer: sou filho de Fulano.
Ah. Senhor - di-lo com toda a tua alma! - eu sou...
Quando quem pede é um miúdo - como as crianças não têm méritos - basta-lhe dizer: sou filho de Fulano.
Ah. Senhor - di-lo com toda a tua alma! - eu sou...
filho de Deus! (São Josemaria Escrivá. Caminho, 892)
2 de jul. de 2011
Recortes
Com uma cegueira originada pelo afastamento de Deus - este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim-, fabrica-se uma imagem da Igreja que não tem a menor relação com a que Cristo fundou. Até o Santo Sacramento do Altar - a renovação do Sacrifício do Calvário - é profanado, ou reduzido a um mero símbolo daquilo a que chamam a comunhão dos homens entre si. Que seria das almas, se Nosso Senhor não se tivesse entregado por nós até à última gota do Seu precioso Sangue! Como é possível que se despreze esse milagre perpétuo da presença real de Cristo no Sacrário? Ficou para que vivamos intimamente com Ele, para que O adoremos, para que nos decidamos a seguir as suas pegadas, como penhor da glória futura.
Estes tempos são tempos de provação e temos de pedir a Nosso Senhor, com um clamor que não cesse, que os abrevie, que olhe com misericórdia para a Sua Igreja e conceda novamente luz sobrenatural às almas dos pastores e às de todos os fiéis. Não há motivo algum que leve a Igreja a empenhar-se em agradar aos homens, porque nunca os homens - nem sós, nem em comunidade - darão a salvação eterna: quem salva é Deus.
Estes tempos são tempos de provação e temos de pedir a Nosso Senhor, com um clamor que não cesse, que os abrevie, que olhe com misericórdia para a Sua Igreja e conceda novamente luz sobrenatural às almas dos pastores e às de todos os fiéis. Não há motivo algum que leve a Igreja a empenhar-se em agradar aos homens, porque nunca os homens - nem sós, nem em comunidade - darão a salvação eterna: quem salva é Deus.
(Fonte: São Josemaria Escrivá, Amar a Igreja, 22)
Recortes
“Sancta Maria, Stella maris – Santa Maria, Estrela do mar, conduz-nos Tu!
“Clama assim com energia, porque não há tempestade que possa fazer naufragar o Coração Dulcíssimo da Virgem. Quando vires chegar a tempestade, se te abrigares nesse Refúgio firme que é Maria, não haverá perigo algum de que venhas a soçobrar ou a afundar-te”
(S. Josemaria Escrivá, Forja 1055)
ACOMPANHE, ABAIXO, A LETRA EM LATIM
Um pouco de história...
Depois da consagração do mundo ao dulcíssimo e maternal Coração de Maria, feita em 1942, chegaram ao Romano Pontífice numerosos pedidos para que estendesse a toda a Igreja esse culto que já existia em alguns lugares. Pio XII acedeu em 1945, “na certeza de encontrarmos no seu amantíssimo Coração [...] o porto seguro no meio das tempestades que por toda a parte nos oprimem”. Por meio do símbolo do coração, veneramos em Maria o seu amor puríssimo e perfeito por Deus e o seu amor maternal por cada homem. Nele encontramos refúgio no meio de todas as dificuldades e tentações da vida e o caminho seguro – iter para tutum – para chegarmos rapidamente ao seu Filho.
1 de jul. de 2011
Formação
Antes de celebrar a Última Ceia, ao pensar que ficaria para sempre conosco mediante a instituição da Eucaristia, manifestou aos seus mais íntimos: Desejei ardentemente comer esta Páscoa convosco, antes de padecer13; emoção que deve ter sido muito mais profunda quando tomou o pão, deu graças, partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: Isto é o meu Corpo...14 E quem poderá explicar os sentimentos do seu Coração amabilíssimo quando nos deu no Calvário a sua Mãe como Mãe nossa?
Mal expirou, um dos soldados atravessou-lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água15. Essa ferida recorda-nos hoje o imenso amor que Jesus tem por nós, pois derramou voluntariamente até a última gota do seu precioso Sangue por cada um de nós, por mim, como se não houvesse mais ninguém no mundo. Como não havemos de aproximar-nos dEle com confiança? Que misérias humildemente reconhecidas podem impedir o nosso amor?
(Francisco F. Carvajal)
Um pouco de história
A devoção ao Coração de Jesus já existia na Idade Média. Como festa litúrgica, aparece em 1675, após as aparições do Senhor a Santa Margarida Maria Alacoque. Nestas revelações, a Santa ganhou uma consciência extremamente viva da necessidade de reparar pelos pecados pessoais e de todo o mundo, e de corresponder ao amor de Cristo. A festa celebrou-se pela primeira vez em 21 de junho de 1686. Pio IX estendeu-a a toda a Igreja. Pio XI, em 1928, deu-lhe o esplendor atual.
Sob o símbolo do Coração humano de Jesus, considera-se sobretudo o Amor infinito de Cristo por cada homem; por isso, o culto ao Sagrado Coração “nasce das próprias fontes do dogma católico”, como o Papa João Paulo II expôs na sua abundante catequese sobre este mistério tão consolador.
Assinar:
Postagens (Atom)