Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

31 de ago. de 2011

INTENÇÕES DO PAPA PARA O MÊS DE SETEMBRO

No mês de setembro, Bento XVI convida os cristãos a rezarem pelos professores e pelas comunidades cristãs na Ásia, segundo informa o Apostolado da Oração.
A intenção geral de oração do Papa é: “Por todos os docentes, para que saibam transmitir o amor à verdade e educar nos valores morais e espirituais autênticos”.
O Pontífice também propõe esta intenção missionária pela Igreja na Ásia: “Para que as comunidades cristãs dispersas no continente asiático proclamem o Evangelho com fervor, dando testemunho da sua beleza com a alegria da fé”.

Tu és Pedro

“Se és homem de mar alto, agarra com firmeza o teu leme [...]. Se te dás a Deus, dá‑te como os santos se deram. Que nada prenda a tua atenção e te desvie da marcha que empreendeste: és de Deus. Se te dás, dá‑te para a eternidade. Nem as vagas nem a ressaca abalarão os teus alicerces. Deus apóia‑se em ti; mete também ombros ao trabalho, e navega contra a corrente [...]. Duc in altum! Lança‑te às águas com a audácia dos ébrios de Deus” (J. Urteaga, O valor divino do humano, págs. 130‑132).

30 de ago. de 2011

Recortes

Faz este propósito determinado e firme: lembrares-te, quando te derem honras e louvores, daquilo que te envergonha e te faz corar.
Isso é teu; o louvor e a glória, de Deus.
(S. Josemaria, Caminho 252)

26 de ago. de 2011

Recortes


Cumpriste o teu dever?... A tua intenção foi reta?... Sim?
Então não te preocupes por haver pessoas anormais que descobrem o mal que não existe senão no próprio olhar. (São Josemaria. Sulco, 582)

25 de ago. de 2011

Recortes

“Olha que a Santa Igreja é como um grande exército em ordem de batalha. E tu, dentro desse exército, defendes uma «frente», onde há ataques e lutas e contra‑ataques. Compreendes?" (Josemaría Escrivá, Sulco, n. 960)

20 de ago. de 2011

Recortes

“Temos que conduzir‑nos de tal maneira que, ao ver‑nos, os outros possam dizer: este é cristão porque não odeia, porque sabe compreender, porque não é fanático, porque está acima dos instintos, porque é sacrificado, porque manifesta sentimentos de paz, porque ama”. (Josemaría Escrivá, É Cristo que passa, n. 122)

19 de ago. de 2011

Conduza-me à terra que tenha sede de Ti...

Recortes

“«Obras é que são amores, não as boas razões». Obras, obras! – Propósito: continuarei a dizer‑Te muitas vezes que Te amo – quantas não Te terei repetido hoje! –; mas, com a tua graça, será sobretudo a minha conduta, serão as bagatelas de cada dia que – com eloqüência muda – hão de clamar diante de Ti, mostrando‑Te o meu amor” (Josemaría Escrivá, Forja, n. 498)

18 de ago. de 2011

Notícias da Viagem III

Paz!
Desde que chegamos em Madri para a Jornada Mundial da Juventude estamos acompanhando com nossos passos os passos dos outros também. É um "vai-e-vem" de grupos que impressiona. O calor e o sol se abatem sobre alguns e é comum ver pessoas se refrescando nas várias fontes que existem na cidade.
A capital da Espanha é uma cidade onde se misturam a arquitetura moderna e antiga e parece que elas convivem muito bem. São prédios sofisticados e bem conservados. Mesmo nos bairros mais distantes as construções estão bem conservadas.
A Espanha está mergulhada numa crise financeira muito grave. E parece que eles aqui não encaram como nós, os brasileiros. O padrão de vida é alto, os custos são altos e a taxa de desemprego também. Mas os turistas e peregrinos, ao que parece, estão aproveitando para comprar. Lojas de roupas, calçados, souvenirs e tudo o mais estão sempre abarrotadas. Eu fico observando isso tudo, meio de longe. Afinal, dinheiro eu não trouxe e vontade de comprar não tenho.
As atividades da Jornada são em diversos lugares. Pela manhã nestes dias 17, 18 e  19 (sempre pela manhã) os bispos dão as "catequeses" e encerram com a Missa. São divididas por países. Ontem (17) participei numa paróquia com o bispo brasileiro responsável pelos jonvens. Foi muito boa a catequese dele.
Além disso, tem as atividades culturais que são inúmeras. Museus, igrejas, teatros, óperas... Cada um faz sua programação conforme o que achar melhor.

Ontem a noite, por volta das 19h houve um protesto dos grupos anti-católicos. Mais de 150 entidades reuniram cerca de 2.000 pessoas que foram às ruas com faixas, cartazes e fantasias muito ofensivas à Igreja e ao Papa. Apesar de estarem aqui mais de um milhão de jovens católicos de todo o mundo, eles escolheram um lugar chamado "Porta do Sol" para passar. Lá estão milhares de jovens a qualquer hora do dia ou da noite. É uma espécie de ponto de encontro dos grupos. O confronto foi inevitável e os gritos também. Fiquei de longe pois sabia que aquilo não daria coisa que prestasse. Dito e certo: um princípio de tumulto, alguns feridos, entre eles policiais e muita gente presa.

A polícia prendeu também, no dia 16, um jovem mexicano que estava infiltrado entre os peregrinos. Ele estava preparando um atentado com gases tóxicos que seriam lançados contra esses manifestantes anti-católicos. Descobriram antes, graças a Deus pois a tragédia poderia mesmo acontecer e atingir até pessoas que nada têm haver com isso e que estão aqui apenas para manifestar sua fé.

Uma cena me chamou a atenção. Enquanto passava o grupo de manifestantes, um travesti quebrou o cordão de isolamento e avançou contra um grupo de jovens, quase todas meninas. Palavrões e ofensas e com o dedo apontado contra o grupo. Elas se ajoelharam e, com o terço na mão começaram a rezar. Acho que isso é viver o Evangelho. Coisa difícil de se ver nos dias de hoje, especialmente entre jovens.

Bom, hoje (18) o papa chega aqui. Neste instante que escrevo ele está no espaço aéreo entre a Itália e a Espanha. Às 19h15 será recebido oficialmente pelos jovens e alí haverá nosso primeiro encontro com o papa nesta Jornada.

A noite está prevista uma vigília em 12 diferentes locais onde estarão, em cada um deles, uma imagem de Nossa Senhora vinda de 12 países diferentes.
Depois eu conto mais...


MINHA CÂMERA TEVE UM PROBLEMINHA E NÃO TENHO MUITAS FOTOS.
MAS JÁ CONSERTEI...

APRESENTO AQUI O HINO PONTIFÍCIO EM HOMENAGEM AO SANTO PADRE



Recortes

“Se qualquer pessoa de alta dignidade ou que ocupa um alto posto, ou algum amigo rico e poderoso anunciasse que vinha visitar‑nos em casa, com que cuidado limparíamos e esconderíamos tudo o que pudesse chocar essa pessoa ou amigo! Comece por lavar as manchas e sujeiras quem realizou más ações, se quer preparar para Deus uma morada na sua alma.” (São Gregório Magno, Homilia 30 sobre os Evangelhos)

17 de ago. de 2011

Recortes

"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, em breve estarás fazendo o impossível." (São Franciso de Assis)

15 de ago. de 2011

Notícias da Viagem

Domingo, dia 14, chegamos a Santiago de Compostela.
Trata-se de uma cidade muito famosa por guardar os restos mortais do apóstolo Tiago. Chegamos a um hotel muito bom, mas um pouco distante do centro histórico. Por isso, aproveitamos bem o passeio pois o "nosso" ônibus nos deixou ali perto e fomos logo para a igreja. É, como tudo aqui, uma igreja antiquíssima. Estava muito difícil de entrar devido ao número de turistas.
Na praça havia muitos grupos de peregrinos, a maioria brasileiros. É fácil identificar pois somos o centro das atenções devido à cantoria, danças, tambores... Quando um grupo começa a cantar logo se juntam muitas pessoas ao redor tirando fotos e gritando  - "brasileiros?!".
Mas também são muitos os que fazem o "Caminho de Santiago". Para receber o certificado é necessário caminhar a pé pelo menos 100km, carimbar um papel duas vezes ao dia em cada lugar credenciado etc... Outros optam por vir de bicicleta (neste caso precisa fazer no mínimo 300km).
A igreja é muito ornamentada com imagens, esculturas, ouro, obras de arte, capelas... e possui um turíbulo enorme (o maior do mundo). Aqui eles o chamam de botafumeiro. Acendem apenas em grandes solenidades e é uma das grandes atrações.
Andei bastante pelas ruas medievais da cidade. São verdadeiros labirintos... mas tudo bem limpo e conservado.



A noite, por volta das 19h30, celebramos a missa no hotel. Depois fui a pé com mais duas pessoas andar um pouco e aproveitamos para conhecer outras ruas. Encontramos algumas pessoas de Goiânia, Aparecida...Alguns que moram lá e outros que estavam na peregrinação. Aqui nessa época o sol se põe por volta das 21h30-22h.

Segunda-feira, dia 15, saímos de Santiago para
Madri às 9h. Uns 500km de distância. A vigem foi meio cansativa e demorada. Mas nosso destino era Madri e os jovens fizeram muita festa durante todo o trajeto. Cântigos, terços, brincadeiras... alguns preferem ler e outros simplesmente dormir ou olhar a paisagem...

Quando chegamos ao destino, fomos levados ao centro da cidade. Eu fiquei num hotel perto do centro principal (certa de 20 minutos a pé) e os demais foram para um alojamento um pouco mais longe (cerca de 20 minutos de ônibus). O motivo de eu ter ficado aqui é facilitar minha saída para o aeroporto quando eu for embora, já que não retorno com o grupo. Hoje eu andei bastante, bati muita perna. A cidade está cheia de grupos vindos de toda parte do mundo. É gente de toda cor, idiomas e raças. é Bonito de se ver. Amanhã inicia a jornada propriamente dita.
Depois eu conto. Obrigado e Deus abençoe.





Recortes

“Os bens da terra não são maus; pervertem‑se quando o homem os erige como ídolos e se prostra diante deles; enobrecem‑se quando os convertemos em instrumentos a serviço do bem, numa tarefa cristã de justiça e de caridade. Não podemos correr atrás dos bens materiais como quem vai à busca de um tesouro; o nosso tesouro [...] é Cristo, e nEle se devem concentrar todos os nossos amores [...]” (Josemaría Escrivá, É Cristo que passa, n. 35)

13 de ago. de 2011

Notícias da Viagem

Iniciamos a viagem rumo à Jornada Mundial da Juventude.
Eu já imaginava que seriam dias muito intensos, mas nem tanto. Intensos não tanto pela programação mas, sim, pela experiência que estou vivendo.
Lisboa
Chegamos em Lisboa bem cedinho (por volta das 7h - hora local). No aeroporto havia uma guia que já nos aguardava com um ônibus, o qual nos levou ao centro histórico da capital portuguesa.
Lá, foi possível conhecer a igreja de Santo Antônio de Pádua (que na verdade nasceu em Lisboa). Vimos o loca de seu batismo, seu quarto...
Em seguida fomos levados à Sé de Lisboa (Catedral). Muito antiga, como quase tudo por aqui. Passeamos pelo centro e fomos levados ao famoso mosteiro dos Gerônimos. Havia muitos turistas, o que dificultou um pouco. Ali pertinho estava o monumento aos navegadores, local de onde partiam os portugueses para o Brasil, na época das descobertas. Passeamos mais um pouco e fomos a um restaurante para o almoço. De lá, partimos para Fátima.
Fátima
Ao chegarmos fomos levados ao hotel, onde nos hospedamos. Confesso que fiquei meio impaciente para ir logo levar as intenções que tanta gente me deu. Mas cheguei lá, ao pés da Virgem de Fátima. Estava acontecendo uma missa (16h30). Pedi informação na secretaria e me inscreveram para concelebrar na missa da noite. Mas antes, nosso grupo preferiu que celebrássemos apenas nós. E rezamos a missa na capela de um convento próximo ao hotel. Somos três padres: Eu, padre Jessé que é redentorista e o padre Warley da paróquia São Pio X. Além de 4 irmãs do Instituto Coração de Jesus (para quem conhece a Dalila, são irmãs da mesma congregação).
Pediram para que eu presidisse a missa. Foi um momento de muita comunhão entre nós.
Depois, chegou a hora da missa no santuário e lá fui eu... o baiano (rsss). Como o pessoal do nosso grupo precisava jantar, foi para a janta e eu, muito ancioso não estava com fome. Fui então para concelebrar!
Chegando lá, é impressionante a organização e a segurança do local. Indicaram-me a sacristia onde os padres credenciados poderiam se paramentar. É uma sala enorme. Imagino que há ali por volta de 800 jogos de túnica, estola e cíngulo. Tudo separado por tamanho. Deram-me os meus paramentos. Quando terminei, me indicaram a entrada do local onde está a pequena capelinha das aparições. Éramos tantos padres e tantos bispos que não consegui contar. Cada um segura uma vela. O povo também. Iniciamos com a oração do terço, que foi meditado pelo bispo da diocese de São Tiago, Cabo Verde, África. Pela profundidade das palavras pareceu-me um homem santo.
Após a recitação dos mistérios dolorosos, iniciou-se a procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima. O povo fica onde está, andam apenas os que carregam o andor, os coroinhas e acólitos e os concelebrantes. Um mar de luzes pareceu inundar o lugar... um momento realmente emocionante... o povo, os padres... todos ficamos emocionados. O andor é conduzido ao altar central (na praça) e alí foi celbrada a missa. Quanto terminou, deu-se a bênção do Santíssimo. Voltei para o hotel meia noite e meia.

Acordamos no sábado bem cedinho, tomamos café e fomos novamente para o santuário... Alí, praticamente tudo que vivi no dia anterior pude viver novamente. A sacristia, o terço, a procissão, a missa... Dessa vez o grupo estava todo na praça e o padreWarley concelebrou também.
Rumo à Espanha
Saímos do santuário 13h45. Almoçamos no hotel e partimos  para a Espanha, rumo a Santiago de Compostela, no ônibus que que a empresa de turismo alugou.

No caminho, uma parada na belíssima cidade de Braga (Portugal). Visitamos algumas das 365 igrejas que existem na cidade. Na verdade nos demoramos um pouco mais na catedral. Rezamos um pouco, lanchamos e continuamos a viagem.

Na Espanha
Chegamos em Santiago de Compostela às 22h. Desembarcamos, fomos jantar, fomos para os quartos e consegui também um acesso à internet que ainda não havia conseguido.

Bom, é muita coisa, mas um pouco é isso (por enquanto).
Meu próximo passo é a famosíssima igreja de Santiago, onde estão os restos mortais deste grande apóstolo de Nosso Senhor. Imagine! Poder chegar perto do corpo de alguém que conviveu com Ele...
Depois eu conto.
Obrigado pela comunhão comigo. Tenho todos no meu coração.

Igreja Sto Antônio - Lisboa

Igreja da Santíssima Trindade- Fátima

Igr da Sssma. Trindade - 9.0000 lugares

Terço na Capelinha das Aparições


Santa Missa 13 de agosto

momento em que descem a imagem do andor

Na coroa, está a bala que atingiu o papa J. Paulo II no dia 13 de maio de 1981

Uma das ruas de Braga (Portugal)

Recortes

“Diz‑Lhe: – Senhor, nada quero fora do que Tu quiseres. Não me dês nem mesmo aquilo que te venho pedindo nestes dias, se me afasta um milímetro da tua Vontade” (Josemaría Escrivá, Forja, n. 512)

11 de ago. de 2011

Recortes

“nada nos assemelha tanto a Deus como estarmos sempre dispostos a perdoar” (São João Crisóstomo, Homilias sobre São Mateus, 19, 7).

10 de ago. de 2011

Recortes

“Repara que entranhas de misericórdia tem a justiça de Deus! – Porque, nos julgamentos humanos, castiga‑se a quem confessa a sua culpa; e no divino, perdoa‑se. – Bendito seja o Sacramento da Penitência!” (Josemaría Escrivá, Caminho, n. 309)

9 de ago. de 2011

Recortes

"Durante muitos séculos, a Igreja pôs nos lábios dos sacerdotes, ao começar a Missa, umas palavras do Salmo 42: Subirei ao altar de Deus, / do Deus que alegra a minha juventude (Sl 42, 4), e isto qualquer que fosse a idade do celebrante".

8 de ago. de 2011

Recortes

“«Virgem Imaculada, bem sei que sou um pobre miserável, que não faço mais do que aumentar todos os dias o número dos meus pecados...» Disseste-me o outro dia que falavas assim com a Nossa Mãe.
“E aconselhei-te, como plena segurança, que rezasses o terço: bendita monotonia de ave-marias, que purifica a monotonia dos teus pecados!” (Josemaría Escrivá, Sulco, n. 475)

7 de ago. de 2011

Recortes

“Cristo está comigo, que posso temer? Que venham assaltar‑me as ondas do mar e a ira dos poderosos; tudo isso não pesa mais do que uma teia de aranha” (São João Crisóstomo, Homilia antes de partir para o desterro)

5 de ago. de 2011

Recortes

"E quando chegar aquela hora / em que se fechem meus humanos olhos, / abri-me outros, Senhor, outros maiores, / para contemplar a vossa face imensa. / Seja a morte um maior nascimento!” (J. Maragall, Canto espiritual, em Antologia Poética)

Colo de Mãe

Recortes

“Nas festas de Nossa Senhora, não andemos regateando as manifestações de carinho. Levantemos com mais freqüência o coração, pedindo-lhe aquilo de que precisamos, agradecendo-lhe a sua solicitude maternal e constante, recomendando-lhe as pessoas que estimamos. Mas, se pretendemos comportar-nos como filhos, todos os dias serão ocasião propícia de amor a Maria, como todos os dias o são para os que se querem de verdade”(S. Josemaria. Amigos de Deus, 290-291)

3 de ago. de 2011

Recortes

Ensino

CONTA‑SE DE SANTO ANTÃO que Deus lhe permitiu ver o mundo repleto de armadilhas preparadas pelo demônio para fazer cair os homens. O santo, depois dessa visão, ficou assombrado e perguntou: “Senhor, quem poderá escapar de tantas armadilhas?” E ouviu uma voz que lhe respondia: “Antão, quem for humilde; pois Deus dá aos humildes a graça necessária, ao passo que os soberbos vão caindo em todos os laços que o demônio lhes prepara; mas às pessoas humildes, o demônio não se atreve a atacá‑las”.(site: hablar com Dios.com, de Francisco F. Carvajal)

Humildade

A mulher cananéia que o Evangelho de hoje nos apresenta veio até Jesus e demonstrou muita humildade. Mas o que é isso?

A palavra humildade deriva de humus, terra; humilde, na sua etimologia, significa inclinado para a terra. A virtude da humildade consiste, pois, em inclinar‑se diante de Deus e de tudo o que há de Deus nas criaturas.

2 de ago. de 2011

"A vida é um instante entre duas eternidades". (Santa Terezinha)

ESPECIAL: SEMANA DA FAMÍLIA

Com os seus, viva intensamente o momento presente.

Para amar-te neste mundo não tenho nada mais que o hoje.

Recortes

“as árvores que crescem em lugares sombreados e livres de ventos: enquanto se desenvolvem externamente com um aspecto próspero, tornam‑se fracas e moles, e facilmente são atacadas por qualquer coisa;
mas as árvores que vivem nos cumes dos montes mais altos, sacudidas por muitos ventos e constantemente expostas à intempérie e a todas as inclemências, agitadas por fortíssimas tempestades e freqüentemente cobertas por neves, tornam‑se mais robustas que o ferro”. (São João Crisóstomo, Homilia De gloria in tribulationibus.)

1 de ago. de 2011

Intenções de Oração do Papa para o mês de agosto

Leonardo Meira. Da Redação (Canção Nova)

 
Intenções: JMJ 2011 e cristãos do Ocidente
As intenções de oração do Papa Bento XVI para o mês de agosto têm o foco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011 e nos cristãos do Ocidente.

Como intenção geral, o Santo Padre pede "
para que a Jornada Mundial da Juventude, que se realiza em Madri, encoraje todos os jovens do mundo a fortalecer e fundar a sua vida em Cristo". Na intenção missionária, Bento XVI reza "para que os cristãos do Ocidente, dóceis à ação do Espírito Santo, reencontrem o vigor e o entusiasmo de sua fé
".

Todos os meses, o Pontífice confia suas intenções ao Apostolado da Oração, uma iniciativa que é seguida por milhões de pessoas em todo mundo.