Iniciamos a viagem rumo à Jornada Mundial da Juventude.
Eu já imaginava que seriam dias muito intensos, mas nem tanto. Intensos não tanto pela programação mas, sim, pela experiência que estou vivendo.
Lisboa
Chegamos em Lisboa bem cedinho (por volta das 7h - hora local). No aeroporto havia uma guia que já nos aguardava com um ônibus, o qual nos levou ao centro histórico da capital portuguesa.
Lá, foi possível conhecer a igreja de Santo Antônio de Pádua (que na verdade nasceu em Lisboa). Vimos o loca de seu batismo, seu quarto...
Em seguida fomos levados à Sé de Lisboa (Catedral). Muito antiga, como quase tudo por aqui. Passeamos pelo centro e fomos levados ao famoso mosteiro dos Gerônimos. Havia muitos turistas, o que dificultou um pouco. Ali pertinho estava o monumento aos navegadores, local de onde partiam os portugueses para o Brasil, na época das descobertas. Passeamos mais um pouco e fomos a um restaurante para o almoço. De lá, partimos para Fátima.
Fátima
Ao chegarmos fomos levados ao hotel, onde nos hospedamos. Confesso que fiquei meio impaciente para ir logo levar as intenções que tanta gente me deu. Mas cheguei lá, ao pés da Virgem de Fátima. Estava acontecendo uma missa (16h30). Pedi informação na secretaria e me inscreveram para concelebrar na missa da noite. Mas antes, nosso grupo preferiu que celebrássemos apenas nós. E rezamos a missa na capela de um convento próximo ao hotel. Somos três padres: Eu, padre Jessé que é redentorista e o padre Warley da paróquia São Pio X. Além de 4 irmãs do Instituto Coração de Jesus (para quem conhece a Dalila, são irmãs da mesma congregação).
Pediram para que eu presidisse a missa. Foi um momento de muita comunhão entre nós.
Depois, chegou a hora da missa no santuário e lá fui eu... o baiano (rsss). Como o pessoal do nosso grupo precisava jantar, foi para a janta e eu, muito ancioso não estava com fome. Fui então para concelebrar!
Chegando lá, é impressionante a organização e a segurança do local. Indicaram-me a sacristia onde os padres credenciados poderiam se paramentar. É uma sala enorme. Imagino que há ali por volta de 800 jogos de túnica, estola e cíngulo. Tudo separado por tamanho. Deram-me os meus paramentos. Quando terminei, me indicaram a entrada do local onde está a pequena capelinha das aparições. Éramos tantos padres e tantos bispos que não consegui contar. Cada um segura uma vela. O povo também. Iniciamos com a oração do terço, que foi meditado pelo bispo da diocese de São Tiago, Cabo Verde, África. Pela profundidade das palavras pareceu-me um homem santo.
Após a recitação dos mistérios dolorosos, iniciou-se a procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima. O povo fica onde está, andam apenas os que carregam o andor, os coroinhas e acólitos e os concelebrantes. Um mar de luzes pareceu inundar o lugar... um momento realmente emocionante... o povo, os padres... todos ficamos emocionados. O andor é conduzido ao altar central (na praça) e alí foi celbrada a missa. Quanto terminou, deu-se a bênção do Santíssimo. Voltei para o hotel meia noite e meia.
Acordamos no sábado bem cedinho, tomamos café e fomos novamente para o santuário... Alí, praticamente tudo que vivi no dia anterior pude viver novamente. A sacristia, o terço, a procissão, a missa... Dessa vez o grupo estava todo na praça e o padreWarley concelebrou também.
Rumo à Espanha
Saímos do santuário 13h45. Almoçamos no hotel e partimos para a Espanha, rumo a Santiago de Compostela, no ônibus que que a empresa de turismo alugou.
No caminho, uma parada na belíssima cidade de Braga (Portugal). Visitamos algumas das 365 igrejas que existem na cidade. Na verdade nos demoramos um pouco mais na catedral. Rezamos um pouco, lanchamos e continuamos a viagem.
Na Espanha
Chegamos em Santiago de Compostela às 22h. Desembarcamos, fomos jantar, fomos para os quartos e consegui também um acesso à internet que ainda não havia conseguido.
Bom, é muita coisa, mas um pouco é isso (por enquanto).
Meu próximo passo é a famosíssima igreja de Santiago, onde estão os restos mortais deste grande apóstolo de Nosso Senhor. Imagine! Poder chegar perto do corpo de alguém que conviveu com Ele...
Depois eu conto.
Obrigado pela comunhão comigo. Tenho todos no meu coração.
|
Igreja Sto Antônio - Lisboa |
|
Igreja da Santíssima Trindade- Fátima |
|
Igr da Sssma. Trindade - 9.0000 lugares |
|
Terço na Capelinha das Aparições |
|
Santa Missa 13 de agosto |
|
momento em que descem a imagem do andor |
|
Na coroa, está a bala que atingiu o papa J. Paulo II no dia 13 de maio de 1981 |
|
Uma das ruas de Braga (Portugal) |