Texto: José Tolentino Mendonça (http://www.snpcultura.org/) |
Paróquia Santa Luzia
29 de fev. de 2012
Tributo a Vincent Van Gogh
Música: "Starry Starry Night", interpretada por Don McLean
Por vezes, é para com Deus mesmo que nos mostramos impacientes. Como o povo no deserto, também nós gritamos a Deus: porquê toda esta caminhada penosa? Guardemos, pois, a confiança: Deus responde às nossas orações, à sua maneira, no tempo oportuno. Ele saberá suscitar novas iniciativas para a reconciliação dos cristãos, de acordo com as necessidades do nosso tempo. (Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos)
Recortes
"A comitiva prepara-se... Jesus, escarnecido, é alvo da troça de quantos O rodeiam. Ele, que passou pelo mundo fazendo o bem e sarando a todos das suas doenças!
A Ele, ao Mestre bom, a Jesus que veio ao encontro dos que estávamos afastados, vão levá-lo ao patíbulo." (S. Josemaría Escrivá. Via-Sacra, Segunda Estação)
A Ele, ao Mestre bom, a Jesus que veio ao encontro dos que estávamos afastados, vão levá-lo ao patíbulo." (S. Josemaría Escrivá. Via-Sacra, Segunda Estação)
28 de fev. de 2012
27 de fev. de 2012
Recortes
"Senhor, onde estão os Teus amigos? Onde estão os Teus súditos? Deixaram-Te. É uma debandada que dura há vinte séculos... Fugimos todos da Cruz, da Tua Santa Cruz." (S. Josemaría Escrivá. Via-Sacra, Primeira Estação)
26 de fev. de 2012
Recortes
“Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal, do Maligno. Fazei, ó Senhor, que não cedamos ante a infidelidade a que nos induz aquele que foi infiel desde o começo”
25 de fev. de 2012
Recortes
“As tentações de Nosso Senhor são também as tentações dos seus servidores individualmente. Mas, como é natural, o grau é diferente: o demônio não nos oferecerá a vós e a mim todos os reinos do mundo. Conhece o mercado e, como bom vendedor, oferece exatamente o que calcula que o comprador quererá." (Ronald Knox. Sermões pastorais)
24 de fev. de 2012
Recortes
Corta, pois, Senhor Jesus, a podridão dos meus pecados. Enquanto me tens unido a ti com os vínculos do amor, corta tudo o que está infectado. (...) Abre a ferida, para que a doença não se propague por todo o corpo...
Achei um médico que mora no Céu, mas que distribui os seus remédios na terra. Só Ele pode curar as minhas feridas, porque não as padece; só ele pode tirar do coração a pena, e da alma o temor, porque conhece as coisas mais íntimas” (Santo Ambrósio, Comentário ao Evangelho segundo Lucas, 5, 27)
23 de fev. de 2012
Recortes
“Se de verdade desejas ser alma penitente – penitente e alegre –, deves defender, acima de tudo, os teus tempos diários de oração – de oração íntima, generosa, prolongada –, e hás de procurar que esses tempos não sejam quando calhar, mas a hora certa, sempre que te seja possível. Não cedas nestes detalhes. – Sê escravo deste culto cotidiano a Deus, e eu te asseguro que te sentirás constantemente alegre” (Josemaría Escrivá, Sulco, Qun. 944)
Obrigado
OBRIGADO A TODAS AS PESSOAS QUE AJUDARAM A ORGANIZAR E AOS QUE PARTICIPARAM DA SANTA MISSA CONOSCO NESTA QUARTA-FEIRA DE CINZAS.
AGRADEÇOS AOS QUE COLABORARAM COM SEU TRABALHO DURANTE TODO O DIA. QUE DEUS OS ABENÇOE E GUARDE.
E AOS QUE NOS PRESENTEARAM COM A COMPANHIA DURANTE A CELEBRAÇÃO, OBRIGADO PELA COMUNHÃO CONOSCO.
"A saúde por excelência é a da alma"
Mensagem do Papa pela abertura da
Campanha da Fraternidade no Brasil
Campanha da Fraternidade no Brasil
CIDADE DO VATICANO, (ZENIT.org) – “Suscitar, a partir de uma reflexão sobre a realidade da saúde no Brasil, um maior espírito fraterno e comunitário na atenção dos enfermos e levar a sociedade a garantir a mais pessoas o direito de ter acesso aos meios necessários para uma vida saudável”.
Este foi o escopo da mensagem de Bento XVI enviada ao arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, em ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade 2012, sob o lema "que a saúde se difunda sobre a terra" (cf. Ecio 38,8).
continua...
Recortes
Não esqueçamos que estar com Jesus é, certamente, topar com a sua Cruz. Quando nos abandonamos nas mãos de Deus, é freqüente que Ele nos permita saborear a dor, a solidão, as contrariedades, as calúnias, as difamações, os escárnios, por dentro e por fora: porque quer moldar-nos à sua imagem e semelhança, e tolera também que nos chamem loucos e que nos tomem por néscios." (Josemaría Escrivá, Amigos de Deus)
21 de fev. de 2012
20 de fev. de 2012
Recortes
"Como um aroma penetrante que se espalha por toda a parte,(...) Deus está ali, esperando ser descoberto, ser chamado, ser levado em conta [...]” (M. Eguibar, Por qué se amotinan las gentes? (Salmo II), págs. 27-28
19 de fev. de 2012
Recortes
Senhor, eu creio! Eduquei-me na tua fé, decidi seguir-te de perto. Ao longo da minha vida, implorei repetidamente a tua misericórdia. E, repetidas vezes também, pareceu-me impossível que tu pudesses fazer tantas maravilhas no coração dos teus filhos. Senhor, creio! Mas ajuda-me, para que creia mais e melhor! (S. Josemaría Escrivá. Amigos de Deus, 204.)
18 de fev. de 2012
Recortes
Se eu fosse leproso, a minha mãe abraçar-me-ia. Sem medo nem hesitações, beijar-me-ia as chagas.
E, então, a Virgem Santíssima? Ao sentir que temos lepra, que estamos chagados, temos de gritar: - Mãe! E a proteção da nossa Mãe é como um beijo nas feridas, que nos consegue a cura. (S. Josemaría Escrivá. Forja, 190)
16 de fev. de 2012
Recortes
“Temos que pedir ao Senhor que não nos deixe cair nesta tentação. A soberba é o pior e o mais ridículo dos pecados.
Se consegue atenazar alguém com as suas múltiplas alucinações, a pessoa atacada veste-se de aparência, enche-se de vazio, empertiga-se como o sapo da fábula, que inchava o bucho, presunçosamente, até que explodiu. A soberba é desagradável, mesmo humanamente: quem se considera superior a todos e a tudo, está continuamente contemplando-se a si próprio e desprezando os outros, e estes correspondem-lhe escarnecendo da sua vã fatuidade”. (Josemaría Escrivá, Amigos de Deus, n. 100)
12 de fev. de 2012
Recortes
Ficaremos sem atualização regular no nosso blog durante esta semana.
Retiro do clero da Arquidiocese de Goiânia: 13-17/2
Vinde comigo, a lugar à parte... (Marcos 6, 31)
Recortes
“É preciso oferecer ao Senhor o sacrifício de Abel. Um sacrifício de carne jovem e formosa, o melhor do rebanho: de carne sadia e santa; de corações que só tenham um amor: Tu, meu Deus!; de inteligências trabalhadas pelo estudo profundo, que se renderão perante a tua Sabedoria; de almas infantis, que só pensarão em agradar-Te. – Recebe desde agora, Senhor, este sacrifício em odor de suavidade.” (Josemaría Escrivá, Forja, n. 43)
11 de fev. de 2012
Recortes
Meu Deus, não tenho inteligência, nem talento, nem palavras novas para falar das Vossas obras tal como a minha alma as concebe! Tudo me falta, meu Senhor. Mas desde que não me abandoneis, eu jamais Vos abandonarei. [Santa Teresa d'Ávila (1515-1582), carmelita, doutora da Igreja. Vida escrita pela própria, cap. 25]
Recortes
Estás intranquilo. - Olha: aconteça o que acontecer na tua vida interior ou no mundo que te rodeia, nunca te esqueças de que a importância dos acontecimentos ou das pessoas é muito relativa. - Calma. Deixa correr o tempo; e, depois, olhando de longe e sem paixão os fatos e as pessoas, adquirirás a perspectiva, porás cada coisa no seu lugar e de acordo com o seu verdadeiro tamanho. (S. Josemaría Escrivá. Caminho, 702)
9 de fev. de 2012
8 de fev. de 2012
Recortes
"Deus, pela sua justiça e pela sua misericórdia - infinitas e perfeitas -, trata com o mesmo amor, e de modo desigual, os filhos desiguais
Por isso, igualdade não significa medir todos pela mesma bitola." (S. Josemaría Escrivá. 601)
Por isso, igualdade não significa medir todos pela mesma bitola." (S. Josemaría Escrivá. 601)
Recortes
Às vezes penso que uns poucos inimigos de Deus e da sua Igreja vivem do medo de muitas pessoas boas, e encho-me de vergonha. (S. Josemaría Escrivá. Sulco 115)
6 de fev. de 2012
Recortes
"No rosto de toda a mãe pode-se captar um reflexo da doçura, da intuição, da generosidade de Maria. Honrando a vossa mãe, honrareis também aquela que, sendo Mãe de Cristo, é igualmente Mãe de cada um de nós” (João Paulo II, Alocução, 10-I-1979)
Recortes
“A vida passa. Cruzamo-nos com as pessoas nos variadíssimos caminhos ou avenidas da vida humana. Quanto resta por fazer!... cada ouvido, cada coração, cada mente têm o seu momento, esperam a voz amiga que pode despertá-los do marasmo e da tristeza. Se se ama a Deus, não se pode deixar de sentir a censura dos dias que passam, das pessoas que passam... sem que nós saibamos fazer o que seria necessário fazer, dizer o que se deveria dizer”. (C. Lopez Pardo, Sobre la vida y la muerte)
3 de fev. de 2012
Recortes
És, entre os teus, alma de apóstolo, a pedra caída no lago. - Produz, com o teu exemplo e a tua palavra, um primeiro círculo...; e este, outro... e outro, e outro... Cada vez mais largo.
Compreendes agora a grandeza da tua missão? (S. Josemaría Escrivá. Caminho 842)
Compreendes agora a grandeza da tua missão? (S. Josemaría Escrivá. Caminho 842)
Astrônomo vaticano recorda que a teoria do Big Bang sintoniza com história da criação
ACI/EWTN Noticias)
Ao apresentar esta manhã no Vaticano a mostra "História do outro mundo. O universo dentro e fora de nós", o diretor do Observatório Astronômico do Vaticano, o argentino jesuíta Padre José Gabriel Funes, explicou que a teoria do Big Bang não está em pé de guerra com a fé.
Em uma entrevista concedida ao grupo ACI, o Pe. Funes assinalou que desde o ponto de vista eclesiástico "o Big Bang não está em contradição com a fé".
"Sabemos que Deus é criador, é um pai bom que tem um plano providencial para nós, que nós somos seus filhos, e que tudo o que possamos aprender racionalmente sobre a origem do universo não está em contradição com a mensagem religiosa da Bíblia", indicou.
A Teoria do Big Bang, também conhecida como a grande explosão, é a "melhor teoria que temos neste momento da criação do universo", disse.
De forma muito resumida, esta teoria, explica que provavelmente, a criação começou faz 14 milhões de anos com uma explosão colossal na que foram criados o espaço, o tempo, a energia e a matéria, assim, é como nasceram as galáxias, as estrelas e os planetas, os quais se encontram em contínua expansão.
O Pe. Funes afirmou, que como astrônomo e católico compartilha esta justificação da criação do universo, apesar de que "há algumas perguntas sem resposta".
Além disso, o astrônomo explicou que os católicos "devem ver o cosmos como um dom de Deus", e "admirar a beleza que há no universo".
"Essa beleza que vemos leva de algum modo à beleza do criador. E também graças a que Deus nos dotou que inteligência, de razão, podemos encontrar o logos, essa explicação racional que há no universo que nos permite fazer ciência também. Fala-nos também do logos criador de Deus".
O sacerdote indicou, que embora não há prova alguma de vida inteligente no universo à parte da nossa, "não a podemos descartar", porque estudos de astronomia mostram que existem ao redor de 700 planetas que giram ao redor de outras estrelas.
"Se no futuro, que me parece uma coisa bastante difícil, pudesse estabelecer-se que existe vida, e vida inteligente, não acredito que isto contradiga q mensagem religiosa da criação porque seriam também criaturas de Deus", acrescentou.
O interesse oficial da Igreja pela astronomia se remonta ao século XVI e em 1891, o Papa León XIII decidiu criar oficialmente um Observatório Vaticano para mostrar que a Igreja não está contra o desenvolvimento científico, mas sim promove o desenvolvimento da ciência de qualidade.
Ademais, existe o Observatório Vaticano, com sede em Castel Gandolfo, enquanto que o telescópio que se usa para a investigação, situa-se em Tucson, Estados Unidos.
O Pe. Funes explicou que exporá a mostra de 10 de março a 1 de julho em Pisa, por ser a cidade em que nasceu Galileo Galilei –pai da astronomia moderna–, e onde o astrônomo propulsor do Observatório Vaticano, Cardeal Pietro Maffi, desenvolveu seu ministério.
A exposição consiste em um percurso no tempo através de imagens, instrumentos de investigação, assim como minerais reais de Lua e Marte que conduzem o espectador a uma fascinante viagem desde a criação do universo e da matéria, até nosso mundo interior e os átomos que nos conformam.
O Papa Bento XVI visitou no ano 2009 o Observatório Vaticano, situado na localidade de Castel Gandolfo. Naquela ocasião, sustentou em suas mãos um dos tesouros do observatório, um meteorito vindo de Marte
Ao apresentar esta manhã no Vaticano a mostra "História do outro mundo. O universo dentro e fora de nós", o diretor do Observatório Astronômico do Vaticano, o argentino jesuíta Padre José Gabriel Funes, explicou que a teoria do Big Bang não está em pé de guerra com a fé.
Em uma entrevista concedida ao grupo ACI, o Pe. Funes assinalou que desde o ponto de vista eclesiástico "o Big Bang não está em contradição com a fé".
"Sabemos que Deus é criador, é um pai bom que tem um plano providencial para nós, que nós somos seus filhos, e que tudo o que possamos aprender racionalmente sobre a origem do universo não está em contradição com a mensagem religiosa da Bíblia", indicou.
A Teoria do Big Bang, também conhecida como a grande explosão, é a "melhor teoria que temos neste momento da criação do universo", disse.
De forma muito resumida, esta teoria, explica que provavelmente, a criação começou faz 14 milhões de anos com uma explosão colossal na que foram criados o espaço, o tempo, a energia e a matéria, assim, é como nasceram as galáxias, as estrelas e os planetas, os quais se encontram em contínua expansão.
O Pe. Funes afirmou, que como astrônomo e católico compartilha esta justificação da criação do universo, apesar de que "há algumas perguntas sem resposta".
Além disso, o astrônomo explicou que os católicos "devem ver o cosmos como um dom de Deus", e "admirar a beleza que há no universo".
"Essa beleza que vemos leva de algum modo à beleza do criador. E também graças a que Deus nos dotou que inteligência, de razão, podemos encontrar o logos, essa explicação racional que há no universo que nos permite fazer ciência também. Fala-nos também do logos criador de Deus".
O sacerdote indicou, que embora não há prova alguma de vida inteligente no universo à parte da nossa, "não a podemos descartar", porque estudos de astronomia mostram que existem ao redor de 700 planetas que giram ao redor de outras estrelas.
"Se no futuro, que me parece uma coisa bastante difícil, pudesse estabelecer-se que existe vida, e vida inteligente, não acredito que isto contradiga q mensagem religiosa da criação porque seriam também criaturas de Deus", acrescentou.
O interesse oficial da Igreja pela astronomia se remonta ao século XVI e em 1891, o Papa León XIII decidiu criar oficialmente um Observatório Vaticano para mostrar que a Igreja não está contra o desenvolvimento científico, mas sim promove o desenvolvimento da ciência de qualidade.
Ademais, existe o Observatório Vaticano, com sede em Castel Gandolfo, enquanto que o telescópio que se usa para a investigação, situa-se em Tucson, Estados Unidos.
O Pe. Funes explicou que exporá a mostra de 10 de março a 1 de julho em Pisa, por ser a cidade em que nasceu Galileo Galilei –pai da astronomia moderna–, e onde o astrônomo propulsor do Observatório Vaticano, Cardeal Pietro Maffi, desenvolveu seu ministério.
A exposição consiste em um percurso no tempo através de imagens, instrumentos de investigação, assim como minerais reais de Lua e Marte que conduzem o espectador a uma fascinante viagem desde a criação do universo e da matéria, até nosso mundo interior e os átomos que nos conformam.
O Papa Bento XVI visitou no ano 2009 o Observatório Vaticano, situado na localidade de Castel Gandolfo. Naquela ocasião, sustentou em suas mãos um dos tesouros do observatório, um meteorito vindo de Marte
2 de fev. de 2012
Recortes
“Nas relações com os que te cercam, tens de conduzir-te cada dia com muita compreensão, com muito carinho, juntamente – é claro – com toda a energia necessária: de outro modo, a compreensão e o carinho se convertem em cumplicidade e egoísmo” (S. Josemaría Escrivá. Sulco, 803)
1 de fev. de 2012
Recortes
“Junta, pois, as tuas orações às dEle, as tuas lágrimas às dEle, as tuas penitências e vigílias às dEle, e oferece-as ao Senhor, para que o que de per si é de pouco preço, por Ele seja de muito valor." (Frei Luís de Granada, Vida de Jesus Cristo, VII)
Assinar:
Postagens (Atom)