Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

26 de fev. de 2012

RETIRO ESPIRITUAL DE QUARESMA (I)

RUMO À PÁSCOA DO SENHOR...
27 DE FEVEREIRO - PRIMEIRO DIA

Oração Inicial:
- Ao Espírito Santo
Divino Espírito Santo dai-me um coração grande aberto à Vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas; alheio a qualquer desprezível competição humana; compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande e desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo o tédio, todo o cansaço, toda a desilusão, toda a ofensa! Um coração grande, forte e constante até o sacrifício, quando for necessário! Um coração, cuja felicidade é palpitar com o Coração de Cristo e cumprir humilde, fiel e virilmente a Vontade Divina.  Amém!  (Papa Paulo VI)


OFERECIMENTO
Oferecemos, ó Bom Jesus, este momento de oração em honra de seu precioso sangue derramado na cruz. Conceda-nos a graça de nunca nos afastarmos de vós. Pedimos que este retiro sirva para nossa conversão pessoal e a de muitos outros irmãos e irmãs, especialmente aqueles que estão afastados de vossa presença. Oferecemos também pelos pastores da nossa Igreja. Que eles tenham forças para superar todas as dificuldades e que se mantenham firmes na sublime vocação que receberam. Mantenha Senhor, em nós o desejo ardente de sempre estar na tua presença e que nós sejamos fiéis a ti, para proclamarmos o vosso nome em todos os lugares e situações. Amém. (Pe Elenivaldo)


Recorte: “Suponhamos que sobre as ruas de uma cidade populosa se abatia de repente uma total escuridão; podem imaginar, sem que eu lhes descreva, o ruído e o clamor que se produziriam. Transeuntes, carruagens, carros, cavalos, todos mergulhariam no caos. Assim é o estado do mundo. O espírito maligno que atua sobre os filhos da incredulidade, o deus deste mundo, como diz São Paulo, cegou os olhos dos que não crêem, e eis que se vêem forçados a brigar e a discutir porque perderam o caminho; e disputam uns com os outros, uns dizendo isto, outros aquilo, porque não enxergam”. (Beato J. H. Newman, Sermão para o Domingo II da Quaresma. Mundo e pecado)


Leitura bíblica: Rm 12, 1-2
1 Eu vos exorto, pois, irmãos, pela misericórdia  de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual.2 Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.


Meditação:
Querido irmão, querida irmã! Paz e bem.
Começamos hoje uma caminhada juntos. Trata-se de uma proposta de oração que faremos juntos até celebrarmos a Páscoa. 
Oferecer-se a Deus, este é o apelo que nos faz São Paulo na leitura que acabamos de ler. Deus, em sua misericórdia, nos aceitará.
Podemos dizer: oferece-se o corpo para que a alma seja embebida em Deus, pertença a Deus, para podermos ser transformados pelo Espírito Santo e, assim, oferecer um sacrifício vivo, santo e agradável. Para tanto, o tempo da quaresma é este tempo da conversão, da “renovação do espírito”. Caminhemos juntos e façamos o que agrada ao Senhor, o que é perfeito.

Preces
1.         Senhor, nós te suplicamos que, ao iniciarmos nossa caminhada quaresmal, possamos nos preparar para a Páscoa pela oração, pelo desapego e pela caridade.
2.         Senhor, vós quisestes que o vosso Filho, ressuscitado dos mortos, aparecesse em primeiro lugar aos apóstolos; fazei de nós testemunhas do vosso Filho até os confins da terra.
3.         Senhor, ajudai-nos a praticar o que é bom, correto e verdadeiro a vossos olhos, e a sempre vos procurar com sinceridade de coração.
4.         Preces espontâneas

Pai nosso
Ave Maria

Oração do dia: Convertei-nos, ó Deus, nosso Salvador, e, para que a celebração da Quaresma nos seja útil, iluminai-nos com a doutrina celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário