Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

18 de ago. de 2011

Notícias da Viagem III

Paz!
Desde que chegamos em Madri para a Jornada Mundial da Juventude estamos acompanhando com nossos passos os passos dos outros também. É um "vai-e-vem" de grupos que impressiona. O calor e o sol se abatem sobre alguns e é comum ver pessoas se refrescando nas várias fontes que existem na cidade.
A capital da Espanha é uma cidade onde se misturam a arquitetura moderna e antiga e parece que elas convivem muito bem. São prédios sofisticados e bem conservados. Mesmo nos bairros mais distantes as construções estão bem conservadas.
A Espanha está mergulhada numa crise financeira muito grave. E parece que eles aqui não encaram como nós, os brasileiros. O padrão de vida é alto, os custos são altos e a taxa de desemprego também. Mas os turistas e peregrinos, ao que parece, estão aproveitando para comprar. Lojas de roupas, calçados, souvenirs e tudo o mais estão sempre abarrotadas. Eu fico observando isso tudo, meio de longe. Afinal, dinheiro eu não trouxe e vontade de comprar não tenho.
As atividades da Jornada são em diversos lugares. Pela manhã nestes dias 17, 18 e  19 (sempre pela manhã) os bispos dão as "catequeses" e encerram com a Missa. São divididas por países. Ontem (17) participei numa paróquia com o bispo brasileiro responsável pelos jonvens. Foi muito boa a catequese dele.
Além disso, tem as atividades culturais que são inúmeras. Museus, igrejas, teatros, óperas... Cada um faz sua programação conforme o que achar melhor.

Ontem a noite, por volta das 19h houve um protesto dos grupos anti-católicos. Mais de 150 entidades reuniram cerca de 2.000 pessoas que foram às ruas com faixas, cartazes e fantasias muito ofensivas à Igreja e ao Papa. Apesar de estarem aqui mais de um milhão de jovens católicos de todo o mundo, eles escolheram um lugar chamado "Porta do Sol" para passar. Lá estão milhares de jovens a qualquer hora do dia ou da noite. É uma espécie de ponto de encontro dos grupos. O confronto foi inevitável e os gritos também. Fiquei de longe pois sabia que aquilo não daria coisa que prestasse. Dito e certo: um princípio de tumulto, alguns feridos, entre eles policiais e muita gente presa.

A polícia prendeu também, no dia 16, um jovem mexicano que estava infiltrado entre os peregrinos. Ele estava preparando um atentado com gases tóxicos que seriam lançados contra esses manifestantes anti-católicos. Descobriram antes, graças a Deus pois a tragédia poderia mesmo acontecer e atingir até pessoas que nada têm haver com isso e que estão aqui apenas para manifestar sua fé.

Uma cena me chamou a atenção. Enquanto passava o grupo de manifestantes, um travesti quebrou o cordão de isolamento e avançou contra um grupo de jovens, quase todas meninas. Palavrões e ofensas e com o dedo apontado contra o grupo. Elas se ajoelharam e, com o terço na mão começaram a rezar. Acho que isso é viver o Evangelho. Coisa difícil de se ver nos dias de hoje, especialmente entre jovens.

Bom, hoje (18) o papa chega aqui. Neste instante que escrevo ele está no espaço aéreo entre a Itália e a Espanha. Às 19h15 será recebido oficialmente pelos jovens e alí haverá nosso primeiro encontro com o papa nesta Jornada.

A noite está prevista uma vigília em 12 diferentes locais onde estarão, em cada um deles, uma imagem de Nossa Senhora vinda de 12 países diferentes.
Depois eu conto mais...


MINHA CÂMERA TEVE UM PROBLEMINHA E NÃO TENHO MUITAS FOTOS.
MAS JÁ CONSERTEI...

APRESENTO AQUI O HINO PONTIFÍCIO EM HOMENAGEM AO SANTO PADRE



7 comentários:

  1. Sua benção,padre.
    Fiquei muito preocupada com as notícias pela tv,mas agora que o senhor nos passa,fico mais confiante.Infelizmente foi sempre assim,enquanto alguns rezam,outros não querem paz...mas esperamos em Deus.Estamos em intercessão por todos e este é um evento de Deus e o senhor é um sacerdote de vida de oração também.Nossa Senhora estenda seu manto sobre todos e proteja o Santo Padre,o papa.Aproveite bastante,só não sei como o senhor vai armazenar mais conhecimento nesta cabecinha já tão cheia de tantas maravilhas de Deus!!!Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Esperava ansiosa pelas notícias. Pena que houve essas violências! Mas nosso Deus há de acalmar a todos e que incidentes não aconteçam mais. Que todos possam viver hamoniosamente e que todos possam demonstrar sua fé.
    Que a paz do JESUS reine em Madri.
    Deus os abençoe e proteja.
    Sua benção

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia!
    A benção.
    Muito bom o seu relato, parece que estou aí presenciando tudo.
    Ontem ao assistir o Jornal Nacional, vi as manifestações, fiquei preocupada com o senhor.
    aliás, com todos. Estamos felizes por sentir que o senhor tambem está feliz. Isso é muito bom.
    Fique em paz e aproveite.

    ResponderExcluir
  4. A benção!!!
    Realmente parece que estou ai.
    Fico feliz por esse maravilhoso momento em que o Sr está vivenciando, apesar das violencias.
    Que Deus o ilumine cada vez mais e Nossa Maezinha o proteja e a todos que ai estão.
    A Paz de Jesus!!!!

    ResponderExcluir
  5. Pedro Henrique Marcelino Honorato18 de agosto de 2011 às 13:27

    É Padre, realmente este "atentado" ja estava previsto, mencionou até no "hoje do msn", fiquemos tb em oração, pois o que esta se dizendo, e que querem uma manifestação contra o papa!
    Q Deus abençoe ao senhor, e a todos q ai estão!
    E continue a escrever, ta mt bom...

    ResponderExcluir
  6. A benção Padre,
    estou muito feliz pelo senhor, que a experiência vivenciada neste momento da sua vida, sirva como fonte de coragem para continuar firme nesta linda missão que escolheu.
    Obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
  7. A benção Padre!
    Que alegria poder contar com esse carinho, dando- nos informações atualizadas, ontem ficamos muito preocupados com o senhor.
    Lendo os relatos parece que estamos ai, é um sensação maravilhosa...
    Fique na proteção do Senhor.
    obrigado por tudo ...
    Saudades.

    ResponderExcluir