Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

13 de ago. de 2011

Notícias da Viagem

Iniciamos a viagem rumo à Jornada Mundial da Juventude.
Eu já imaginava que seriam dias muito intensos, mas nem tanto. Intensos não tanto pela programação mas, sim, pela experiência que estou vivendo.
Lisboa
Chegamos em Lisboa bem cedinho (por volta das 7h - hora local). No aeroporto havia uma guia que já nos aguardava com um ônibus, o qual nos levou ao centro histórico da capital portuguesa.
Lá, foi possível conhecer a igreja de Santo Antônio de Pádua (que na verdade nasceu em Lisboa). Vimos o loca de seu batismo, seu quarto...
Em seguida fomos levados à Sé de Lisboa (Catedral). Muito antiga, como quase tudo por aqui. Passeamos pelo centro e fomos levados ao famoso mosteiro dos Gerônimos. Havia muitos turistas, o que dificultou um pouco. Ali pertinho estava o monumento aos navegadores, local de onde partiam os portugueses para o Brasil, na época das descobertas. Passeamos mais um pouco e fomos a um restaurante para o almoço. De lá, partimos para Fátima.
Fátima
Ao chegarmos fomos levados ao hotel, onde nos hospedamos. Confesso que fiquei meio impaciente para ir logo levar as intenções que tanta gente me deu. Mas cheguei lá, ao pés da Virgem de Fátima. Estava acontecendo uma missa (16h30). Pedi informação na secretaria e me inscreveram para concelebrar na missa da noite. Mas antes, nosso grupo preferiu que celebrássemos apenas nós. E rezamos a missa na capela de um convento próximo ao hotel. Somos três padres: Eu, padre Jessé que é redentorista e o padre Warley da paróquia São Pio X. Além de 4 irmãs do Instituto Coração de Jesus (para quem conhece a Dalila, são irmãs da mesma congregação).
Pediram para que eu presidisse a missa. Foi um momento de muita comunhão entre nós.
Depois, chegou a hora da missa no santuário e lá fui eu... o baiano (rsss). Como o pessoal do nosso grupo precisava jantar, foi para a janta e eu, muito ancioso não estava com fome. Fui então para concelebrar!
Chegando lá, é impressionante a organização e a segurança do local. Indicaram-me a sacristia onde os padres credenciados poderiam se paramentar. É uma sala enorme. Imagino que há ali por volta de 800 jogos de túnica, estola e cíngulo. Tudo separado por tamanho. Deram-me os meus paramentos. Quando terminei, me indicaram a entrada do local onde está a pequena capelinha das aparições. Éramos tantos padres e tantos bispos que não consegui contar. Cada um segura uma vela. O povo também. Iniciamos com a oração do terço, que foi meditado pelo bispo da diocese de São Tiago, Cabo Verde, África. Pela profundidade das palavras pareceu-me um homem santo.
Após a recitação dos mistérios dolorosos, iniciou-se a procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima. O povo fica onde está, andam apenas os que carregam o andor, os coroinhas e acólitos e os concelebrantes. Um mar de luzes pareceu inundar o lugar... um momento realmente emocionante... o povo, os padres... todos ficamos emocionados. O andor é conduzido ao altar central (na praça) e alí foi celbrada a missa. Quanto terminou, deu-se a bênção do Santíssimo. Voltei para o hotel meia noite e meia.

Acordamos no sábado bem cedinho, tomamos café e fomos novamente para o santuário... Alí, praticamente tudo que vivi no dia anterior pude viver novamente. A sacristia, o terço, a procissão, a missa... Dessa vez o grupo estava todo na praça e o padreWarley concelebrou também.
Rumo à Espanha
Saímos do santuário 13h45. Almoçamos no hotel e partimos  para a Espanha, rumo a Santiago de Compostela, no ônibus que que a empresa de turismo alugou.

No caminho, uma parada na belíssima cidade de Braga (Portugal). Visitamos algumas das 365 igrejas que existem na cidade. Na verdade nos demoramos um pouco mais na catedral. Rezamos um pouco, lanchamos e continuamos a viagem.

Na Espanha
Chegamos em Santiago de Compostela às 22h. Desembarcamos, fomos jantar, fomos para os quartos e consegui também um acesso à internet que ainda não havia conseguido.

Bom, é muita coisa, mas um pouco é isso (por enquanto).
Meu próximo passo é a famosíssima igreja de Santiago, onde estão os restos mortais deste grande apóstolo de Nosso Senhor. Imagine! Poder chegar perto do corpo de alguém que conviveu com Ele...
Depois eu conto.
Obrigado pela comunhão comigo. Tenho todos no meu coração.

Igreja Sto Antônio - Lisboa

Igreja da Santíssima Trindade- Fátima

Igr da Sssma. Trindade - 9.0000 lugares

Terço na Capelinha das Aparições


Santa Missa 13 de agosto

momento em que descem a imagem do andor

Na coroa, está a bala que atingiu o papa J. Paulo II no dia 13 de maio de 1981

Uma das ruas de Braga (Portugal)

14 comentários:

  1. Que maravilha!!!
    Obrigada por dividir conosco essa viagem. Estou imaginado tudo e vendo as fotos parece que estou na viagem também.
    É muito bom e muito gratificante ver as coisas de Deus. Tenho muita vontade de fazer uma viagem assim em lugares santos.
    MUITO OBRIGADA!!!
    Deus os abençoem em cada passo desta jornada.
    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  2. Então quer dizer q o "Baianin" agora é internacional? hauahauahua Mas é chique mesmo!
    Padre, aproveite bastante, acredito que Portugal e Espanha são uns dos lugares mais belos do mundo
    (em quesito de arquitetura). Aproveite os momentos próximo a Nossa Mãe e São Tiago, e tbm do representante de Pedro nos nossos dias!
    Feliz dia dos Pais!

    P.s.: Quero ver as fotos do mosteiro dos Jerônimos e da Torre de Belém!

    ResponderExcluir
  3. Nossa que sorriso feliz!!
    Mas com uma viagem abençoada desta. Nesses lugares
    bonitos e cheios do Espírito Santo só pode ficar irradiando felicidade.
    Fique nos braços da nossa MÃE.

    ResponderExcluir
  4. Que alegria,Padre.Podemos sentir daqui a contagiante emoção dos lugares que o senhor visita .Aproveite cada momento,pois o senhor merece.Estamos intercedendo por todos.Um abraço,sua bênção.

    ResponderExcluir
  5. SO PELO SORRISO imagino cm deve estar. QUE DEUS LHE CONCENDA MOMENTOS COMO ESTE E MUITOS MAIS...OBRIGADA POR DIVIDIR CONOSCO OS MOMENTOS ALEGRES.ABRAÇOS...

    ResponderExcluir
  6. Padre, muito obrigada por compartilhar conosco esses momentos que o senhor está vivenciando.Que Deus proteja a todos vcs que tiveram essa oportunidade e que Nossa Senhora os cubra com teu manto!Feliz dia dos Pais!

    ResponderExcluir
  7. A paz de Jesus!
    Obrigada por estar em comunhão conosco nesta ocasião tão especial. Viva intensamente todos esses momentos que com certeza serão únicos.
    Que Deus o ilumine a cada instante desta caminhada.

    ResponderExcluir
  8. A benção padre confesso que me emocionei muito com tudo isso ficamos felizes por ver tamanha beleza, e aproveite e obrigado por dividir conosco cada momento, estou em oraçoa um forte abraço.

    ResponderExcluir
  9. Padre não tem como não comentar vendo esse seu sorriso tão maravilhoso.Te peço coloque nossa comunidade de vps e nosso Padre Sérgio em todas
    as suas orações.Obrigada por partilhar conosco
    essa viagem Tão linda.Que Deus os proteja.Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Padre por compartilhar conosco esses momentos maravilhosos. Que Deus ilumine o Sr cada vez mais e a todos que estão ai. E conte sempre com nossas orações...
    A Benção!!!
    A Paz de Jesus...

    ResponderExcluir
  11. Vendo o senhor contando e estas fotos da uma paz no coraçao e uma vontade imensa de estar aí.Viva intensamente esses dias,e quando o senhor voltar compartilhar com nós estes momentos maravilhosos vividos aí. Saudades!!

    ResponderExcluir
  12. A Paz de Jesus!
    Estamos daqui em comunhão com o Sr.,quanta alegria para nós saber que o Sr. está conhecendo esses lugares tão lindos e importantes para nossa Igreja!A cada descrição dos acontecimentos, nos emocionamos juntos.O Sr. merece muito estar aí, aproveite bastante todos os momentos!Boa e feliz Jornada!!!!!Abraço com saudades!!!! A benção!!!

    ResponderExcluir
  13. Pedro Henrique Marcelino Honorato16 de agosto de 2011 às 08:39

    Padre, q maravilha esta sendo essa viagem, pelo oq o senhor diz! O Senhor compartilhando isso conosco é cmo se estivessimos ai... Boa Jornada e sua benção!!

    ResponderExcluir
  14. Que bom pe.Elenivaldo poder ver o senhor pelos menos nestas fotos,nos da mais saudades ainda do senhor,esta fazendo muita falta aqui,mas estamos felizes pelo senhor por estar ai participando desta jornada,sua benção tá.

    ResponderExcluir