Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

15 de ago. de 2011

Notícias da Viagem

Domingo, dia 14, chegamos a Santiago de Compostela.
Trata-se de uma cidade muito famosa por guardar os restos mortais do apóstolo Tiago. Chegamos a um hotel muito bom, mas um pouco distante do centro histórico. Por isso, aproveitamos bem o passeio pois o "nosso" ônibus nos deixou ali perto e fomos logo para a igreja. É, como tudo aqui, uma igreja antiquíssima. Estava muito difícil de entrar devido ao número de turistas.
Na praça havia muitos grupos de peregrinos, a maioria brasileiros. É fácil identificar pois somos o centro das atenções devido à cantoria, danças, tambores... Quando um grupo começa a cantar logo se juntam muitas pessoas ao redor tirando fotos e gritando  - "brasileiros?!".
Mas também são muitos os que fazem o "Caminho de Santiago". Para receber o certificado é necessário caminhar a pé pelo menos 100km, carimbar um papel duas vezes ao dia em cada lugar credenciado etc... Outros optam por vir de bicicleta (neste caso precisa fazer no mínimo 300km).
A igreja é muito ornamentada com imagens, esculturas, ouro, obras de arte, capelas... e possui um turíbulo enorme (o maior do mundo). Aqui eles o chamam de botafumeiro. Acendem apenas em grandes solenidades e é uma das grandes atrações.
Andei bastante pelas ruas medievais da cidade. São verdadeiros labirintos... mas tudo bem limpo e conservado.



A noite, por volta das 19h30, celebramos a missa no hotel. Depois fui a pé com mais duas pessoas andar um pouco e aproveitamos para conhecer outras ruas. Encontramos algumas pessoas de Goiânia, Aparecida...Alguns que moram lá e outros que estavam na peregrinação. Aqui nessa época o sol se põe por volta das 21h30-22h.

Segunda-feira, dia 15, saímos de Santiago para
Madri às 9h. Uns 500km de distância. A vigem foi meio cansativa e demorada. Mas nosso destino era Madri e os jovens fizeram muita festa durante todo o trajeto. Cântigos, terços, brincadeiras... alguns preferem ler e outros simplesmente dormir ou olhar a paisagem...

Quando chegamos ao destino, fomos levados ao centro da cidade. Eu fiquei num hotel perto do centro principal (certa de 20 minutos a pé) e os demais foram para um alojamento um pouco mais longe (cerca de 20 minutos de ônibus). O motivo de eu ter ficado aqui é facilitar minha saída para o aeroporto quando eu for embora, já que não retorno com o grupo. Hoje eu andei bastante, bati muita perna. A cidade está cheia de grupos vindos de toda parte do mundo. É gente de toda cor, idiomas e raças. é Bonito de se ver. Amanhã inicia a jornada propriamente dita.
Depois eu conto. Obrigado e Deus abençoe.





10 comentários:

  1. Mais um capítulo! Que bom viajar sem sair da nossa poltrona...como ficamos gratificados em dividir tudo conosco. Tudo muito liiiindo nas fotos. Como é bom saber que há muitas pessoas e jovens sedentos pelas coisas de Deus. Que Jesus os abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Padre, quanta coisa bela!!! O senhor MERECE cada instante, cada minuto deste maravilhoso passeio.
    Reze por nós nesta sua jornada de orações.
    Fiquem na paz de Jesus.
    Sua benção.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Fico muito feliz por vc.
    Aproveite bastante...
    Ah, não tive medo de andar de avião,foi td bem,graças a Deus.
    Fique na paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  4. Fico muito feliz em compartilhar a viagem conosco!!! Aproveita bastante mesmo, pois o senhor merece tudo isso e muito mais...

    ResponderExcluir
  5. QUE bom poder viajar junto c vc.TENHO A SENSAÇÃO de estar ai tb.OBRIGADA por dividir conosco sua alegria.Estamos felizes...QUE NOSSO SENHOR,lhe cubra de proteção por onde andar.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Padre Elenivaldo!
    Que bom ter noticias sua e da Jornada.
    Padre, parabéns pela sua viagem, em cada pedacinho do planeta você tem deixado suas impressões e o melhor ainda divide conosco essa sua magnífica e encantadora experiência.
    Que delícia ler teu relato, ver as fotos...parece que a gente consegue estar um pouquinho nesse lindo lugar com você.
    Amei! Obrigada por compartilhar conosco essa maravilha.!
    Aguardo ansiosa a segunda parte.
    Nossas orações e contamos com as suas orações também!
    Fique com Deus e na proteção de Nossa Mãezinha,Maria.
    Abraço forte!

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha ler este post, tive a sensação de estar aí vivendo essas belezas. Um de meus sonhos e objetivos é fazer o Caminho de Compostela e peço a Deus me dê forças e condições para realizar. Grande abraço e que Deus o guarde e proteja. Benção.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Pe. Elenivaldo ! Que bom ter noticias sua e compartilhar um pouco dessa maravilha que senhor está vivendo.Padre,temos sentido muita a sua falta na nossa comunidade Jesus Transfigurado.Aguardamos ansiosos pela sua chegada.A sua benção e um forte abraço .

    ResponderExcluir
  9. Lidiane Ferreira de Souza18 de agosto de 2011 às 21:46

    Já falaram muito aí em cima, então me resta dizer o que todos daqui estão sentindo: Q-U-E I-N-V-E-J-A!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Sei que esse passeio enriqueçerá mais o conteúdo na palavra de DEUS, para passar para seus fiéis.
    No mais estou muito feliz, de ter todos os dias notícias do senhor,sei que és um Pe. de um coração enorme,que luta pela conversão de seu rebanho.já tive o enoreme prazer de te-lo como meu pastor durante 4 anos na paróquia santa cruz e sou eternamente grata por tudo que aprendi com o senhor. viajem merecida! A SUA BENÇÃO! FORTE ABRAÇO.
    JAILMA

    ResponderExcluir