Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

16 de ago. de 2012

Convocação para Ato de Desagravo. Paróquia Santa Luzia, Goiânia





Comunicado:
Na madrugada deste dia 16 de agosto de 2012 ocorreu uma invasão às dependências da Matriz Santa Luzia. Não sabemos quantas pessoas cometeram tal ato. Conseguiram entrar através do portão que dá acesso ao pátio da igreja, adentraram pelo teto da capela do Santíssimo, quebraram o forro da mesma e violaram o sacrário.

Houve grave e violenta profanação ao Santíssimo Sacramento.

Diante de tal situação foram tomadas as seguintes providências:

1. Acionamos a polícia militar;

2. Isolamos o local e, após a devida vistoria feita pelos policiais, recolhemos as partículas que estavam espalhadas. Ninguém (a não ser o padre e os ministros) chegou perto do local onde estavam as partículas. Purificamos todos os lugares onde havia possibilidade de haver partículas do Corpo do Senhor;

3. Após a Santa Missa, rezada pontualmente às 7h da manhã, informamos aos fiéis que ainda não sabiam do ocorrido;

4. Informamos também a Dom Waldemar, nosso bispo auxiliar, sobre o ocorrido. O mesmo disse-nos que as providências tomadas estavam de acordo, recomendando que se acrescentasse o devido registro no Livro de Tombo da Paróquia.

5. Marcamos para sexta-feira, 17 de agosto, um dia de adoração ao Santíssimo Sacramento e a celebração da Santa Missa em desagravo.


Assim dispusemos os horários:
7h: Santa Missa

          7h30: Exposição do Santíssimo

          7h30 às 15h: Adoração

          15h: Santa Missa de Desagravo

          16h15: Bênção do Santíssimo

Nossa conclusão até agora é que não se trata de um ato de vandalismo intencional e voluntário dirigido contra o Santíssimo Sacramento, pois tudo que parecia "cofre" foi arrombado. Por exemplo, o oratório da Legião de Maria, que tem uma gaveta com tranca onde se guardam objetos devocionais foi violado; o coletor de ofertas que é de madeira e se encontrava trancado também foi destruído. Também não houve qualquer dano às imagens sacras, o que normalmente ocorre em casos de profanação intencional. Certamente estava (m) procurando objetos de valor material. Todas as evidências levam a crer numa atitude de total IGNORÂNCIA sobre o que fazia (m), o que infelizmente não alivia as ofensas contra nosso Senhor.  


Tudo o que aconteceu causou consternação geral, especialmente nos que presenciaram as horríveis cenas. Apesar das lágrimas de dor, cerca de vinte (20) pessoas permaneceram após a Santa Missa recolhendo, limpando e reorganizando tudo.
Elevemos à Santíssima Trindade nossas preces também pelas pessoas que provocaram tamanha atrocidade e nos empenhemos com mais firmeza na evangelização, especialmente das novas gerações para que saibam quão grande e precioso é o Senhor.
Agradecemos as manifestações de unidade que chegam até nós e pedimos que intensifiquem as orações e jejuns por esta e outras violências que temos presenciado em nossos dias.


Graças e louvores se deem agora e em cada momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

Pe Elenivaldo Santos. Adm. Paroquial 


ATO DE REPARAÇÃO AO CORAÇÃO SACRATÍSSIMO DE JESUS.
(Carta Encíclica do Papa Pio XI - 1928)

Dulcíssimo Jesus, cuja infinita caridade para com os homens é deles tão ingratamente correspondida com esquecimentos, friezas e desprezos, eis-nos aqui prostrados, diante do vosso altar, para vos desagravar-mos, com especiais homenagens, da insensibilidade tão insensata e das nefandas injúrias com que é de toda parte alvejado o vosso dulcíssimo Coração. Reconhecendo, porém, com a mais profunda dor, que também nós, mais de uma vez, cometemos as mesmas indignidades, para nós, em primeiro lugar, imploramos a vossa misericórdia, prontos a expiar não só as próprias culpas, mas também as daqueles que, errando longe do caminho da salvação, ou se obstinam na sua infidelidade não Vos querendo como pastor e guia, ou, faltando às promessas do batismo, sacudiram o suavíssimo jugo da vossa santa Lei.

De todos estes tão deploráveis crimes, Senhor, queremos nós hoje desagravar-vos, mas particularmente dos costumes e imodéstias do vestir, de tantos laços de corrupção armados à inocência, da violação dos dias santificados, das execrandas blasfêmias contra Vós e vossos santos, dos insultos ao vosso vigário e a todo o vosso clero, do desprezo e das horrendas e sacrílegas profanações do Sacramento do divino Amor, e enfim, dos atentados e rebeldias oficiais das nações contra os direitos e o magistério da vossa Igreja.
Oh, se pudéssemos lavar com o próprio sangue tantas iniqüidades! Entretanto, para reparar a honra divina ultrajada, vos oferecemos, juntamente com os merecimentos da Virgem Mãe, de todos os santos e almas piedosas, aquela infinita satisfação que Vós oferecestes ao Eterno Pai sobre a cruz, e que não cessais de renovar todos os dias sobre os nossos altares.

Ajudai-nos, Senhor, com o auxílio da vossa graça, para que possamos, como é nosso firme propósito, com a viveza da fé, com a pureza dos costumes, com a fiel observância da lei e caridade evangélicas, reparar todos os pecados cometidos por nós e pelos nossos próximos, impedir por todos os meios novas injúrias à vossa divina Majestade e atrair ao vosso serviço o maior número de almas possível.

Recebei, oh! benigníssimo Jesus, pelas mãos de Maria Santíssima Reparadora, a espontânea homenagem deste nosso desagravo, e concedei-nos a grande graça de perseverarmos constantes até  morte no fiel cumprimento dos nossos deveres e no vosso santo serviço, para que possamos chegar todos à Pátria bem-aventurada, onde Vós, com o Pai e o Espírito Santo, viveis e reinais, Deus, por todos os séculos dos séculos. Assim seja.
(“Miserentissimus Redemptor”, Carta Encíclica de Pio XI sobre o dever da reparação ao Sagrado Coração de Jesus de 8 de Maio de 1928)

10 comentários:

  1. Que Deus tenha Misercordia...
    E que a Mãezinha interceda por essas pessoas...

    ResponderExcluir
  2. Padre,
    Fiquei muito chocada com o acontecido, qualquer tenha sido a intenção foi um ato de desrespeito à Casa de Deus. Somos, porém mais fortes em nossa Fé e prosseguiremos na Adoração ao Senhor

    ResponderExcluir
  3. Padre Elenivaldo, sua benção, horrível o que aconteceu, infelizmente existem muitas pessoas que se entregam nas mãos do inimigo por inteiro mesmo.... Rezemos por todas essas pessoas e também pelo Sr. Padre, o Sr. sofre muitas perseguições espirituais.... Jesus está contigo!

    ResponderExcluir
  4. Eu fico triste e horrorizada como o inimigo pode usar as pessoas pra maldade . Nosso pai em sua infinita misericórdia tende piedade desses pobres infelizes e traga conforto a nos fieis q tanto cremos adoramos esperamos e amamos Jesus no santíssimo sacramento do altar!

    ResponderExcluir
  5. Que imensa dor!!!
    Jesus, “ O Puro Amor”, deu sua Vida por nós, quis ficar mais perto de nós e encontrou a forma mais humilde: o Pão que está em todas as mesas, então mais uma vez é crucificado, profanado... Quanto sacrilégio... Quanta Dor!!!
    Meu Deus dar-nos sempre a graça de amar por quem não ama, adorar por quem não adora, esperar por quem não espera, crer por quem não crê em Vossa Presença Viva na Santa Eucaristia!!!
    MISERICÓRDIA, MISERICÓRDIA, SENHOR!
    PAZ E BEM
    Toda Unidade!

    ResponderExcluir
  6. Padre Elenivaldo,

    Sinto muito por tudo que aconteceu. Estou rezando por vocês.

    Fique com Deus.
    Nilza

    ResponderExcluir
  7. A Bênção!
    Realmente são imagens chocantes!Que tristeza, que aperto no coração...para nós foi doloroso ver através de fotos, imagino pra vocês que presenciaram tudo isso!
    Quero dizer, Pe. Elenivaldo, que estamos em oração, pelo Sr. pela comunidade;muito tristes, porém confiantes na misericórdia divina!
    Conte conosco para o que precisar!
    Pela sua dolorosa paixão,Senhor,tende misericórdia de nós e do mundo inteiro!

    ResponderExcluir
  8. Pe. Elenivaldo,
    Sinto muito o coração chora mas nosso Deus é só misericordia.
    Orar por eles e por todos nós. Deus te abençoe e te guarde.

    ResponderExcluir
  9. Tempos difíceis estamos vivendo... Quanto desamor!
    Pobre daquele que acha possível pisar em Deus!
    Pobres pés que desconhecem a grandeza de Deus!
    Que é o homem diante daquele que o criou?
    Quem é capaz de equiparar-se a Deus?
    "Quem como Deus???"
    "Quem como Deus!!!"
    Sei que Ele, em sua imensa sabedoria, observa o comportamento humano diante de tais situações e acontecimentos.
    Não só o comportamento de quem procedeu com a infâmia, como também dos piedosos cristãos que se comoveram e se moveram em adoração.
    Tudo é pesado na balança do Senhor!
    Façamos pesar nosso amor, façamos pesar nossa compaixão!
    Rezemos mais! Adoremos mais! Visitemos o Senhor!
    Façamos com que haja um grande ato de reparação!
    Façamos com que mais pessoas conheçam e amem nosso Senhor Jesus!
    Que o mal seja reparado por nossas orações e sacrifícios de louvor, mas acima de tudo, por nossas atitudes!
    Deus habita em nossos corações, somos sacrários vivos do Senhor!
    Amemos uns aos outros como o Senhor nos ensinou.
    Não desejemos o mal nem mesmo a quem fez isso com o Senhor!
    Que pese mais o amor!
    Observemos tudo! Vigiemos e oremos!
    ...

    Respondamos com música! Pois quem canta reza duas vezes:
    ...
    Cantemos, cantemos a Jesus Sacramentado! Cantemos ao Senhor!
    ...
    "Todo joelho se dobrará
    E toda língua proclamará
    Que Jesus Cristo é o Senhor (2x)"
    ...
    http://youtu.be/yil6Pvhhyeg

    ResponderExcluir
  10. Misericórdia Jesus! Unidos a todos os outros fiéis, fizemos durante a celebração da palavra,aqui na Paróquia Cristo Rei, um momento de adoração em desacravo ao Coração de Jesus, por este ato tão triste praticado contra Ele que só nós dá amor! Nerlene

    ResponderExcluir