Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

15 de out. de 2012

Recomeçar

Várias situações na vida se entrelaçam, se misturam e, finalmente, chega um momento em que não sabemos como separar para resolver; como achar o "fio da meada". Aí pensamos: a vida é assim mesmo. E nos vemos aprisionados e perdemos energia e tempo tentando resolver a confusão. Onde tudo começou? Por que fui me envolver nisso? O que é prioridade? O que já é possível deixar de lado?
 
Certo tempo trabalhamos intensamente uma campanha com os jovens chamada "A vida se tece de sonhos". Ali, desde jovem seminarista, aprendi que a vida é um tecido feito com muitos fios bem entrelaçados, cuja matéria-prima são nossos sonhos. Sim, um tecido porque "a vida se tece de sonhos". Não um emaranhado confuso onde nossa identidade se perde.
 
Talvez por isso acredito tanto em recomeços.
 
Penso que quando percebemos a história de nossa vida como um tecido, veremos que não se trata de um tecido nonocromático. Tem muitas cores! Um belo mosaico porque há muitas situações vividas. Precisa ser de fios fortes, que durem por toda a eternidade.
 
E contemplando este tecido (ainda inacabado) vejo que ele passa por testes de qualidade. É esticado até a exaustão, é exposto aos limites do fogo e dos pesos... se resiste é sinal de que a minha vida está no caminho certo, que a matéria-prima (meus sonhos) passaram a ser linhas resistentes quanto juntadas umas às outras e a isso posso chamar minha vida. Minha história.
 
Sou, na verdade, um produto do amor Daquele que primeiro sonhou. E mesmo que as situações se entrelacem e pareçam se confundir num primeiro momento, tenhamos a confiança e saibamos esperar. Mas não fiquemos eternamente presos, afinal, sempre é tempo de recomeçar.
 
 
Um semana de paz, confiança e serenidade para todos nós.
 
Pe Elenivaldo Santos.

5 comentários:

  1. Especial semana para o Sr. também.Interessante essa comparação da vida com o tecido, Que sigamos em frente, obrigada pela força para sempre recomeçarmos...
    A Bênção! Saúde e paz!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre Pai desejo um bom descanso para o senhor como e bom ser pastoreado por um santo como e o senhor que nao precisa muitas palavras para nos ensinar como ser verdadeiros cristãos ainda mais nos dia de hoje que Maria cuida do senhor abraco Thiago.

    ResponderExcluir
  3. A paz de Cristo,
    Sua benção.
    Como sempre, padre, o senhor nos transmite a palavra de motivação.
    Me alegra a alma meditar tão maravilhoso texto proveniente da ação inspiradora do Espírito Santo de Deus!
    Com toda a certeza, para mim, o senhor é um exemplo de superação, de recomeços "UM PRODUTO DO AMOR DAQUELE QUE PRIMEIRO SONHOU".
    Isso é para GIGANTES DA FÉ, RECOMEÇAR é somente para os fortes, os que amam verdadeiramente o ministério, como o senhor, QUERIDO PADRE.
    Sua vida, sua história, seu ministério e vocação são testemunhos maravilhosos, reais, da ação amorosa de Deus.
    Sabes bem o quanto admiro sua determinação, fé, amor e ânimo com que tem sempre "recomeçado", e assim nos motiva a juntar as frágeis linhas da nossa vida e tecer também as nossas para não se romperem. Tenha também uma linda semana, sempre na graça de Deus! Te amamos muito, grande abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Pe. vou reservar o dia para refletir suas sábias palavras...

    ResponderExcluir
  5. MUITO LINDA ESSA REFLEXÃO PADRE!!

    SEMPRE É TEMPO DE RECOMEÇAR!
    AGRADEÇO O SENHOR POR TANTAS PALAVRAS DE SABEDORIA, QUE SEMPRE TEM ME MOTIVADO A SEGUIR COM FÉ.
    Sou, na verdade, um produto do amor Daquele que primeiro sonhou. E mesmo que as situações se entrelacem e pareçam se confundir num primeiro momento, tenhamos a confiança e saibamos esperar. Mas não fiquemos eternamente presos, afinal, sempre é tempo de recomeçar.

    FICA COM DEUS!!

    ResponderExcluir