Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

27 de jan. de 2013

Sobre a tragédia no Rio Grande do Sul

Fiquei pensando o que diria, se tivesse que confortar as famílias e os amigos das vítimas do incêndio ocorrido em Santa Maria. Confesso que afastei logo o pensamento de tal empreitada, apenas pedindo a Deus que ilumine meus irmãos padres a quem caberá tal missão. O problema é que o ocorrido nos afeta, mesmo que indiretamente, por se tratar de uma notícia que causa comoção nacional.
 
A morte em si mesma já é cruel, dolorosa... mas quando vem assim, no atacado ela assume um rosto trágico, quase sarcástico. Parece querer zombar de nós, nos dizer que não somos nada, nada valemos e que, por mais jovens, saudáveis, bonitos e "vivos" que estejamos; na verdade a nossa existência é frágil, fugaz e passageira.
 
Claro, diremos para nós mesmos que ela (a morte) não tem a última palavra, que Deus a subjugou, que cremos na vida eterna. Certo. Mas humanamente falando (e somos humanos!) a dor da perda de alguém que se ama é amarga. Imaginemos esta dor multiplicada por mais de 240 vezes?! Uma dor que não veio a galope ou parcelada, mas que ataca de um só golpe. Vem numa noite que era para ser de festa, diversão e alegria. Uma noite de luzes e sons festivos transformada em noite de escuridão, desespero, pânico, morte...
 
Olho para mim, olho para os meus e penso: e se fosse conosco? Olho de novo e lembro da expressão de Santo Ambrósio falando sobre o modo de encarar morte: "tem de haver uma diferença entre os servos de Cristo e os pagãos".*
 
É verdade, tem de haver uma diferença! E ela reside precisamente neste meu olhar... olho de novo para mim e para os meus e agora já não vejo a morte. Agora meus olhos, mesmo que lacrimosos, se elevam para Ele e me lembro do querido Santo Ambrósio que intui: "Os nossos mortos não foram enviados para longe de nós, mas apenas antes de nós – eles a quem a morte não destruirá, mas a quem a eternidade receberá"**.
 
Que a eternidade receba os que partem desde exílio antes de nós. Amém.

(Pe Elenivaldo Santos. Paróquia Santa Luzia/Goiânia-GO)

*Santo Ambrósio (c. 340-397), bispo de Milão, doutor da Igreja. Sobre a morte de seu irmão.
**Idem

7 comentários:

  1. sabias palavras padre. e que deus estaja com as familias

    ResponderExcluir
  2. Elizabete Nelly dos Santos Zorzetti Mota27 de janeiro de 2013 às 15:08

    A fé, somente a fé poderá confortar as famílias!

    ResponderExcluir
  3. Triste, sem palavras...
    Que Deus conforte essas famílias!

    ResponderExcluir
  4. Amém! Que sabedoria Padre!

    ResponderExcluir
  5. Amém! que conforto ter um sacerdote como o senhor,espero em Deus que em Santa Maria tenha Padres assim...

    ResponderExcluir
  6. Amém! Deus permita que em Santa Maria tenha sacerdotes com o senhor...

    ResponderExcluir