Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

1 de abr. de 2012

Retiro Espiritual de Quaresma (XXXVI)



RUMO À PÁSCOA DO SENHOR
2 DE ABRIL - TRIGÉSIMO SEXTO DIA

Oração Inicial
Divino Espírito Santo dai-me um coração grande aberto à Vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas; alheio a qualquer desprezível competição humana; compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande e desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo o tédio, todo o cansaço, toda a desilusão, toda a ofensa! Um coração grande, forte e constante até o sacrifício, quando for necessário! Um coração, cuja felicidade é palpitar com o Coração de Cristo e cumprir humilde, fiel e virilmente a Vontade Divina.Amém! (Papa Paulo VI)



OFERECIMENTO Oferecemos, ó Bom Jesus, este momento de oração em honra de seu precioso sangue derramado na cruz. Conceda-nos a graça de nunca nos afastarmos de vós. Pedimos que este retiro sirva para nossa conversão pessoal e a de muitos outros irmãos e irmãs, especialmente aqueles que estão afastados de vossa presença. Oferecemos também pelos pastores da nossa Igreja. Que eles tenham forças para superar todas as dificuldades e que se mantenham firmes na sublime vocação que receberam. Mantenha Senhor, em nós o desejo ardente de sempre estar na tua presença e que nós sejamos fiéis a ti, para proclamarmos o vosso nome em todos os lugares e situações. Amém. (Pe Elenivaldo)




Leitura bíblica: Jo 12, 1-8
1 Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi para Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. 2 Aí ofereceram um jantar para Jesus. Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com Jesus. 3 Então Maria levou quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro. Ungiu com ele os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos. A casa inteira se encheu com o perfume. 4 Judas Iscariotes, um dos discípulos, aquele que ia trair Jesus, disse: 5 «Por que esse perfume não foi vendido por trezentas moedas de prata, para dar aos pobres?» 6 Judas disse isso não porque se preocupava com os pobres, mas porque era um ladrão. Ele tomava conta da bolsa comum e roubava do que era depositado nela. 7 Jesus, porém, disse: «Deixe-a. Ela guardou esse perfume para me ungir no dia do meu sepultamento. 8 No meio de vocês sempre haverá pobres; enquanto eu não estarei sempre com vocês.»
Meditação: Ungir os pés de Jesus com o caro perfume foi um gesto de amor e de profecia por parte daquela mulher. Ela representa aqueles que são gratos a Deus e dão a Ele o que têm de mais caro. Somos capazes de derramar aos pés de Jesus o perfume caro? Estamos mesmo dando ao Senhor o que Ele merece? Nosso tempo que consideramos caro, nossa oferta mais generosa para as necessidades da Igreja, nossos dons e talentos? Depositamos aos pés do Senhor o perfume ou somos como Judas que fica contemplando a cena e fazendo julgamentos injustos?

Preces:
1. Senhor Jesus, que passastes pelo mundo fazendo o bem a toda a humanidade, tornai-nos semelhantes a vós.

2. Médico dos corpos e das almas, curai as feridas do nosso coração para progredirmos sempre no caminho da santidade.

3. Ó Deus, fazei com que, a exemplo de Lázaro, sejamos prova da ação de Jesus, para que o mundo creia. E que Ele seja verdadeiramente acolhido em nosso coração.

Pai nosso
Ave Maria

Oração do dia: Concedei, ó Deus, ao vosso povo, que desfalece por sua fraqueza, recobrar novo alento pela Paixão do vosso Filho. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário