Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

31 de dez. de 2013

10 conselhos para iniciar o ANO NOVO

Deixo aqui uma pequena direção espiritual para estes dias de transição ano velho/ano novo:

1 - Tire um momento só para você. Mantenha a serenidade e a capacidade de escuta. Deixe de lado aquela euforia barata que cansa e causa frustração. Muito barulho tira a melhor parte destes dias que é estar com Deus, com o Eterno.
2 - Repare bem nas pessoas que estão à tua volta. Silenciosamente agradeça a Deus por elas. Elas são importantes, estão aí, contigo... esteja você também com elas, mas faça a diferença, sendo mais do que uma simples companhia: seja um canal da graça de Deus.
3 - Não se embriague. Não cometa exageros nas refeições. Lembre-se: o sábio dá ao corpo sempre menos do que ele pede.
4 - "Alegrai-vos sempre", diz o Apóstolo. Evite aquela tristeza típica destes dias. Muitas pessoas se retiram mais por sintomas depressivos que por vontade de estar sozinhas.
5 - Faça um bom exame de consciência. É sério. Você não imagina o poder que tem uma pessoa consciente de seus limites e capacidades.
6 - Evite fazer promessas, faça propósitos; mas que sejam propósitos realizáveis, fruto de uma decisão madura e serena.
7 - Reze... diga a Deus o quanto você o ama, o quanto você é grato por tudo, o quanto você pode oferecer a Ele e aos irmãos. Fale com Deus sobre suas preocupações, anseios e alegrias. E no final... há! No final... faça a mais perigosa das orações: "seja feita a vossa vontade, Senhor."
8 - Tenha esperança! Esta é uma virtude divina e necessária, mas não crie ilusões. No dia seguinte, provavelmente você vai se deparar com os mesmos velhos problemas que sempre enfrentou, talvez até apareçam novos... Que importa?! Importa que você confia em Deus, que o ano que começa é uma bela e nova oportunidade de renovação interior, de força redobrada para viver.
9 - Não fique se lamentando pelo que você perdeu ou deixou de ganhar. O que importa é que uma coisa você não perdeu: a fé!  Isso vale mais do que tudo.
10 - Quer mesmo ser feliz? Seja servo! Nosso Divino Mestre não nos daria este mandamento se não fosse importante. Queira sempre o bem. Acredite na força do amor. Faça de cada dia deste ano novo, um novo dia para você e para os outros.

Te envio a bênção do Deus de infinito amor. Ele que é Pai, e Filho, e Espírito Santo.
Seu servo, padre Elenivaldo.

Um comentário:

  1. Que belo!
    Obrigada pelas palavras sábias, elas me ajudaram muito e servirão para o ano inteiro!
    Saúde e Paz!!!!!

    ResponderExcluir