Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

19 de mar. de 2014

Com tanta mulher bonita no mundo, você vai mesmo virar padre?

Conheça a história de um bispo espanhol que fala da sua época de seminarista: a sociedade realmente precisa dos sacerdotes


Quase todos os dias, no final da tarde, um grupo de homens se reunia no bar da minha cidade para jogar baralho e comentar os acontecimentos do povo. Eu, durante as férias do seminário, depois de trabalhar no caminhão do meu pai descarregando sacos – de 50, 80, 100 quilos – passava um tempo com eles.


Eu tinha cerca de 23 anos. Alguns deles costumavam me cumprimentar dizendo: “Não sei por que cargas d’água você está na fábrica de padres. Você não percebeu que as grandes cidades já os fabricam?”. Outros diziam: “Cara, você é cego? Não está vendo esse monte de mulher bonita que o espera? Para que serve ser padre?”.
Eu sempre lhes respondia com bom humor, como, por exemplo: “Quando você precisam de um padre, bem que vão procurá-lo, não é? E quando vocês morrerem, quem celebrará o funeral? Além disso, quando vocês ficam sem pároco, sempre reclamam”. E arrematava: “Vocês ficam falando demais das mulheres, mas quase nunca os vejo com suas esposas”.
A conversa costumava acabar assim: “Você é um cara legal. Faça o que você quiser; nós sabemos que você o fará bem”.
A pergunta “Para que serve um padre?” me acompanhou a vida inteira e, após décadas, eu me atrevo a dar algumas respostas:
- Porque, graças ao sacerdote, Jesus Cristo comunica seus dons às pessoas, dons preciosos para a vida.
- Porque, graças à sua missão, assim como o Bom Pastor, o padre continua reunindo discípulos (a paróquia), dialogando, orando, amando, acompanhando, perdoando, consolando, abençoando, semeando a boa semente do Evangelho, escutando aqueles a quem ninguém escuta, mostrando que todos os católicos fazem parte de uma grande família: tanto a Igreja diocesana, presidida pelo bispo, como a Igreja universal.
- Porque onde há um bom padre, a paróquia se mantém viva, é evangelizadora, acolhedora com todos: crianças, jovens, adultos, idosos. O sacerdote se preocupa com os mais pobres e está junto deles, assiste os doentes para fortalece-los em seu sofrimento com a presença do Senhor, humaniza o povo, contribuindo com a sua vida cultural, de lazer etc.
- Além disso, o sacerdote, na paróquia, ajuda a manter com grande esforço o patrimônio cultural recebido em herança e que é um dos bens dos povos e cidades. Certamente, quando alguém busca respostas para as grandes questões da vida e quer olhar para além do material, a quem recorrerá?
Atualmente, alguns padres precisam ser párocos de 4, 10, 12 paróquias; em muitos lugares, a média de idade dos sacerdotes ultrapassa os 70 anos. Como bispo, quando me pedem que destine um padre a algum lugar, muitas vezes preciso dizer que não tenho nenhum disponível.
Rezemos pelos sacerdotes, colaboremos na formação dos nossos seminaristas, mas, acima de tudo, peçamos que alguns jovens descubram que a Igreja, as paróquias e a sociedade precisam deles.
(Artigo publicado originalmente por SIC e site Aleteia)

2 comentários:

  1. Que catequese perfeita! A missão do padre é muito extensa e preciosa para a comunidade e para as famílias. Interessante que apesar de saber a importância do sacerdote, muitos pais ainda comenta que Os filhos dos outros poderiam ser vocacionados mas nunca os próprios filhos... Padre Elenivaldo, Deus o abençoe por ser um ótimo padre, que testemunha com fidelidade sua vocação, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Padre Elenivaldo, rezo sempre para que Deus abençoe o seu ministério, peço também que ore por nos, para sejamos sempre evangelizadores em nossas profissões.

    ResponderExcluir