Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

13 de out. de 2011

MINISTROS DA MÚSICA

Preparar o banquete Preparar o banquete Músico, saiba como se preparar para tocar na Santa Missa
Rezar: a oração é o "carro-chefe" do ministério de música, precisamos orar juntos e orar individualmente. Necessitamos de oração como combustível e sustento do nosso ministério. A oração também envolve a boa convivência com os irmãos, o respeito, a liberdade, a verdade. Vamos englobar nesse item [oração] o amor com que vivemos e nos tratamos no ministério de música. Não devemos rezar somente com nossas palavras, mas com todo nosso ser.

Preparar a Santa Missa: Esse item requer outros escritos, quero aos poucos conversar sobre a preparação da Santa Missa, parte por parte, para que estejamos sempre em comunhão com a Igreja. Mas, basicamente, é preciso escolher os cantos e ensaiá-los, ensaiá-los com o povo, tornar os cantos conhecidos, preparar o salmo, etc. Dialogar com o presidente da Celebração Eucarística, ler as leituras, antífonas, para escolher os cantos de acordo com a celebração daquele dia. Basicamente é isso, mas voltaremos em breve a conversar sobre esse tema.

Montagem e passagem de som:
É inadmissível para o músico/ministério de música começar a cantar na Missa sem se ouvir, ou pior: sem o povo ouvi-lo. É preciso ter as referências do instrumento de harmonia, é preciso equalizar o som, evitar as microfonias, fazer os cortes de frequência, assim por diante. Fazendo uma observação aqui: já deparei com pessoas que têm vergonha de passar o som no microfone. Bom, irmão, irmã, é seu trabalho, faz parte dele. É preciso que você ouça sua voz e a banda enquanto você canta. Isso corrige vários erros graves de afinação e rítmica. Ou seja, é preciso chegar cedo, carregar muitas vezes os cabos, bateria, caixas, instrumentos, etc. É preciso zelo e cuidado, depois é preciso fazer um som agradável dentro da igreja. Eu já pequei e muito na minha adolescência por fazer uma música barulhenta, meu coração era cheio de Deus e meus ouvidos cheios de barulho. Conforme fui amadurecendo (e quanto sofri para isso!) fui percebendo que a música é uma espécie de barulhinho bom. Um som agradável ajuda muito na manifestação do povo na Celebração Eucarística. É preciso afinar os instrumentos. Isso é básico. Harmonia. Nós precisamos harmonizar toda a assembleia, e isso começa em nós, se estamos harmonizados no coração e na música, a assembleia será harmonizada pela nossa música. Reflita sobre isso com seu ministério, ensaie mais, reze mais, estude mais. Vai dar certo!

Organização dos instrumentos: Eu posso dizer até hoje que sou muito "chato" com isso. Gente, estamos na igreja, na casa do Senhor e, geralmente, tocamos no meio de uma bagunça de cabos e fios espalhados pelo chão, e quando pisamos neles gera aquele barulho desagradável, que fica o tempo todo zunindo na cabeça de quem está na Missa. Outra coisa são os cabos em péssimo estado, que, muitas vezes, eu usei, mas não era por falta de dinheiro, não, irmãos, era porque eu não os consertava. Sempre temos na igreja alguém que sabe um pouquinho de ferro de solda e estanho. Invista nisso, é cuidado com seu ministério.

Muitas outras coisas poderíamos citar sobre esses pontos, mas acho que por ora é o bastante.

Deus abençoe muito você! E voltamos a conversar sobre a escolha das músicas na Santa Missa.

Grande abraço!

Continuamos na luta!

Postado por André W. Florencio - Missionário da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário