Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

18 de nov. de 2013

19 de novembro

Santa Matilde de Hackeborn, monja, +1298

Natural da Turígia, S. Matilde foi uma mulher de vasta cultura, à altura dos grandes pensadores, como Orígenes, Alberto Magno, Tomás de Aquino. Exerceu as suas atividades de educadora no mosteiro de Helfa em que sua irmã S. Gertrudes era abadessa. É tida como uma das mais importantes místicas alemãs da Idade Média. Antes de morrer, confiou a S. Gertrudes o seu itinerário espiritual, revelando as maravilhas que Deus nela operava. Essas anotações foram objeto de estudo e meditação por parte das monjas, dando origem mais tarde à obra intitulada "O Livro da Graça Especial", escrita por S. Gertrudes. Morreu em Helfta, em 1298.

www.catedralgo.com.br

S. Roque Gonzales e comp., mártires, +1628


(Assunção, 1576 Caibaté, 15 de Novembro de 1628)
foi um religioso natural do Paraguai que entrou na história do Brasil meridional ao tentar disseminar a religião católica entre os povos originais das terras do oeste do Rio Grande do Sul.

Juntamente aos padres Afonso Rodrigues e João de Castilho (ou Juan del Castillo na sua forma castelhana original), Roque Gonzales foi um dos primeiros evangelizadores nas terras do Sul do Brasil, isto é, no território actualmente pertencente ao Rio Grande do Sul. Ele foi um homem católico dedicado à ordem dos Jesuítas e exerceu seu trabalho missionário junto aos povos Guaranis, no noroeste daquele estado brasileiro.

Roque Gonzales era filho de um pai espanhol de família nobre e cresceu em uma família de alta posição social de Assunção, no Paraguai, interagindo desde a infância com pessoas de origem e falas nativas (principalmente guarani). Ali ele onde estudou e foi ordenado sacerdote no 1599. Mais tarde ele se deslocou ao Rio Grande do Sul, em 1619, e logo cativou a simpatia dos habitantes da terra, muito provavelmente e em boa parte por causa de suas habilidades linguísticas.

O padre Roque Gonzales fundou numerosas comunidades cristãs, chamadas Missões ou Reduções, entre elas as aldeias de São NicolauAssunção e Todos os Santos do Caaró.

Depois de dois anos e meio de intenso trabalho missionário, os padres Roque Gonzales e Afonso Rodrigues foram mortos em Caaró por um grupo de nativos contrários à evangelização cristã.

28 de Janeiro de 1934, o Papa Pio XI beatificou os missionários mártires e, a 16 de Maio de 1988, em visita a Assunção, no Paraguai, o Papa João Paulo II os declarou santos.
(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário