Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

13 de out. de 2014

O perigo da difamação na internet

Mike Licht / Flickr CC

difamação é um pecado gravíssimo

"Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a seu irmão: Raca, será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo da geena." (Mateus 5, 22)
 
difamação é um pecado gravíssimo que, na internet, onde parece que nossa identidade e integridade estão mais protegidas, se multiplica constantemente. Dizem coisas e acusam as pessoas, e muitas vezes não contrastamos a informação e acabamos difamando. Ou inclusive pior: muitos sites fazem isso propositalmente, com o objetivo de desacreditar o próximo.
 
No entanto, Bento XVI já explicou que a esta cultura diabólica do mundo de hoje, da calúnia e da mentira, os católicos devem dizer sempre "não", já que, por ser batizados, pertencem a Deus e, por isso, devem viver na verdade.
 
A difamação nos torna cegos
 
Assim, um católico que difama, calunia, maldiz ou faz juízos temerários de forma pública, reiterada e consciente, está caindo em um pecado muito grave do qual é urgente sair, pois o respeito à reputação e à honra das pessoas proíbe toda atitude e toda palavra de maledicência ou de calúnia (cf. Catecismo 2507).
 
Mas recordemos que Deus sempre tem misericórdia, e o sacramento da Reconciliação está aberto aos que se arrependem de suas faltas passadas e desejam escolher sinceramente Jesus e sua Palavra.
 
Especialmente na internet, esses lugares são reconhecidos imediatamente: o tema é monótono e recorrente, fala-se sempre mal, não se reconhece nada bom sobre o tema tratado, são expostas as falhas mais insignificantes, os comentários costumam ser um contínuo de acusações e ataques etc. Em suma: vale tudo na hora de causar um dano. Além disso, se o site em questão se denomina "católico", não faltarão as interpretações livres e tiradas de contexto da Bíblia e da doutrina da Igreja.
 
Mas, diante disso, o que fazer? Inicialmente e pelo bem dessas pessoas, se for possível corrigir com amor e da forma mais privada possível. Se após várias tentativas não se consegue nada, podemos rezar pelas pessoas e não voltar a visitar esses sites, como diz São Pedro, que recomenda rejeitar toda malícia e todo engano, hipocrisia, inveja e todo tipo de maledicência (cf. 1 Pedro 2, 1). E se você for o objeto da difamação? Abençoar os que o maldizem e rezar pelos que o difamam (cf. Lucas 6, 27).
 
E o que podemos fazer para evitar cair na difamaçãoacidentalmente? Exercer a prudência e o discernimento! Dessa maneira, você dirá somente o que for apropriado, após confirmar toda a informação, e sempre com o olhar misericordioso dos olhos de Deus.
 
Em resumo, seja compassivo, como seu Pai celestial é compassivo (cf. Lucas 6, 36). Ele o perdoou e o amou; Ele o ajuda em sua vida diária e lhe deu a vida eterna. Cuide, então, da sua língua, pois o começo de toda obra é a palavra, e antes de toda ação vem a reflexão (cf. Eclesiástico 37, 16). Assim, você tratará o próximo como Deus trata você: com amor!
 
(Artigo publicado originalmente por Mensajero del Amor de Dios)

Nenhum comentário:

Postar um comentário