Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

14 de out. de 2014

Por que respeito e amo os sacerdotes?

Às vezes vejo suas mãos calejadas pela vida e penso: essas mãos santas nos trazem Jesus todos os dias! Somos suficientemente gratos?

(Cláudio de Castro - in: site aleteia)


Os melhores conselhos que recebi na vida foram de sacerdotes. Vejo sua humildade, porém, mais do que isso, vejo o Jesus que habita neles. Para mim, são um sinal visível da bondade de Deus. Por isso, tenho tanto respeito e carinho por eles.

Às vezes vejo suas mãos calejadas pela vida e penso: essas mãos santas nos trazem Jesus todos os dias! Somos suficientemente gratos?

É muito o bem que recebemos deles. Um padre recordava isso em sua homilia: “Um sacerdote está sempre com você nos momentos mais importantes: quando você é batizado, quando recebe a crisma, quando precisa de consolo e ajuda, quando se casa. E quando enfrenta a morte, é um padre quem reza por você, para que as portas do céu se abram”.

Lembro-me de um padre idoso com quem eu costumava me confessar. Ele gostava de falar comigo com o carinho de um pai, mas também houve vezes em que precisou ser firme ao me dizer as coisas, e eu sabia que ele tinha razão, que fazia isso pelo bem da minha alma.

Um dia o vi triste. E, ao terminar a confissão, perguntei:

- Desculpe-me, padre. O senhor parece diferente. Aconteceu alguma coisa?

- Hoje é meu aniversário. E ninguém me ligou. Tenho uma irmã que mora na Espanha, é minha única familiar, e nem dela tenho notícias.

Já eram seus horas da tarde. Eu sorri com carinho e exclamei:

- Feliz aniversário, padre!

Ele me olhou e sorriu.

- O senhor é nosso pai espiritual – continuei. Nós, todos nós que nos confessamos com o senhor e participamos das missas que o senhor celebra, somos seus filhos espirituais. Somos sua família. E o amamos. O senhor não está sozinho. Tem Jesus, que o ama muito, e Maria, que também o ama imensamente. O senhor deu sua vida por Deus, e Ele saberá premiá-lo em seu momento.

Anotei a data do seu aniversário e todos os anos lhe enviava um cartão com algum presente.

- Seja santo – costumava aconselhar esse padre. Que se diga de você: “Passou pelo mundo fazendo o bem”. Não manche sua alma com o pecado.

Guardo com carinho esses conselhos tão sábios e aproveito muitos deles em meus livros. Mas há um que sempre tenho presente, como escritor. Foi o bom Padre Ángel que me deu.

Fazia dois dias que eu estava trabalhando em um artigo para um jornal católico. Eu o retocava, corrigia, incorporava palavras novas. E, quando terminei, quis compartilhá-lo com o Pe. Ángel. Ele o leu e me disse: “Bom... está bom”. Eu esperava que ele se emocionasse com o texto.

- Por quê? – perguntei.

- Porque o que você diz não é novo – respondeu ele. Posso ler isso em qualquer jornal.

E então ele me deu o conselho:

- Escreva sobre coisas boas, coisas que deem esperança.

Desde aquele momento, dei uma virada radical nos meus escritos. E me dediquei a escrever sobre a bondade de Deus, sobre minhas experiências e as de muitas outras pessoas que começam a descobrir estas maravilhas.

Existe acaso alguma forma de pagar tantas graças? Sim, existe: amando muito os sacerdotes. Apoiando-os. Rezando por eles, para que o bom Deus os fortaleça e os guarde de todo mal. E sobretudo orando muito pelas vocações sacerdotais.

Que Deus nos dê sacerdotes. Santos sacerdotes. Para que nos iluminem e nos mostrem o caminho do Paraíso.

2 comentários:

  1. Padre Elenivaldo e um excelente sacerdote e toda celebração dele desperta em nos um desejo sermos santos e servir ao pai.Peço a Deus que nos envie mais padres como ele ,que Deus lhe de muita saúde e que fique nossa comunidade muitos anos.Te amamos contínuo assim.

    ResponderExcluir
  2. E com toda certeza, te amamos muito, Padre Elenivaldo!! És exemplo de verdadeiro pastor, que cuida, zela, ensina e exorta. Sei que tudo isso é apenas reflexo do que tens em seu interior, fruto da entrega a sua vocação, porque amor e respeito são sentimentos naturais, e para amar, como disse Santa Terezinha, só temos o hoje.Fomos catequizados para amar e respeitar o sacerdote, pois nele está a Pessoa de Jesus, e por ele, somos agraciados com a Santa Eucaristia! Feliz é uma paróquia onde todos amam e respeitam o seu sacerdote, tudo vai bem..." Nossa Senhora, a mãe dos sacerdotes, a mãe do belo amor, interceda por todos, cubra-os com o manto Santo". Eu rezo para que cada sacerdote seja amado, respeitado, lembrado e querido como o senhor é, Padre!!

    ResponderExcluir