Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

22 de out. de 2014

Quarta-feira da 29ª semana do Tempo Comum

 (Lc 12,39-48)


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”.

41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?”. 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis.

47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”.
==============================

Comentário do dia: Beato Guerric d'Igny (c. 1080-1157), abade cisterciense. 1º Sermão para o Advento, 2-3; SC 166

«Estai preparados»

«Na tua palavra tenho posto toda a minha esperança» (Sl 118,81 Vulg). […] Esperando em Deus e transbordando de fé, juntarei a esperança à esperança, mesmo se à provação se juntar nova provação, se à demora se juntar maior demora. Porque estou certo de que mesmo «se tardar, espera por ela igualmente; que ela cumprir-se-á, com toda a certeza não se prolongará» (Hab 2,3) para além do tempo determinado e favorável.

Que tempo favorável será esse? É o tempo em que se há-de completar o número dos companheiros (Ap 6,11), em que se consumará o adiamento da misericórdia concedida para o arrependimento. Escutai Isaías […] explicar por que razão o Senhor adia o julgamento: «Mas o Senhor espera para Se apie¬dar de vós, aguenta para Se compadecer de vós; porque o Senhor é um Deus justo, e ditosos os que nele esperam» (30,18). Vede portanto, se fordes sábios, como empregar a trégua devida a esse adiamento. Se sois pecadores, essa trégua é-vos dada para fazerdes penitência e não para viverdes na negligência; se fordes santos, será para avançardes na santidade e não para desfalecerdes na fé. Porque «se um mau servo disser consigo mesmo: “O meu senhor está a demorar”, e começar a bater nos seus companheiros, a comer e a beber com os ébrios, o senhor desse servo virá no dia em que ele não o espera e à hora que ele desconhece; vai afastá-lo e dar-lhe um lugar com os hipócritas». […]

Sim, esperar verdadeiramente o Senhor é guardar nele a nossa fé, mesmo se estivermos privados da consolação da sua presença, é não seguirmos o sedutor, mas ficarmos suspensos até ao regresso do Senhor. É o que diz ainda o Senhor pela boca do profeta: «O meu povo estará suspenso até que Eu torne» (Os 11,7 Vulg). «Suspenso», expressão bela e exacta, que significa que, estando entre o céu e a Terra, não podemos ainda atingir os bens celestes, sem que por isso queiramos tocar nas coisas da Terra.
==================================
Responsório (Is 12)
— Com alegria bebereis do manancial da salvação.

— Eis o Deus, meu Salvador, nele eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis do manancial da salvação.

— E direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor, invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime”.

— “Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário