Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

1 de fev. de 2015

Celebramos a 2 de fevereir





Festa da Apresentação do Senhor


"Eu, a luz, vim ao mundo para que aquele que crê em mim não permaneça nas trevas" Jo 12,46 

Hoje, celebramos uma grande festividade: a APRESENTAÇÃO DE JESUS NO TEMPLO. É também chamada festa de Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Candelária e tantos outros títulos que ela leva e que são lembrados neste dia. 

A Bíblia dá-nos a narração da primeira vez em que Jesus é levado ao Templo. Vai nos braços de Maria, que é acompanhada por São José. Aí está o velho Simeão, que toma Jesus nos braços, para dizer que "agora ele pode despedir-se em paz da vida". 

"Eis que este menino foi colocado para a queda e a elevação de muitos em Israel e para sinal de contradição. Uma espada haverá de atravessar teu coração...", disse ele a Maria. De facto, a mais feliz, a mais bem-aventurada de todas as mães foi também aquela que mais sofreu. 

A festa de hoje é das mais antigas que existem no cristianismo. Quatro séculos depois do nascimento de Jesus, já se faziam procissões, pregações e celebrações muito solenes, nesse dia 2 de Fevereiro.


Nossa Senhora da Luz, ou da Candelária

A origem da devoção à Senhora da Luz tem os seus começos na festa da purificação de Nossa Senhora ("Candelária"), quarenta dias após o nascimento de Jesus. Na sua origem está o cântico de Simeão (conhecido pelas suas primeiras palavras em latim: "Nunc dimittis"), que promete que Jesus será a luz que irá iluminar os gentios.
Nasceu assim o culto em torno de Nossa Senhora da Luz/das Candeias/da Candelária, cujas festas eram geralmente celebradas com uma procissão de velas, a relembrar o facto.

Nossa Senhora dos Navegantes

Celebrada em várias localidades, esta festividade tem grande relevo na cidade de Porto Alegre (Brasil). Ocorre desde o ano de 1875 e hoje é considerada a maior festa religiosa do Rio Grande do Sul. A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes é conduzida em grandiosa procissão após a missa que precede os festejos populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário