Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

22 de mai. de 2014

PAPA NA TERRA SANTA



Grupos de trabalho e de segurança já estão mobilizados para receber o Papa


Jerusalém (RV) – A peregrinação do Papa Francisco à Terra Santa também envolve o trabalho de diferentes comissões para garantir uma visita ecumênica e de paz. Cada uma com uma missão específica, inclusive de caráter organizacional: sobre a logística, comunicação e liturgia.
O trabalho de preparação começou ainda em fevereiro para aquela que será uma viagem, curta, de apenas três dias de duração, para comemorar o encontro histórico entre o Papa Paulo VI e o Patriarca Atenágoras. Os pontos principais serão as celebrações realizadas durante a viagem, com a participação de todas as igrejas na liturgia. A cerimônia mais aguardada será a do encontro entre o Papa Francisco e Bartolomeu I. A Custódia da Terra Santa, o Patriarca Latino de Jerusalém e outros líderes cristãos da região estão em contato com as autoridades civis locais e do Vaticano, para que tudo possa funcionar da melhor maneira possível.
O Comitê das Comunicações Sociais vai trabalhar em diferentes frentes: através da parte técnica, em virtude da infra-estrutura necessária para transmitir a visita em diferentes plataformas e para o resto do mundo; e da parte específica para as emissoras de TV e rádio, que acompanharão o Papa durante a peregrinação. Além disso, outras iniciativas marcam a viagem de Francisco, como a edição especial da revista Terra Santa, disponível em cinco idiomas, e uma exposição no Centro de Informações Cristã de Jerusalém.
Uma viagem à Terra Santa também se torna delicada por questões de segurança, pela atmosfera de inquietação, principalmente, em Jerusalém. Para garantir uma visita sem incidentes, mais de 8 mil agentes da polícia de Israel e de outras forças de segurança estarão mobilizados para os dias da visita, informou a agência de notícias Efe. A operação conta ainda com a escolta ao Santo Padre e helicópteros que devem observar a movimentação do alto, enquanto 320 câmeras farão a vigilância em terra. Israel já reforçou a proteção, inclusive, de certos locais sagrados cristãos, que já foram alvos de atos de vandalismo.
Essa peregrinação em busca de um novo tempo de diálogo será a segunda viagem internacional do Papa Francisco, após a Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro. (AC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário