Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

18 de mai. de 2014

Segunda-feira da 5ª semana da Páscoa

(Jo 14,21-26)


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.
=================================
Comentário do dia: Simeão o Novo Teólogo (c. 949-1022), monge grego.  Hino 21; SC 174

«O Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, Esse é que vos ensinará tudo»

Os que têm o Espírito por mestre
Não precisam do conhecimento que vem dos homens
Mas, iluminados pela luz desse Espírito,
Olham o Filho, vêem o Pai,
E adoram a Trindade das Pessoas,
O Deus único, cuja natureza é indizivelmente una. […]

Pára, homem; treme, tu que és de natureza mortal,
E pensa que foste extraído do nada
E que, saindo do ventre de tua mãe,
Viste o mundo que foi feito antes de ti.
E, se pudesses conhecer a altura do céu, 
Ou indicar a natureza
Do sol, da lua e das estrelas,
Onde permanecem fixos e como se movem […],
Ou mesmo a natureza da terra donde foste tirado,
Os seus limites e as suas medidas, a sua largura e o seu tamanho […],
Se tivesses descoberto a finalidade de cada coisa
Se tivesses contado a areia do mar
Se pudesses conhecer a tua própria natureza […],
Então poderias idealizar o teu Criador,
A forma como, na Trindade, a unidade permanece sem fusão,
E, na Unidade, a Trindade sem divisão.

Procura o Espírito! […]
Talvez Deus te conforte e te conceda,
Como já te concedeu veres o mundo
E o sol e a luz do dia,
Sim, ele dignar-Se-á iluminar-te do mesmo modo […],
Iluminar-te com a luz do Triplo Sol. […]
Então aprenderás a graça do Espírito
Que, mesmo ausente, está presente pelo seu poder
E que, presente, não vemos por causa da sua natureza divina,
E está em toda a parte e em lugar nenhum.

Se procuras vê-Lo de um modo sensitivo,
Onde O encontrarás? Em nenhum lugar, dirás simplesmente.
Mas se tiveres força para O olhar espiritualmente,
Será Ele a iluminar a tua mente
E a abrir os olhos do teu coração.
=================================

Responsório (Sl 113b)

— Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória.

— Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória.


— Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória, porque sois todo amor e verdade! Por que hão de dizer os pagãos: “Onde está o seu Deus, onde está?”

— É nos céus que está o nosso Deus, ele faz tudo aquilo que quer. São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas.

— Abençoados sejais do Senhor, do Senhor que criou céu e terra! Os céus são os céus do Senhor mas a terra ele deu para os homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário