Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

31 de ago. de 2013

Celebra-se a 31 de agosto...

São Raimundo Nonato, presbítero, +1240


Ingressou, com 24 anos, na Ordem dos Mercedários, destinada ao resgate de cativos. Ofereceu-se voluntariamente para ficar escravo entre os mouros, a fim de permitir a libertação de um católico que estava periclitando na fé. Visava também exercer seu ministério entre os demais pobres cativos e, mais ainda, pregar a Religião católica aos próprios maometanos. Para impedi-lo de pregar, os mouros furaram-lhe os lábios com um ferro quente, e mantinham sua boca fechada com um cadeado. Passou oito meses prisioneiro, sofrendo atrozmente. Depois de libertado, foi nomeado cardeal, em reconhecimento pelos seus méritos. Faleceu com apenas 36 anos. Recebeu o nome de Nonato (do latim "non natus", isto é, não nascido) porque sua mãe morreu antes de dá-lo à luz e ele precisou ser extraído do corpo já inerte da mãe. É por isso invocado como padroeiro das parturientes e das parteiras.


(Evangelho quotidiano)

Um comentário:

  1. É muito interessante, a ladainha aparece algumas vezes no ano no folheto litúrgico,às vezes é cantada, às vezes não, uns acham "cansativo", outros omitem. Aqui neste blog, passamos o ano inteiro conhecendo cada um dessas santas e santos que sofreram e se entregaram pela igreja, defendendo-a,lutando contra tudo e contra todos a favor do Evangelho.diante disso aprendemos aqui a importância da ladainha,que, cada nome citado neste canto merece nossa atenção, nosso carinho...Fico a cada dia, Pe. Elenivaldo, encantada com seu zelo, com seu carinho, disposição e amor para com as coisas sagradas. É uma catequese intensa que nos faz a cada dia mais conhecedores da vida de nossa Igreja.
    Agradecemos por este instrumento de Deus que entra todos os dias em nossa casa, em nosso coração. Deus continue sempre a te proteger, iluminar e abençoar, saúde, paz e alegria no coração!!!!

    ResponderExcluir