Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

24 de ago. de 2013

21º Domingo do Tempo Comum - Ano C

Evangelho (Lc 13,22-30)

Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”
Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’
Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.
26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’
27Ele, porém, responderá: “Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim, todos vós, que praticais a injustiça!’
28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.



Comentário do dia: Concílio Vaticano II. Constituição dogmática sobre a Igreja «Lumen gentium», §§ 1-2


«Hão-de vir do Oriente, do Ocidente, do Norte e do Sul, sentar-se à mesa no Reino de Deus.»

A luz dos povos é Cristo; por isso, este sagrado Concílio, reunido no Espírito Santo, deseja ardentemente iluminar com a sua luz, que resplandece no rosto da Igreja, todos os homens, anunciando o Evangelho a toda a criatura (cf Mc 16,15). […]


O Eterno Pai, pelo libérrimo e insondável desígnio da sua sabedoria e bondade, criou o universo, decidiu elevar os homens à participação da vida divina e não os abandonou, uma vez caídos em Adão, antes, em atenção a Cristo Redentor, «que é a imagem de Deus invisível, primogénito de toda a criação» (Col 1,15), sempre lhes concedeu os auxílios para se salvarem. Aos eleitos, o Pai antes de todos os séculos os «discerniu e predestinou para reproduzirem a imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogénito de uma multidão de irmãos» (Rom 8,29). E, aos que crêem em Cristo, decidiu chamá-los à Santa Igreja, a qual, prefigurada já desde o princípio do mundo e admiravelmente preparada na história do povo de Israel e na Antiga Aliança, foi constituída no fim dos tempos e manifestada pela efusão do Espírito, e será gloriosamente consumada no fim dos séculos. Então, como se lê nos Santos Padres, todos os justos depois de Adão, «desde o justo Abel até ao último eleito» (São Gregório), se reunirão em Igreja universal junto do Pai.



Responsório (Sl 116)
 — Proclamai o Evangelho a toda criatura!
— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes,/ povos todos, festejai-o!
— Pois comprovado é seu amor para conosco,/ para sempre ele é fiel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário