Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

14 de ago. de 2013

Vaticano: "Erradicar o álcool do mundo do esporte"

2013-08-13 Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) – “Há alguns anos, comemorar as vitórias esportivas com álcool se tornou algo frequente. Jogadores, torneios, campeonatos esportivos nacionais e internacionais de qualquer tipo recorrem a ele de maneira bastante chamativa... Onde fica a imagem do esporte como exemplo de vida?”. É o que questiona a seção "Igreja e Esporte" do Pontifício Conselho para os Leigos, um artigo publicado em seu site.
O artigo chama a atenção sobre os efeitos do álcool e sua associação indevida à celebração no mundo do esporte, lembrando que o alcoolismo é um drama, um problema muito sério e difícil de erradicar.
“O alcoolismo não só afeta física e psicologicamente a pessoa, mas tem repercussão em quem está ao redor”, assinala a entidade, recordando que "quem pratica esporte, seja de maneira profissional como amadora, deveria ter em conta que a máxima do esporte é a saúde".
A seção “Igreja e Esporte” é dirigida desde abril pelo madrileno Santiago Pérez de Camino. Nascido em 1986, trabalhou na Secretaria da JMJ de Madri em 2011, colaborou por mais de 10 anos na pastoral juvenil da diocese de Madrid e na formação dos treinadores e alunos em vários colégios e clubes juvenis.
“A responsabilidade dos atletas vai mais além do respeito a si mesmos; são pessoas que despertam admiração e muitos são modelos para os jovens adolescentes que veem em cada atitude de seus campeões um exemplo para seguir em seus comportamentos”, acrescenta o artigo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o consumo nocivo de bebidas alcoólicas provoca dois milhões e meio de mortes por ano. Nove (9) por cento do total - 320 mil - são jovens com idade entre 15 e 29 anos.
(CM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário