Paróquia Santa Luzia

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4 de ago. de 2014

Terça-feira da 18ª semana do Tempo Comum

Mateus 15,1-2.10-14



1Naquele tempo, alguns fariseus e mestres da Lei, 
vindos de Jerusalém, 
aproximaram-se de Jesus, e perguntaram: 
2'Por que os teus discípulos 
não observam a tradição dos antigos? 
Pois não lavam as mãos quando comem o pão!' 
10Jesus chamou a multidão para perto de si 
e disse: 'Escutai e compreendei. 
11Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, 
mas o que sai da boca, isso é que torna o homem impuro.' 
12Então os discípulos se aproximaram e disseram a Jesus: 
'Sabes que os fariseus 
ficaram escandalizados ao ouvir as tuas palavras?' 
13Jesus respondeu: 
'Toda planta que não foi plantada pelo meu Pai celeste 
será arrancada. 
14Deixai-os! São cegos guiando cegos. 
Ora, se um cego guia outro cego, 
os dois cairão no buraco.' 


Salmo - Sl 101, 16-18. 19-21. 29.22-23 (R. 20b)

R. O Senhor olhou a terra do alto céu.

16As nações respeitarão o vosso nome, *
e os reis de toda a terra, a vossa glória;
17quando o Senhor reconstruir Jerusalém *
e aparecer com gloriosa majestade, 
18ele ouvirá a oração dos oprimidos *
e não desprezará a sua prece.R.

19Para as futuras gerações se escreva isto, *
e um povo novo a ser criado louve a Deus.
20Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, *
e o Senhor olhou a terra do alto céu,
21para os gemidos dos cativos escutar *
e da morte libertar os condenados.R.

29Assim também a geração dos vossos servos +
terá casa e viverá em segurança, *
e ante vós se firmará sua descendência.
22Para que cantem o seu nome em Sião *
e louve ao Senhor Jerusalém,
23quando os povos e as nações se reunirem *
e todos os impérios o servirem.R.

Comentário do dia: João Escoto Erígena (?-c. 870), beneditino irlandês. Homilia sobre o prólogo do evangelho de S. João, 11

«São cegos a conduzir outros cegos»

Santo teólogo [São João], primeiro chamaste «Verbo», «Palavra de Deus» ao Filho de Deus; depois chamaste-Lhe «vida» e «luz» (1,1.4). Foi com toda a propriedade que mudaste os seus nomes, para nos fazer compreender significações diferentes. Nomeaste-O «Verbo», porque foi por Ele que o Pai disse todas as coisas, e disse e tudo foi feito (Sl 33,9). Nomeaste-O «luz e vida» porque o Filho é também a luz e a vida de todas as coisas que foram feitas por Ele. O que é que Ele ilumina? Nada mais que Ele próprio e seu Pai […]: ilumina-Se a Si mesmo, dá-Se a conhecer ao mundo, manifesta-Se aos que não O conhecem. Essa luz do conhecimento de Deus havia deixado o mundo, quando o homem abandonou Deus.

A luz eterna revela-Se ao mundo de duas maneiras, pela Escritura e pela criação (Sl 18; Rm 1,20). O conhecimento de Deus só se renova em nós pelos textos da Escritura santa e pela visão da criação. Estudai as palavras de Deus e recebei em vosso coração o que elas significam: aprendereis a conhecer o Verbo. Percebei pelos vossos sentidos corporais as formas magníficas das coisas acessíveis aos nossos sentidos, e nelas reconhecereis Deus, o Verbo. Em todas estas coisas, a verdade nada mais vos revelará que o próprio Verbo, que tudo fez (Jo 1,3); nada podeis contemplar fora dele, porque Ele é todas as coisas. Ele está em todas as coisas que existem, quaisquer que sejam.

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