Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

29 de jan. de 2014

Homilia do papa nesta terça-feira, 28 de janeiro: Você é capaz de vibrar quando o seu time faz um gol, mas não é capaz de cantar louvores ao Senhor?


Foto Grupo ACI


VATICANO, 28 Jan. 14 / 07:14 pm (ACI/EWTN Noticias).


- “Você é capaz de gritar quando o seu time faz um gol, mas não é capaz de cantar os louvores ao Senhor? Louvar a Deus é totalmente gratuito! Não pedimos, não agradecemos: louvamos!”, disse nesta manhã o Papa Francisco na missa matutina celebrada na capela da Casa Santa Marta.

Conforme assinala a Rádio Vaticano e ao comentar, em sua homilia, a dança alegre de Davi ao Senhor da qual fala a primeira leitura, tirada do Segundo Livro de Samuel, o Santo Padre disse que “Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor”. Todo o Povo de Deus estava em festa porque a Arca da Aliança voltava para casa.

A oração de louvor de Davi, explicou, "levou-o a sair de qualquer compostura e a dançar diante do Senhor" com "todas as suas forças". Isto era justamente a oração de louvor! –exclamou o Papa. Além disso, indicou que lendo esta passagem, "pensei em seguida em Sara, depois de ter dado a luz a Isaac. O Senhor me fez dançar de alegria!", disse a mulher.

Por isso, o Papa Francisco assinalou que "para nós é fácil de entender a oração para pedir algo ao Senhor, também para agradecer ao Senhor" ou a "oração de adoração". Mas a oração de louvor "deixamo-la de lado, não nos vem espontânea", precisou.

E deste modo o explicou: "'Mas, padre, isto é para os da Renovação Carismática, não para todos os cristãos!'. Não, a oração de louvor é uma oração cristã para todos nós! Na missa, todos os dias, quando cantamos o Santo. Esta é uma oração de louvor: louvamos a Deus por sua grandeza, porque é grande! E lhe dizemos coisas lindas, porque nós gostamos que seja assim. 'Mas, padre, eu não sou capaz... Eu devo...'. “Você é capaz de gritar quando o seu time faz um gol, mas não é capaz de cantar os louvores ao Senhor? Louvar a Deus é totalmente gratuito! Não pedimos, não agradecemos: louvamos!".

Devemos rezar "com todo o coração" e afirmou que "é um ato de justiça, porque Ele é grande! É nosso Deus!" Davi, recordou o Santo Padre, "era muito feliz, porque voltava com a Arca, voltava com o Senhor: também seu corpo rezava com essa dança".

Francisco questionou logo: 'Mas como vai a minha oração de louvor? Sei louvar o Senhor? Sei louvar o Senhor ou quando rezo o Glória ou rezo o Santo, o faço somente com a boca e não com todo o coração?' O que me diz Davi, dançando aqui? E Sara dançando de alegria? Quando Davi entra na cidade começa outra coisa: uma festa!".

"A alegria do louvor –explicou o Santo Padre– nos leva à alegria da festa. A festa da família". Deste modo o Papa recordou que quando Davi entra no palácio, a filha do rei Saul, Mical, repreende-o e pergunta-lhe se não lhe dá vergonha ter dançado dessa forma diante de todos, ele que é o rei. Mical, "desprezou a Davi".

"Eu me pergunto quantas vezes nós desprezamos em nosso coração as pessoas boas, aquelas que louvam o Senhor como lhe vem, assim espontaneamente, porque não são cultos, não seguem as atitudes formais? Mas, desprezo! E diz a Bíblia que Mical ficou estéril durante toda a vida por isso! O que quer dizer a Palavra de Deus aqui? Que a alegria, que a oração de louvor nos faz fecundos! Sara dançava no momento grande de sua fecundidade, aos noventa anos! A fecundidade que nos dá o louvor ao Senhor, a gratuidade de louvar o Senhor. Esse homem ou essa mulher que louva o Senhor, que reza louvando o Senhor, que quando reza o Glória se alegra de dizê-lo, quando canta o Santo na Missa se alegra de cantá-lo, é um homem ou uma mulher fecunda".

O Santo Padre disse também que "aqueles que se fecham na formalidade de uma oração fria, medida, provavelmente terminam como Mical: na esterilidade de sua formalidade". Por isso, o Papa convidou a imaginar a Davi que dança "com todas as forças diante do Senhor e pensemos que belo é fazer a oração de louvor".

Além disso, disse, fará bem repetir as palavras do Salmo 23 que rezamos hoje: "Levantai-vos, ó portas, os vossos dintéis! Levantai-vos, ó pórticos antigos, para que entre o rei da glória. O Senhor, forte e valente, é o rei da glória!”.

Um comentário:

  1. A Bênção!
    Muito boa essa reflexão!
    Me lembrei de uma música, nala diz que sempre temos motivos para louvar o Senhor!
    Te Louvarei
    Banda Dom

    Por tudo que me entregas,
    por tudo que me negas,
    pelo que ri e o que lamentei.

    Na noite mais escura,
    o dia mais dificil.
    Em cada derrota
    na dor da solidão.

    Te louvarei meu Deus,
    mesmo se a voz se calar.
    Te louvarei meu Deus,
    mesmo se eu não te escutar. (2x)

    Em cada sopro de vida,
    em cada tempo e cada lugar.
    Em cada passo ao teu lado
    sempre vou ficar...

    Na noite mais escura,
    o dia mais dificil.
    Em cada derrota
    na dor da solidão.

    Te louvarei meu Deus,
    mesmo se a voz se calar.
    Te louvarei meu Deus,
    mesmo se eu não te escutar. (2x)

    (Solo)

    Na noite mais escura,
    o dia mais dificil.
    Em cada derrota
    na dor da solidão.

    Te louvarei meu Deus,
    mesmo se a voz se calar.
    Te louvarei meu Deus,
    mesmo se eu não te escutar. (2x)

    mesmo se a voz se calar...
    mesmo se eu não te escutar.


    ResponderExcluir