Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

10 de mar. de 2015

10 conselhos aos pais de família sobre a educação dos filhos




Por Pe Elenivaldo Santos (Goiânia-Goiás)
Poderiam ser mais mas, por hora, quero deixar aqui dez conselhos de pai e pastor para os pais de família no que se refere à educação dos filhos.

1.  Não "terceirize" a educação dos seus filhos. Você é responsável pelo que eles aprendem na escola e nos meios de comunicação. A Igreja recomenda aos pais e responsáveis não apenas saber o que os filhos estão aprendendo, mas também interferir, caso vá na direção contrária aos valores da família. 

2. Faça ao menos uma das refeições do dia juntos. É um momento sagrado e ali você poderá acompanhar o desenvolvimento das crianças. 

3. Cuidado com os palavrões. Se não der para evitar que as crianças ouçam em outros lugares, ao menos em casa elas merecem um ambiente sadio. 

4. A palavra tem poder. Cumpra o que você promete. Não deixe de cumprir o que você promete a uma criança. Seja o prêmio ou o castigo. Lembre-se que é sua autoridade que está em jogo. Claro que isso não significa que você não possa mudar de ideia. Mas, se você voltar atrás em uma decisão, que fique bem claro para a criança o que te fez mudar de ideia. 

5. Meninos precisam de referenciais masculinos. Que eles não criem uma antipatia pela figura do pai. Isso pode afetar inclusive a vida afetiva do futuro adulto. O mesmo vale para as meninas em relação às mães.  

6. Crie um ambiente limpo, alegre e de bom gosto em sua casa. Lembre-se: a bagunça, a sujeira e a tristeza podem afetar o aprendizado e o equilíbrio psicológico da família. Além disso, quem teria saudades de um lar assim? 

7. Quem tem autoridade não precisa gritar. Quando você precisa recorrer à gritaria para impor suas vontades, algo está muito errado em sua família. 

8.  Cultive o hábito da leitura. Não basta mandar seus filhos para a escola. Eles precisam ver seus pais lendo, se atualizando.

9. Reze com sua família. A Igreja começa na sua casa. A Igreja continua na sua casa. Portanto, rezar não é apenas um adereço. É um imperativo! Seja criativo na hora de alimentar a alma dos que lhe são caros. Família que reza unida, permanece unida. 

10. Cuidado com os excessos. Quando você perceber que está dando liberdade demais, não tenha medo de mudar. Você é o pai (ou a mãe) e ninguém pode assumir esse papel. Por isso, não se coloque em "pé de igualdade" com seus filhos pois eles precisam de alguém a quem respeitar. O mesmo vale para o excesso na repressão. Sempre o justo equilíbrio. 
------------------------------
- Enfim meus queridos, aqui não esgotei o assunto. Mas, diante do que tenho visto e acompanhado, creio que são os mais urgentes.

Que a Virgem Mãe Maria e o Castíssimo Pai São José, os amorosos pais de Jesus de Nazaré nos inspire. 
Deus proteja sua família.

Pe Elenivaldo Santos . 10 de março de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário