Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra.
18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.
«Todo o reino dividido contra si mesmo acaba em ruínas»
Ninguém pode ter Deus como Pai se não tiver a Igreja como Mãe. […] O Senhor adverte-nos disso ao dizer: «Quem não está comigo está contra Mim e quem não junta comigo dispersa.» Aquele que quebra a paz e a concórdia de Cristo age contra Cristo, aquele que junta fora da Igreja dispersa a Igreja de Cristo.
O Senhor diz: «Eu e o Pai somos um» (Jo 10,30). Também está escrito a propósito do Pai, do Filho e do Espírito Santo: «Porque três são os que testificam» (1Jo 5,7). Quem acreditará então que a unidade, que tem a sua origem nesta harmonia divina, que está ligada a este mistério celeste, pode ser retalhada na Igreja […] por conflitos de vontade? Quem não observar esta unidade não observa a lei de Deus, nem a fé no Pai e no Filho; não conserva a vida nem a salvação.
Este sacramento da unidade, este laço da concórdia numa coesão indissolúvel é-nos mostrado no evangelho pela túnica do Senhor. Ela não pode ser dividida nem rasgada, mas são lançadas sortes para ver de quem será (Jo 19,24). […] Ela é o símbolo da unidade que vem do alto.
Responsório (Sl 94)
— Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.
— Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! A seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos!
— Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.
— Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: “Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário