Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

22 de mar. de 2013

Cardeal que anunciou o "Habemus Papam!" luta contra o Parkinson

ROMA - (ACI).- O Cardeal proto diácono francês, Jean Louis Tauran, encarregado de anunciar a eleição do Papa Francisco no Conclave, teve que realizar esta tarefa lutando contra o Parkinson que padece desde 2012.
As centenas de milhares de pessoas que abarrotavam a Praça de São Pedro ou seguiam o anúncio pelos meios de comunicação foram testemunhas das dificuldades com as que o Cardeal Tauran anunciava a eleição do Papa Francisco.

A causa é a enfermidade de Parkinson que o Cardeal Tauran sofre e que deteriorou seu aspecto físico nos últimos tempos.

O primeiro sinal da enfermidade foi detectado em abril de 2012, enquanto concelebrava a
Missa do Domingo de Páscoa com o Bento XVI. O Cardeal desmaiou e teve que ser ajudado para abandonar o altar e descansar.

O Cardeal se sentou junto ao altar e permaneceu ali toda a Missa. Nessa oportunidade do pensou-se que tinha sido produzido pelo forte calor na Praça de São Pedro. Posteriormente souberam que a razão era a enfermidade de Parkinson.

O Cardeal Tauran nasceu em Bordeaux, França. Fala espanhol, inglês e italiano e é membro do corpo diplomático do Vaticano desde 1975. Preside o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso e é o principal encarregado das relações da Santa Sé com os muçulmanos.


Um comentário:

  1. Com certeza é muito triste!!
    Notamos a dificuldade que ele teve para fazer o anúncio, em primeiro momento não compreendemos o que falou, pois não sabíamos da enfermidade. Esta semana vi na tv uma reportagem que há uma cirurgia para corrigir os danos causados por este mal, tomara que todos possam ter acesso a este tratamento.Desejamos que o Cardeal Tauran se recupere para dar continuidade a sua missão.muito importante a divulgação deste fato para que todos entendam o que estava acontecendo com o Cardeal. Obrigada, Padre Elenivaldo, por sempre passar informações tão importantes. Bom final de semana para o senhor, abraços!!

    ResponderExcluir