Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

15 de fev. de 2014

Sábado da 5a semana do Tempo Comum

 (Mc 8,1-10)


1Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 2“Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não têm nada para comer. 3Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe”.

4Os discípulos disseram: “Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?” 5Jesus perguntou-lhes: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete”.

6Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que o distribuíssem. E eles os distribuíram ao povo.

7Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. 8Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram.

9Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. 10Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta.



Comentário do dia: São João Crisóstomo (c. 345-407), presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja. Homilia 82 sobre o Evangelho segundo São Mateus, 5

O nosso pastor dá-Se a Si próprio em alimento

«Quem poderá contar as obras do Senhor e apregoar todos os Seus louvores?» (Sl 106,2). Qual é o pastor que alguma vez se tenha dado em alimento às próprias ovelhas? Pastor, disse eu? Desde que nascem, confiam as mães os filhos a amas. Mas Jesus não pode aceitar um tal proceder para as suas ovelhas; daí que seja Ele a alimentar-nos com o seu próprio sangue, fazendo assim de nós um só corpo com Ele.

Considerai, irmãos, como Cristo nasceu da nossa própria substância. Alguém dirá: que importa? Isso a mim não me diz respeito. Perdão, direi eu, mas esse nascimento, irmão, reveste-se da máxima importância para todos os homens. Se o Verbo Se fez um de nós, se veio assumir a nossa natureza humana, isso diz respeito à salvação de toda a humanidade. E se veio para todos nós, veio para cada um em particular. Dir-me-ás agora: então porque não colheram todos os homens o fruto que deviam dessa vinda? Não responsabilizes Jesus, que escolheu este meio para a salvação de todos; a falha está em quem constitui o receptáculo desse benefício. Pois Jesus une-Se a cada um dos seus fiéis na Eucaristia, e assim os faz renascer alimentando-os dele próprio, não os deixando entregues a outrem, mas convencendo-os duma vez por todas de que tomou de verdade a nossa carne.


Responsório (Sl 105)


— Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos; segundo o amor que demonstrais ao vosso povo.

— Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos; segundo o amor que demonstrais ao vosso povo.


— Pecamos como outrora nossos pais, praticamos a maldade e fomos ímpios; no Egito nossos pais não se importaram com os vossos admiráveis grandes feitos.

— Construíram um bezerro no Horeb e adoraram uma estátua de metal; eles trocaram o seu Deus, que é sua glória, pela imagem de um boi que come feno.

— Esqueceram-se do Deus que os salvara, que fizera maravilhas no Egito; no país de Cam fez tantas obras admiráveis, no Mar Vermelho, tantas coisas assombrosas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário