Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

1 de jun de 2015

Por que confessar os pecados a um padre e não diretamente a Deus?

Se Deus sabe o que eu sinto, isso não é suficiente?


Por que os católicos confessam seus pecados a um sacerdote, ao invés de fazê-lo diretamente a Deus?

A resposta imediata seria: porque esta é a maneira como Deus quer que nos confessemos. Em Tiago 5, 16, Deus, por meio da Bíblia, nos diz: “Confessai mutuamente vossos pecados”. Veja que as Escrituras não dizem “confesse seus pecados diretamente com Deus e só com Deus”; a Bíblia nos pede para confessarmos nossos pecados com o outro.

Em Mateus 9, 6, Jesus nos diz que lhe foi dada autoridade na terra para perdoar os pecados. E a Bíblia continua dizendo-nos, no versículo 8, que esta autoridade foi dada aos “homens”, no plural.

Em João 20, 21-23, qual é a primeira coisa que Jesus diz aos seus discípulos reunidos na noite da sua ressurreição? “Como o Pai me enviou, eu vos envio”. E como o Pai enviou Jesus? Bem, em Mateus 9, vimos que o Pai enviou Jesus com autoridade na terra para perdoar pecados.

Pois bem, Jesus envia seus discípulos como o Pai o enviou; portanto, com que autoridade Jesus enviou os discípulos? Com a autoridade na terra de perdoar os pecados. E, se por acaso não entenderam, Jesus prossegue em João 20, 22-23: “Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos”.

Por que Jesus daria aos seus discípulos o poder de perdoar ou reter os pecados, se não estivesse esperando que as pessoas se confessassem com eles? E como poderiam perdoar ou reter os pecados, se ninguém lhes confessasse seus pecados?

A Bíblia nos pede que confessemos nossos pecados uns aos outros. Também nos diz que Deus deu autoridade aos homens na terra para perdoar os pecados. Jesus envia seus discípulos com autoridade na terra para perdoar os pecados.

Quando os católicos confessam seus pecados a um padre, estão simplesmente seguindo o plano estabelecido por Jesus Cristo. Ele perdoa os pecados através de um sacerdote: é o poder de Deus, mas Ele leva a cabo esse poder mediante o ministério do padre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário