Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

30 de jun. de 2015

Escola de Pais - lição VI

Paz e Bem!

Nesta VI lição resumi os três primeiros dos quatro pontos sugeridos aos pais quanto às informações sobre a sexualidade.

Por favor compartilhe e divulgue. Pode ajudar muitas pessoas.
Deus abençoe

--------------------------------
O texto da Igreja:

Quatro princípios sobre a informação a respeito da sexualidade

1. Cada criança é uma pessoa única e irrepetível e deve receber uma formação individualizada. Ninguém pode tirar aos pais conscienciosos esta capacidade de discernimento.
A experiência demonstra que este diálogo se desenvolve melhor quando o « pai » que comunica as informações biológicas, afetivas, morais e espirituais, é do mesmo sexo da criança ou do jovem. Conhecedoras do papel, das emoções e dos problemas do próprio sexo, as mães tem um laço especial com as suas filhas, e os pais com os filhos. Para esta colaboração de carácter subsidiário, os pais podem servir-se de educadores conscienciosos e bem formados no âmbito da comunidade escolar, paroquial ou das associações católicas.

2. A dimensão moral deve sempre fazer parte das suas explicações. Os pais poderão pôr em realce que os cristãos são chamados a viver o dom da sexualidade segundo o plano de Deus que é Amor, isto é, no contexto do matrimônio ou da virgindade consagrada ou ainda no celibato. Deve-se insistir no valor positivo da castidade, e na capacidade de gerar verdadeiro amor para com as pessoas: este é o seu aspecto moral mais importante e radical; só quem sabe ser casto saberá amar no matrimônio ou na virgindade.

Desde a idade mais tenra, os pais podem observar inícios de uma atividade genital instintiva na criança. Não se deve considerar repressivo o fato de se corrigir suavemente os hábitos que poderiam tornar-se pecaminosos mais tarde e ensinar a modéstia, sempre que seja necessário, à medida que a criança cresce.  (...) « Exorto-vos a corrigir com todo o empenho os vícios e as paixões que nos assaltam em cada idade... ». 

(Fonte: Sexualidade humana: verdade e significado - Orientações educativas em família, parágrafos 65-69, editado por nós)

____________________
Oremos:
Senhor Jesus, Mestre amoroso, obrigado pela família que nos destes. Suplicamos a vossa misericórdia a sagrada ordem na vida afetiva e sexual das nossas crianças e jovens. O Senhor que vive e reina com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém. 
-------------------------------

(um serviço do blog - Pe Elenivaldo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário