Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

29 de jun. de 2015

Escola de Pais - lição V

Paz e Bem!

Chegamos à quinta parte do estudo do nosso projeto da "Escola de Pais".

Por favor compartilhe e divulgue. Pode ajudar muitas pessoas.
Deus abençoe

--------------------------------
O texto da Igreja:

"Aos pais compete particularmente a obrigação de dar a conhecer aos filhos os mistérios da vida humana, porque a família « é o melhor ambiente para cumprir a obrigação de garantir uma educação gradual da vida sexual. Ela tem uma carga afetiva capaz de fazer aceitar sem traumas mesmo as realidades mais delicadas e integrá-las harmonicamente numa personalidade equilibrada e rica ».

Este dever primário da família, que recordamos, comporta para os pais o direito a que os seus filhos não sejam obrigados, na escola, a assistir a cursos sobre esta matéria que estejam em desacordo com as suas convicções religiosas e morais. De fato, é dever da escola não se substituir à família mas, antes, « assistir e complementar a tarefa dos pais, oferecendo às crianças e aos adolescentes uma apreciação da sexualidade como valor e tarefa de toda a pessoa criada, homem e mulher, à imagem de Deus ».

Recordemos justamente o que ensina o Santo Padre na Familiaris Consortio: « A Igreja opõe-se firmemente a uma certa forma de informação sexual, desligada dos princípios morais, tão difundida, que não é senão uma introdução à experiência do prazer e um estímulo que leva à perda — ainda nos anos da inocência — da serenidade, abrindo as portas ao vício ».(João Paulo II)

(Fonte: Sexualidade humana: verdade e significado - Orientações educativas em família, parágrafo 64)

--------------------------------------
Nossa pequena explicação:

O texto acima é muito claro e não necessita de muitas explicações. Chamo a atenção para a necessidade de os pais estarem preparados para a educação sexual das crianças. Para cobrar e formar é necessário se informar e pedir ajuda.
O ambiente familiar precisa ser minimamente sadio para que os pequenos tenham condições para um desenvolvimento afetivo coerente.
Na próxima lição, 4 pontos que os pais precisam examinar em cada fase/idade de seus filhos. Revisite-nos.
____________________
Oremos:

Queridos São José e Nossa Senhora, intercedam por todos os pais e mães de família. Peçam a Jesus o dom da sabedoria, da paciência e da saúde que veem através do Divino Espírito Santo. Amém. 
-------------------------------

(um serviço do blog - Pe Elenivaldo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário