Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

24 de jun. de 2015

Escola de Pais - lição I

Paz e Bem!
Começo hoje a expor alguns trechos do ensinamento da Igreja acerca da educação dos filhos, especialmente na área da sexualidade. Hoje exponho a primeira lição. Por favor compartilhe e divulgue. Pode ajudar muitas pessoas.
Deus abençoe

------------------------------------
O texto da Igreja:

Na Familiaris Consortio, o Santo Padre João Paulo II reafirma-o: « O direito dever educativo dos pais qualifica-se como essencial, ligado como está à transmissão da vida humana; como original e primário, em relação ao dever de educar dos outros, pela unicidade da relação de amor que subsiste entre pais e filhos; como insubstituível e inalienável, e portanto, não delegável totalmente a outros ou por outros usurpável »; exceto no caso, mencionado no início, da impossibilidade física ou psíquica.

(Fonte: Sexualidade humana: verdade e significado - Orientações educativas em família, parágrafo 41)

--------------------------------------
Nossa pequena explicação:

Os pais são os primeiros educadores dos filhos. Esse direito e dever está baseado no fato de eles (os pais) serem os que mais amam e também por serem os maiores interessados no bem de sua prole.
Esse dever não pode ser delegado a outros ou seja, não pode ser "terceirizado" nem à escola, aos meios de comunicação, ao governo etc...
Esse dever também não pode ser usurpado. Ou seja, ninguém tem o direito de tirar dos pais a liberdade de educar seus filhos segundo suas crenças e princípios a não ser que estes sejam incapazes por fatores psíquicos.
____________________
Oremos:

Senhor Jesus, quisestes nascer numa família para santificar todas as famílias e fostes obediente e submisso a seus pais nessa terra -  Dai-nos a graça do discernimento e da prudência na condução da educação das nossas crianças. Que sejam livres para resistirem as tentações do Maligno. Amém

-------------------------------
(um serviço do blog - Pe Elenivaldo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário