Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

25 de mai. de 2012

Na Escola de Maria X



Estamos concluindo a leitura e meditação do capítulo VIII do documento do Concílio Vaticano II, "Lumen Gentium" (Luz do Povos). Este capítulo traz a doutrina da Igreja sobre a Virgem Maria. A seguir, apresestamos os parágrafos 68 e 69.

V. MARIA, SINAL DE SEGURA ESPERANÇA E DE CONSOLAÇÃO PARA O POVO DE DEUS PEREGRINANTE
Sinal de Esperança e de consolação
68. Entretanto, a Mãe de Jesus, assim como, glorificada já em corpo e alma, é imagem e início da Igreja que se há-de consumar no século futuro, assim também, na terra, brilha como sinal de esperança segura e de consolação, para o Povo de Deus ainda peregrinante, até que chegue o dia do Senhor (cf. 2 Pd 3,10).

Comentário (Pe Elenivaldo): Maria é sempre companheira. Lá no céu ela foi glorificada como antecipação para todos os batizados. Enquanto peregrinamos, ela brilha como sinal de esperança até o dia da vinda do Senhor.
Medianeira para a unidade da Igreja
69. E é uma grande alegria e consolação para este sagrado Concílio o fato de não faltar entre os irmãos separados quem preste à Mãe do Senhor e Salvador o devido culto; sobretudo entre os Orientais, que acorrem com fervor e devoção a render culto à sempre Virgem Mãe de Deus. Dirijam todos os fiéis instantes súplicas à Mãe de Deus e mãe dos homens, para que Ela, que assistiu com suas orações aos começos da Igreja, também agora, exaltada sobre todos os anjos e bem-aventurados, interceda, junto de seu Filho, na comunhão de todos os santos, até que todos os povos, tanto os que ostentam o nome cristão, como os que ainda ignoram o Salvador, se reúnam felizmente, em paz e harmonia, no único Povo de Deus, para glória da santíssima e indivisa Trindade.
Roma, 21 de Novembro de 1964

Comentário (Pe Elenivaldo): Este é o último parágrafo do documento. Faz menção aos que não pertencem à Igreja Católica, mas que honram a Mãe de Deus e conclama os fiéis a recorrerem à Maria em suas preces. Ela esteve no cenáculo no dia de Pentecostes e agora, lá do céu que ela interceda para que todos os seres humanos (cristãos ou não) se reunam um dia na comunhão de um único rebanho, seguidores de um único Pastor, para a glória da Santíssima Trindade.
Agradeço a todos/as que acompanharam esta "escola" até aqui. Espero que tenha sido útil. Que Nossa Senhora nos ajude e fortaleça ainda mais nossos passos para a jornada.
Mãe da Sabedoria, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário