Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

26 de jun. de 2015

Escola de Pais - lição III

Paz e Bem!

Continuamos nosso estudo direcionado à educação dos filhos, especialmente na área da sexualidade. Hoje, o alerta de São João Paulo II sobre a TV. 

Por favor compartilhe e divulgue. Pode ajudar muitas pessoas.
Deus abençoe

------------------------------------
O texto da Igreja:

Em particular, a respeito do uso da televisão (...) « O modo de viver — principalmente nas nações mais industrializadas — leva bastantes vezes as famílias a descarregarem-se das suas responsabilidades educativas, encontrando na facilidade de evasão (representada, em casa, especialmente pela televisão e por certas publicações) o meio de terem ocupado o tempo e as atividades das crianças e jovens. Ninguém pode negar que há nisto também certa justificação, dado que demasiadas vezes faltam estruturas e infraestruturas suficientes para utilizar e valorizar o tempo livre dos jovens e orientar-lhes as energias ».
Outra circunstância facilitadora é representada pelo fato de ambos os pais estarem ocupados no trabalho, mesmo extra-doméstico. « A sofrer-lhe as consequências são aqueles mesmos que têm mais necessidade de ser ajudados no desenvolvimento da sua "liberdade responsável". Daqui surge o dever — especialmente para os crentes, para as mulheres e os homens que amam a liberdade — de proteger especialmente as crianças e adolescentes das "agressões" que sofrem dos mas-media. Ninguém falte a este dever alegando motivos, demasiado cômodos, de desempenho! Os pais, enquanto usuários, devem constituir-se parte ativa no seu uso moderado, crítico, vigilante e prudente »

(Fonte: Sexualidade humana: verdade e significado - Orientações educativas em família, parágrafo 56)

--------------------------------------
Nossa pequena explicação:

Como primeiros educadores, os pais precisam estar atentos ao que os filhos assistem. Aparentemente os "desenhos animados", os heróis dos quadrinhos, os apresentadores e mesmo as propagandas dirigidas às crianças estão cheias de mensagens subliminares, de outras intenções. Importa que os pais inclusive entendam o que ocorre nesse ambiente. Atenção ao que nossas crianças estão vendo.
____________________
Oremos:

Senhor Jesus, livrai-nos das coisas que nos fazem mal e que podem nos levar à perdição. Dai-nos o dom da sabedoria e do discernimento. Amém! 
-------------------------------
(um serviço do blog - Pe Elenivaldo)

Um comentário:

  1. Sua benção, amado Padre.
    Que riqueza de ensinamento nesta ESCOLA DE PAIS! Sabe, fico feliz por demais por existir Padre como o senhor, tão preocupado com a formação e reconstrução do ser humano. Estes textos contêm um material tão precioso que deveria ser refletido em família e nos seguimentos da Igreja, como o ECC, RCC e SEGUE-ME. Mais uma vez o parabenizo pela iniciativa e criatividade; seu blog é um referencial não só para a Igreja mas também para a sociedade. Deus te abençoa, querido amigo e diretor espiritual, o céu se alegra com seu ministério. Paz e bem, tenha um domingo abençoado!!

    ResponderExcluir