Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

1 de mar de 2012

Retiro Espiritual de Quaresma (IV)

RUMO À PÁSCOA DO SENHOR...
1 DE MARÇO - QUARTO DIA



 
Oração Inicial:
- Ao Espírito Santo
Divino Espírito Santo dai-me um coração grande aberto à Vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas; alheio a qualquer desprezível competição humana; compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande e desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo o tédio, todo o cansaço, toda a desilusão, toda a ofensa! Um coração grande, forte e constante até o sacrifício, quando for necessário! Um coração, cuja felicidade é palpitar com o Coração de Cristo e cumprir humilde, fiel e virilmente a Vontade Divina.  Amém!  (Papa Paulo VI)


OFERECIMENTO
Oferecemos, ó Bom Jesus, este momento de oração em honra de seu precioso sangue derramado na cruz. Conceda-nos a graça de nunca nos afastarmos de vós. Pedimos que este retiro sirva para nossa conversão pessoal e a de muitos outros irmãos e irmãs, especialmente aqueles que estão afastados de vossa presença. Oferecemos também pelos pastores da nossa Igreja. Que eles tenham forças para superar todas as dificuldades e que se mantenham firmes na sublime vocação que receberam. Mantenha Senhor, em nós o desejo ardente de sempre estar na tua presença e que nós sejamos fiéis a ti, para proclamarmos o vosso nome em todos os lugares e situações. Amém. (Pe Elenivaldo)




Leitura bíblica: Dt 30, 2-3
2. ... E se voltares então para o Senhor, e obedeceres à sua voz de todo o teu coração e de toda a tua alma, tu e os teus filhos, conformando-vos a tudo o que hoje vos ordeno,3 então o Senhor, teu Deus, reconduzirá teus cativos e terá piedade de ti, e te ajuntará de novo do meio das nações entre as quais te houver espalhado.

Meditação: Voltar-se para Deus é o mesmo que converter-se. Conversão é muito mais do que bons propósitos ou mesmo um simples verniz de cristianismo tosco e vazio. Converter-se é abrir-se para o novo que Deus quer implantar na vida de cada um, ouvir a voz Daquele que apela pelo nosso retorno, assim como um pai ou uma mãe quer ver seus filhos realizados e plenamente felizes. Se desejamos a felicidade longe de Deus, nossa vida ficará sempre mais dispersa e mal vivida. Aproveitemos este tempo. Ele cumprirá sua Palavra.



Recorte:   (S. Josemaría Escrivá. Sulco, 371)
Olha para a Virgem Santíssima, e observa como vive a virtude da lealdade: quando Isabel precisa d'Ela, diz o Evangelho que vai..., com pressa, com alegria. Aprende!

Preces:
1. Senhor, fazei que pratiquemos a caridade, não apenas nas grandes ocasiões, mas principalmente no cotidiano de nossas vidas.
2. Senhor, perdoai todos os nossos pecados e dirigi nossos passos no caminho da justiça e da verdade.
3. Senhor, que aprendamos, neste tempo, a voltarmos o nosso coração e nossa alma para ti, a fim de sermos reconduzidos ao teu Povo.


Oração do dia: Dai-nos, ó Deus, pensar sempre o que é reto e realizá-lo com solicitude. E, como só podemos existir em vós, fazei-nos viver segundo a vossa vontade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Pai nosso
Ave Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário