Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

6 de mar. de 2012

Retiro Espiritual de Quaresma (X)


RUMO À PÁSCOA DO SENHOR...
7 DE MARÇO - DÉCIMO DIA

Oração Inicial:

- Ao Espírito Santo
Divino Espírito Santo dai-me um coração grande aberto à Vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas; alheio a qualquer desprezível competição humana; compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande e desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo o tédio, todo o cansaço, toda a desilusão, toda a ofensa! Um coração grande, forte e constante até o sacrifício, quando for necessário! Um coração, cuja felicidade é palpitar com o Coração de Cristo e cumprir humilde, fiel e virilmente a Vontade Divina.  Amém!  (Papa Paulo VI)

OFERECIMENTO

Oferecemos, ó Bom Jesus, este momento de oração em honra de seu precioso sangue derramado na cruz. Conceda-nos a graça de nunca nos afastarmos de vós. Pedimos que este retiro sirva para nossa conversão pessoal e a de muitos outros irmãos e irmãs, especialmente aqueles que estão afastados de vossa presença. Oferecemos também pelos pastores da nossa Igreja. Que eles tenham forças para superar todas as dificuldades e que se mantenham firmes na sublime vocação que receberam. Mantenha Senhor, em nós o desejo ardente de sempre estar na tua presença e que nós sejamos fiéis a ti, para proclamarmos o vosso nome em todos os lugares e situações. Amém. (Pe Elenivaldo)



Leitura bíblica: Mt 20,17-28
17 Subindo para Jerusalém, durante o caminho, Jesus tomou à parte os Doze e disse-lhes: 18 Eis que subimos a Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte.19 E o entregarão aos pagãos para ser exposto às suas zombarias, açoitado e crucificado; mas ao terceiro dia ressuscitará. 20 Nisso aproximou-se a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e prostrou-se diante de Jesus para lhe fazer uma súplica. 21 Perguntou-lhe ele: Que queres? Ela respondeu: Ordena que estes meus dois filhos se sentem no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda. 22 Jesus disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu devo beber? Sim, disseram-lhe. 23 De fato, bebereis meu cálice. Quanto, porém, ao sentar-vos à minha direita ou à minha esquerda, isto não depende de mim vo-lo conceder. Esses lugares cabem àqueles aos quais meu Pai os reservou. 24 Os dez outros, que haviam ouvido tudo, indignaram-se contra os dois irmãos. 25 Jesus, porém, os chamou e lhes disse: Sabeis que os chefes das nações as subjugam, e que os grandes as governam com autoridade.26 Não seja assim entre vós. Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo. 27 E o que quiser tornar-se entre vós o primeiro, se faça vosso escravo. 28 Assim como o Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por uma multidão.



Pai nosso
Meditação:
Jesus conversa com seus apóstolos e explica como será sua paixão, o sofrimento pelo qual irá passar, mas que tudo isso não termina assim, pois ao terceiro dia ressuscitará. Enquanto tenta explicar um assunto tão doloroso, acontece um fato interessante: a mãe de Tiago e João vem pedir a Jesus em favor de seus filhos. O desejo de sermos privilegiados, admirados, não constrói nossa felicidade interior. O importante para o cristão não é poder e honrarias; mas, na humildade servir ao extremo, como Ele que deu sua vida, não só para os mais íntimos mas pela humanidade toda.
A alegria do céu não será melhor para uns ou para outros, pois todos estaremos saciados na contemplação daquele que “É”. Do Deus majestade! Do Cristo triunfante! Do Espírito cheio de amor! Da eterna glória! Junto com Nossa Senhora, os anjos e santos, cada um estará pleno do amor de Deus, pronto para cantar eternamente seus louvores.

Preces:
1. Senhor Jesus Cristo, nossa luz e alegria, iluminai a Igreja que constituístes, a fim de que ela anuncie a todos os povos gratuitamente o grande mistério da piedade manifestado na vossa encarnação.
2. Olhai, Senhor, por todos nós que fazemos parte do vosso Povo, para que o nosso seguimento seja verdadeiramente desinteressado.
3. Concedei a todos os que morreram o perdão dos pecados, a fim de que por vossa misericórdia, vivam na companhia dos santos.

Oração do dia: Ó Deus, conservai constantemente vossa família na prática das boas obras e, assim como nos confortais agora com vossos auxílios, conduzi-nos aos bens eternos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.



Ave-Maria
Pai-nosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário