Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

1 de mar. de 2012

Retiro Quaresma (V)

RUMO À PÁSCOA DO SENHOR...
2 DE MARÇO - QUINTO DIA



Oração Inicial:
- Ao Espírito Santo
Divino Espírito Santo dai-me um coração grande aberto à Vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas; alheio a qualquer desprezível competição humana; compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande e desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo o tédio, todo o cansaço, toda a desilusão, toda a ofensa! Um coração grande, forte e constante até o sacrifício, quando for necessário! Um coração, cuja felicidade é palpitar com o Coração de Cristo e cumprir humilde, fiel e virilmente a Vontade Divina.  Amém!  (Papa Paulo VI)


OFERECIMENTO
Oferecemos, ó Bom Jesus, este momento de oração em honra de seu precioso sangue derramado na cruz. Conceda-nos a graça de nunca nos afastarmos de vós. Pedimos que este retiro sirva para nossa conversão pessoal e a de muitos outros irmãos e irmãs, especialmente aqueles que estão afastados de vossa presença. Oferecemos também pelos pastores da nossa Igreja. Que eles tenham forças para superar todas as dificuldades e que se mantenham firmes na sublime vocação que receberam. Mantenha Senhor, em nós o desejo ardente de sempre estar na tua presença e que nós sejamos fiéis a ti, para proclamarmos o vosso nome em todos os lugares e situações. Amém. (Pe Elenivaldo)


Leitura bíblica: Meu Servo, o justo, fará justos inúmeros homens, carregando sobre si suas culpas. Por isso, compartilharei com ele multidões e ele repartirá suas riquezas com os valentes seguidores, pois entregou o corpo à morte, sendo contado como um malfeitor; ele, na verdade, resgatava o pecado de todos e intercedia em favor dos pecadores. (Is 53, 11b-12)

Meditação:A profecia de Isaias nos reporta a Cristo, Aquele que carregou sobre si as nossas culpas. Contemplemos Jesus carregando a cruz, crucificado e morto. A cena é tocante. No entanto, que efeitos ela produz em nós? Que mudanças provoca em nosso comportamento? Somos seus "valentes seguidores"? Será que as asperezas da nossa via-crucis não nos fez tombar e ficar parados?
Ó Jesus, perdoa-nos pois nem sempre conseguimos carregar nossa cruz de cada dia com a alegria e a valentia necessárias. Que vosso exemplo nos reanime nesta quaresma para que, apesar das quedas, tenhamos a liberdade de continuar a caminhada e chegar convosco ao Calvário, onde nosso "velho homem" morrerá dando lugar a uma vida nova e recriada. Amém.  


Recorte:   Bebamos até à última gota o cálice da dor na pobre vida presente. - Que importa padecer dez, vinte, cinquenta anos... se depois vem o Céu para sempre, para sempre... para sempre? (S. Josemaría Escrivá. Caminho, 182)
Preces:




1. Senhor, a vossa Palavra seja luz dos nossos passos para que, realizando sempre as obras da verdade, aumente cada vez mais o nosso amor por vós.
2. Ensinai-nos Jesus a promover com retidão o bem de todos por causa do vosso nome, para que, por nosso intermédio, a Igreja ilumine cada vez melhor a família humana.
3. Senhor, que aprendamos a ajudar nossos irmãos e irmãs a vos buscarem de coração sincero,

Oração do dia:
Concedei, ó Deus, que os vossos filhos e filhas se preparem dignamente para a festa da Páscoa, de modo que a mortificação desta Quaresma frutifique em todos nós. Por nosso Senhor, Jesus Cristo, na unidade dos Espírito Santo. Amém
Pai nosso
Ave Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário