Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

17 de mar. de 2012

Retiro Espiritual de Quaresma (XX)



RUMO À PÁSCOA DO SENHOR

17 DE MARÇO - VIGÉSIMO  DIA
Oração Inicial:
Divino Espírito Santo dai-me um coração grande aberto à Vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas; alheio a qualquer desprezível competição humana; compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande e desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo o tédio, todo o cansaço, toda a desilusão, toda a ofensa! Um coração grande, forte e constante até o sacrifício, quando for necessário! Um coração, cuja felicidade é palpitar com o Coração de Cristo e cumprir humilde, fiel e virilmente a Vontade Divina.Amém! (Papa Paulo VI)


OFERECIMENTO Oferecemos, ó Bom Jesus, este momento de oração em honra de seu precioso sangue derramado na cruz. Conceda-nos a graça de nunca nos afastarmos de vós. Pedimos que este retiro sirva para nossa conversão pessoal e a de muitos outros irmãos e irmãs, especialmente aqueles que estão afastados de vossa presença. Oferecemos também pelos pastores da nossa Igreja. Que eles tenham forças para superar todas as dificuldades e que se mantenham firmes na sublime vocação que receberam. Mantenha Senhor, em nós o desejo ardente de sempre estar na tua presença e que nós sejamos fiéis a ti, para proclamarmos o vosso nome em todos os lugares e situações. Amém. (Pe Elenivaldo)



LEITURA BÍBLICA: Lucas 18, 9-14
Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’.
13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ 14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”. 

Meditação: O SENHOR ESTÁ PERTO dos contritos de coração e salva os que têm o espírito abatido. O publicano dirige a Deus uma oração humilde e não confia nos seus méritos, mas na misericórdia divina: Mantendo-se à distância, não ousava sequer levantar os olhos ao céu, mas batia no peito dizendo: Ó Deus, tem piedade de mim, que sou um pecador. O Senhor, que resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes, perdoa e justifica esse homem. Digo-vos: este voltou para casa justificado, e não o outro. (Francisco F. Carvajal)

Recortes: “Maria é, ao mesmo tempo, uma Mãe de misericórdia e de ternura, a quem ninguém recorreu em vão; abandona-te cheio de confiança no seu seio materno, pede-lhe que te alcance esta virtude (da humildade) que ela tanto apreciou: não tenhas medo de não ser atendido, pois Maria a pedirá para ti a esse Deus que exalta os humildes e reduz ao nada os soberbos; e como Maria é onipotente junto do seu Filho, será ouvida com toda a certeza” (Leão XIII, Prática da humildade, 56)

Preces:

1. Senhor, olhai pelo Santo Padre Bento XVI, por nossos bispos, pelos sacerdotes da Igreja e pela perseverança dos seminaristas.
2. Pai Eterno, que vossa Palavra seja para nós fonte de onde jorra vida plena para todos, especialmente para aqueles que vos procuram de coração sincero.
3. Nós vos pedimos, Senhor, pelos que se afastaram de vossos caminhos; concedei-lhes a graça do vosso perdão para que recomecem com alegria uma vida nova.

Pai nosso
Ave Maria
Oração do dia: Ajuda-me, Senhor, a vir ter contigo com um coração humilde e verdadeiro.
Tem piedade de mim que sou pecador; da-me um coração renovado, um coração capaz de amar como Tu amas. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário