Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

21 de mar. de 2012

Retiro Espiritual de Quaresma (XXIV)

RUMO À PÁSCOA DO SENHOR
21 DE MARÇO - VIGÉSIMO QUARTO DIA

Oração Inicial
Divino Espírito Santo dai-me um coração grande aberto à Vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas; alheio a qualquer desprezível competição humana; compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande e desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo o tédio, todo o cansaço, toda a desilusão, toda a ofensa! Um coração grande, forte e constante até o sacrifício, quando for necessário! Um coração, cuja felicidade é palpitar com o Coração de Cristo e cumprir humilde, fiel e virilmente a Vontade Divina.Amém! (Papa Paulo VI)

OFERECIMENTO Oferecemos, ó Bom Jesus, este momento de oração em honra de seu precioso sangue derramado na cruz. Conceda-nos a graça de nunca nos afastarmos de vós. Pedimos que este retiro sirva para nossa conversão pessoal e a de muitos outros irmãos e irmãs, especialmente aqueles que estão afastados de vossa presença. Oferecemos também pelos pastores da nossa Igreja. Que eles tenham forças para superar todas as dificuldades e que se mantenham firmes na sublime vocação que receberam. Mantenha Senhor, em nós o desejo ardente de sempre estar na tua presença e que nós sejamos fiéis a ti, para proclamarmos o vosso nome em todos os lugares e situações. Amém. (Pe Elenivaldo)
Leitura bíblica: Is 49, 11-15

11Farei de todos os montes uma estrada e os meus caminhos serão nivelados. 12Eis que estão vindo de longe, uns chegam do Norte e do lado do mar, e outros, da terra de Sinim”.
13Louvai, ó céus, alegra-te, terra; montanhas, fazei ressoar o louvor, porque o Senhor consola o seu povo e se compadece dos pobres. 14Disse Sião: “O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!” 15Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém não me esquecerei de ti.
 
Meditação: “Este paganismo contemporâneo caracteriza-se pela busca do bem-estar material a qualquer preço, e pelo correspondente esquecimento – seria melhor dizer medo, autêntico pavor – de tudo o que possa causar sofrimento. Dentro desta perspectiva, palavras como Deus, pecado, cruz, mortificação, vida eterna... tornam-se incompreensíveis para uma grande parte das pessoas, que desconhecem o seu significado e o seu conteúdo. Essa espantosa realidade está à vista de todos: muitos começaram talvez por pôr Deus entre parêntesis em algum aspecto da sua vida pessoal, familiar, profissional; mas, como Deus exige, ama, pede, acabam por expulsá-lo – como um intruso – das leis civis e da vida dos povos. Com uma soberba ridícula e presunçosa, querem colocar no seu lugar a pobre criatura, sem dignidade sobrenatural e humana, e reduzida – não é um exagero: está à vista de todos – ao ventre, ao sexo, ao dinheiro” (Dom Álvaro del Portillo, Carta pastoral, 25-XII-1985)

Recortes: “Temos que impregnar de espírito cristão todos os ambientes da sociedade. Não fiqueis somente no desejo: cada uma, cada um, lá onde estiver trabalhando, deve dar conteúdo divino às suas tarefas, e (...) deve preocupar-se com a sua formação e com a dos outros na Verdade de Cristo, para que Ele seja proclamado Senhor de todos os afazeres humanos”. (D. Álvaro del Portillo)

Preces:
1. Concedei-nos escutar com mais freqüência a vossa Palavra nesta quaresma, para louvarmos a Cristo, nossa Páscoa, com maior piedade e devoção na grande solenidade que se aproxima.

2. Que o vosso Espírito Santo nos ensine, e nos faça testemunhas da vossa verdade e bondade para animar os que vacilam e os que erram.

3. Fazei Senhor que sejamos testemunhas fiéis do amor de Deus, para que possamos ser exemplo de caridade entre nossos irmãos.

Pai nosso
Ave Maria
Oração do dia: Ó Deus, que recompensais os méritos dos justos e perdoais aos pecadores que fazem penitência, sede misericordioso para conosco: fazei que a confissão de nossas culpas alcance o vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário