Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

3 de mar. de 2012

Retiro Espiritual de Quaresma (VII)


RUMO À PÁSCOA DO SENHOR...

4 DE MARÇO - DOMINGO
Oração Inicial:
- Ao Espírito Santo
Divino Espírito Santo dai-me um coração grande aberto à Vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas; alheio a qualquer desprezível competição humana; compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande e desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo o tédio, todo o cansaço, toda a desilusão, toda a ofensa! Um coração grande, forte e constante até o sacrifício, quando for necessário! Um coração, cuja felicidade é palpitar com o Coração de Cristo e cumprir humilde, fiel e virilmente a Vontade Divina.  Amém!  (Papa Paulo VI)


OFERECIMENTO

Oferecemos, ó Bom Jesus, este momento de oração em honra de seu precioso sangue derramado na cruz. Conceda-nos a graça de nunca nos afastarmos de vós. Pedimos que este retiro sirva para nossa conversão pessoal e a de muitos outros irmãos e irmãs, especialmente aqueles que estão afastados de vossa presença. Oferecemos também pelos pastores da nossa Igreja. Que eles tenham forças para superar todas as dificuldades e que se mantenham firmes na sublime vocação que receberam. Mantenha Senhor, em nós o desejo ardente de sempre estar na tua presença e que nós sejamos fiéis a ti, para proclamarmos o vosso nome em todos os lugares e situações. Amém. (Pe Elenivaldo)



Leitura bíblica: (Lucas 9, 28-32)
28 Passados uns oitos dias, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e subiu ao monte para orar. 29Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e as suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura.30 E eis que falavam com ele dois personagens: eram Moisés e Elias,31 que apareceram envoltos em glória, e falavam da morte dele, que se havia de cumprir em Jerusalém.32 Entretanto, Pedro e seus companheiros tinham-se deixado vencer pelo sono; ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois personagens em sua companhia.

Meditação: - São Leão Magno diz que “o fim principal da transfiguração foi desterrar das almas dos discípulos o escândalo da Cruz”. Os Apóstolos jamais esquecerão esta “gota de mel” que Jesus lhes oferecia no meio da sua amargura. Muitos anos mais tarde, São Pedro ainda recordará de modo nítido esses momentos:... quando do seio daquela glória magnífica lhe foi dirigida esta voz: Este é o meu Filho muito amado, em quem pus todo o meu afeto. Esta voz, que vinha do céu, nós a ouvimos quando estavámos com Ele no monte santo7. Jesus sempre atua assim com os que o seguem. No meio dos maiores padecimentos, dá-lhes o consolo necessário para continuarem a caminhar. (Francisco F. Carvajal. Falar com Deus)



Recortes:Ele...Só espera de vós uma palavra para demonstrar que está ao vosso lado e disposto a escutar e consolar: seus ouvidos estão atentos à oração (Sl 33,16). Há momentos que os amigos deste mundo passam juntos conversando, mas há horas em que estão separados; entre Deus e vós, se quiserdes, jamais haverá um momento de separação”(S. Afonso Maria de Ligório, Como conversar familiarmente com Deus, Crítica, Roma, 1933, n. 63)
Preces:






1. Senhor, amigo do ser humano, ensinai-nos a buscar em todas as coisas o vosso Reino.
2. Senhor, concedei que saibamos renunciar ao supérfluo, para podermos socorrer nossos irmãos necessitados.
3. Dai-nos, Senhor, a sabedoria de mudar em nós tudo o que nos afasta de Ti. E que aprendamos a mudar este mundo com nossas boas obras.
Oração do dia: Ó Deus, que nos mandastes ouvir o vosso Filho amado, alimentai nossos espírito com a vossa palavra para que, purificado o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Pai nosso
Ave Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário