Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

14 de mai. de 2013

Cada ano mais de um milhão de crianças morre nas primeras 24 horas de vida




(Rádio Vaticana)


Nova Déli (RV) – A cada ano, um milhão de crianças morre nas primeiras 24 horas de vida e 2 milhões antes de completar 3 meses. É o que emerge em um relatório recém-publicado pela Ong Save the Children, que registra também a morte de 287 mil mulheres por causas relacionadas à maternidade. O primeiro dia de vida da criança é o mais perigoso principalmente na Índia, onde anualmente morrem cerca de 310 mil recém-nascidos antes de completar 24 horas de vida. Trata-se de um terço de todos os menores mortos no mundo. 
Em “Sobreviver ao primeiro dia, o estado da maternidade 2013”, a ONG aponta o país asiático como aquele onde é registrado o maior número de mortes maternas do planeta, com 56 mil casos por ano. Na China, por sua vez, país mais populoso do que a Índia, morrem ‘apenas’ 5% dos recém-nascidos. Em termos percentuais, a Índia supera até seu vizinho Bangladesh, com 28 mil mortos por ano. 

Não obstante a República Democrática do Congo seja o pior lugar para uma mãe, o sul da Ásia registra dados alarmantes em relação à maternidade. Esta região do mundo representa 24% da população global; todavia, 40% das mortes de recém-nascidos acontecem no sul da Ásia. Quase dois terços destas mortes se verificam em 10 países: Índia, Nigéria, Paquistão, China, República do Congo, Etiópia, Bangladesh, Indonésia, Afeganistão e Tanzânia. 

O nascimento de crianças com pouco peso, os partos prematuros, a carência de condições higiênicas adequadas, a desnutrição das mulheres e a carência de assistência médica são os principais motivos da morte de bebês e mães. (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário