Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

15 de jul. de 2013

Em Castelgandolfo, papa conhece Observatório Astronômico mantido pelos jesuítas


Castel Gandolfo (RV) – Os padres jesuítas da Specola (Observatório Astronômico) do Vaticano publicaram uma série de tuítes domingo, 14, depois de receberem a visita de Papa Francisco para o almoço. “Estamos profundamente emocionados” – dizia a primeira mensagem. 

“Antes do almoço – continua o tuíte – o Papa visitou as salas da estrutura, especialmente o Laboratório dos Meteoritos”, onde “observou com o microscópio um meteorito caído em Buenos Aires”. “Durante o almoço, conversamos com o Papa sobre as atividades e os projetos do Observatório”, revelam ainda os co-irmãos de Francisco, depois dele ter ido embora. E concluem dizendo que “no final da visita, o Papa assinou o pergaminho que contém todas as assinaturas dos Pontífices que visitaram o Observatório”.

A comunidade, uma das mais antigas instituições de pesquisa astronômica no mundo, é dirigida pelo cientista argentino Pe. José G. Funes. A sede histórica é na Vila Pontifícia de Castel Gandolfo, em cuja cúpula, sobre o apartamento do Papa, ainda se encontram os telescópios. No entanto, os jesuítas fazem suas observações no novo centro de pesquisa, ‘Vatican Observatory Research Group’ (VORG), que se encontra no Estado de Arizona, em Tucson. 
(CM)


Texto proveniente da página do site da Rádio Vaticano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário