Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

19 de out. de 2013

19 de outubro


S. Paulo da Cruz,presbítero, penitente, +1775


Paulo Francisco Danei, italiano do Piemonte, nascido em 1694, é o fundador da Congregação dos Clérigos Descalços da Santa Cruz e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Um título tão longo foi imediatamente simplificado pelo povo cristão, que resumiu no nome "passionistas" o carácter e a própria essência da nova instituição, cujos membros vivem, meditam e pregam a Paixão do Senhor. 

Paulo Francisco Danei, com a idade de dezenove anos, ouvindo um sermão sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, decidiu colocar-se ao seu serviço e pensou em executar imediatamente o seu programa, alistando-se como voluntário no exército que os venezianos estavam montando para uma expedição contra os turcos. Mas a pretensa cruzada tinha em mira só interesses materiais.

Amadureceu a sua verdadeira vocação, dedicando-se à oração e à penitência. Alma eminentemente contemplativa, passava até sete horas consecutivas imerso em profunda meditação. Aos 26 anos, recebeu do bispo de Alexandria, o hábito preto do penitente com os sinais da Paixão de Cristo: um coração com uma cruz em cima, com três pregos e o monograma de Cristo.

Convenceu o irmão João Batista a juntar-se a ele e juntos retiraram-se para um ermo sobre o monte Argentauro, próximo de Orbetello. Viveram aí uma vida eremítica, em duras penitências corporais. Aos domingos desciam às cidades próximas para pregar a Paixão de Cristo.

A pregação deles, apaixonada e dramática (ás vezes flagelavam-se em público para tornar mais viva a imagem de Cristo sofredor), comovia o povo e convertia até os mais refratários. As suas missões, marcadas por uma cruz de madeira, obtiveram resultados surpreendentes. O papa Bento XIII concedeu-lhes a licença de erigir a congregação e ordenou presbíteros os dois irmãos. A Regra inicial, escrita por São Paulo da Cruz, era muito rígida. Paulo, que era prestigiado por bispos e papas (em particular por Clemente XIV, que se incluía entre os seus filhos espirituais), teve de mitigar um pouco a antiga Regra dos passionistas para obter a definitiva aprovação eclesiástica.

Paulo morreu na idade de oitenta e um anos, a 18 de outubro de 1773, no convento romano anexo à igreja dos Santos João e Paulo, sobre o Monte Célio. Pio IX incluiu-o no elenco dos santos a 28 de Junho de 1867. 




S. Pedro de Alcântara, religioso, +1562




Chamava-se Juan de Sanabria e nasceu em Alcántara (Espanha) em 1499. 

Juan estudou gramática na sua cidade natal. Depois, de 1511 a 1515, estudou artes liberais, filosofia e direito canônico em Salamanca.

Em 1515 ingressou nos franciscanos e fez o noviciado no convento de S. Francisco de los Majarretes (Cáceres). Quando professou, mudou o nome de Juan para Pedro. Recebeu o subdiaconado em 1522, o diaconado em 1523 e o sacerdócio em 1524.

Não é fácil seguir as suas deslocações pelos conventos dos franciscanos descalços. Embora de alma contemplativa, viajou tanto como Santa Teresa de Ávila. Ocupou cargos importantes na sua província e é considerado o fundador de três conventos: Villanueva del Fresno em 1538, Tabladilla e Valverde de Leganés em 1540.

Esteve várias vezes em Portugal: em 1539 encontrava-se na serra da Arrábida para ajudar o seu parente Martín de Santa Maria Benavides († 1546) na fundação do convento; de 1542 a 1544 foi guardião e mestre de noviços em Palhais; por diversas ocasiões (1548, 1550, 1553 e 1557) voltou depois a Portugal que tanto amava. 

Entre 1557 e 1561, dedicou-se à fundação de conventos: em 1557 o célebre convento de Pedroso de Acim (Concepción del Palancar); em 1558, em Jerez de los Caballeros (Badajoz), o «beatario» dos Terceiros regulares; em 1561 começavam as fundações de Aldea de Paloey de Arenas.

Morreu no dia 18 de Outubro de 1562, depois de 47 anos de vida religiosa.

Considera-se Pedro de Alcântara como o renovador do franciscanismo e um dos principais oradores do Século de Ouro em Espanha. Foi um homem cheio de zelo apostólico, tranquilo e prudente, pobre e generoso, disponível e obediente, humilde e magnânimo, penitente e acolhedor.

Foi beatificado a 5 de Março de 1622 e canonizado por Clemente X a 11 de Maio de 1670. Gregório XV chamou-lhe doutor e mestre iluminado em teologia mística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário