Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

25 de out. de 2013

26 e 27 de outubro: Mais de 150 mil famílias peregrinam neste fim de semana a Roma pelo Ano da Fé




Mais de 150 mil famílias procedentes de 70 países dos cinco continentes peregrinarão ao Túmulo de São Pedro com motivo do Ano da Fé neste fim de semana para reunir-se com o Papa Francisco em duas ocasiões: no sábado pela tarde e no domingo pela manhã.

Trata-se da peregrinação das famílias, cujo lema é "Família, vive a alegria da fé" que promove o Pontifício Conselho para a Família e será o último grande evento do Ano da Fé antes de sua clausura no domingo 24 de novembro.

Deste modo, o Presidente do Pontifício Conselho para a Família, o Arcebispo Vincenzo Paglia, precisou que será "uma grande festa da família ao redor do Papa Francisco" para que Roma se converta na "capital" da família italiana e mundial e gritar ao mundo que "ser uma família é belo, construir uma família é belo".

Nesta linha, Dom Paglia convidou todas as dioceses do mundo "a sintonizar-se em sua longitude de onda para refletir, reprogramar-se e dar um novo impulso à pastoral familiar" já que "a família tem que voltar a ser o centro da cultura, da política, da economia, das finanças e da vida dos povos e das nações".

Além disso, o Presidente do dicastério vaticano da família recordou que o próximo Sínodo dos bispos -que acontecerá de 5 a 19 de outubro de 2014- refletirá sobre a pastoral familiar e precisou que com esta decisão o Papa Francisco "recorda esta urgência antes que seja muito tarde".

Do mesmo modo, o subsecretário do Pontifício Conselho para a Família, o espanhol Dom Carlos Simón Vázquez, destacou que se reunirão na Praça de São Pedro também "centenas de crianças e idosos" e explicou que "é uma novidade em relação aos outros encontros com as famílias" porque com esta decisão "quer dar visibilidade à articulação entre as gerações que caracteriza e enriquece as vivências de cada família e, ao mesmo tempo, dar relevo a dois sujeitos particularmente frágeis e dignos de maior atenção".

Por outro lado, Dom Vázquez confirmou que se prevê a chegada de pelo menos 150 mil famílias e informou que no sábado, 26 de outubro, às 17.00 horas o Papa se reunirá pela primeira vez com as famílias procedentes de 70 países dos cinco continentes na Praça de São Pedro.

Posteriormente, no domingo, depois da celebração eucarística às 10h30, o Pontífice abençoará a todas as famílias do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário