Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

20 de mai de 2015

Celebramos a 21 de maio

Santa Catarina de Gênova, viúva, penitente,+1510


Nasceu em 1447 filha de Giacopo Fieschi e Francesca di Negro em Genova, Itália. Era a mais nova de 5 filhos. Embora desejasse uma vida religiosa, foi obrigada a casar-se com Jualiano Adorno quando seu pai morreu. Conseguiu converte-lo e ele tornou-se um irmão da Ordem Terceira de São Francisco e concordou em viver com ela como irmãos e em estrita continência. Ela ficou famosa pelos seus trabalhos em hospitais e nos sectores pobres da cidade. Em 1479, o casal foi trabalhar no hospital de Pammetone e Catarina tornou-se diretora da instituição em 1490. Ela quase morreu na praga de 1493 mas recuperou milagrosamente apesar da praga ter matado três quartos dos habitantes da cidade. Era mística e segundo a tradição curava apenas com sua benção e orações. Dois anos mais tarde, estava muito cansada mas continuou seu trabalho no hospital. 

Ela escreveu o famoso "Dialogo entre Alma e Corpo" e o "Tratado sobre o Purgatório" ambos considerados como notáveis livros sobre misticismo.

Veio a falecer em 14 de setembro de 1510 e logo seu túmulo passou a ser local de peregrinação e vários milagres foram creditados à sua intercessão.

Foi canonizada em 1737 pelo Papa Clemente XII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário